TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ACESSIBILIDADE DIGITAL

Por:   •  17/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 5

Proposta de acessibilidade digital

“Supera TEC"

Camila Sousa Dias da Silva

Matrícula: UC20463612

2021

Nome do Projeto “Supera Tec”

Camila Sousa Dias da Silva

Formação Acadêmica:

  • Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Empresarial
  • Graduação em Pedagogia pela Estácio Facitec – 2015.

Experiências Profissionais:

  • Professora Temporária de Atividades – Secretaria do Estado de Educação do Distrito Federal.
  • Professora Alfabetizadora – Centro de Ensino Logos em Samambaia Sul
  • Auxiliar de Coordenação – Centro de Ensino Logos em Samambaia Sul

Apresentação

O projeto Supera Tec tem como principal objetivo propiciar aos estudantes da educação infantil até o ensino fundamental da instituição de ensino que aderir ao projeto, a real imersão no universo digital. O nome Supera Tec foi escolhido, pois diante do quadro pandêmico que se instalou no Brasil, notou-se certa dificuldade em alguns indivíduos em interagir com as tecnologias digitais existentes denotando assim que ainda há certa exclusão no processo de acessibilidade digital, deste modo, a importância do Supera Tec para as instituições de ensino. O Supera Tec irá atuar juntamente com a equipe pedagógica da instituição, propondo aos professores o uso das tecnologias digitais em sala de aula, funcionando como um recurso didático e ferramenta imprescindível para a aprendizagem significativa dos educandos. Além disso, Supera Tec irá promover na instituição de ensino, formação continuada para os educadores para que eles possam manusear os equipamentos e suas tecnologias com destreza e segurança. Essa formação ocorrerá em 5 módulos, divididos em 10 encontros com os tutores do Supera Tec.

Justificativa

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na atual sociedade, permeando várias áreas da vida do ser humano, dentre elas a educação. Sempre houve uma proposta de inserção das tecnologias digitais no processo de ensino aprendizagem, no entanto, após o cenário pandêmico, ficou mais visível a necessidade do processo educativo mediado pelas tecnologias digitais. Com a quarentena e a obrigatoriedade do distanciamento social, fez-se necessário a utilização das tecnologias digitais na educação. Deste modo, àquilo que outrora era rejeitado por muitos educadores tornou-se preciso e indispensável para a continuidade do ensino bastante prejudicado pela pandemia. Com esse fator, emerge outro problema, a dificuldade do manuseio das tecnologias digitais por parte de alguns professores e responsáveis, isso porque muitos profissionais que estão atuando diretamente na educação não estavam familiarizados com as tecnologias digitais e se sentiram desmotivados diante da problemática. Sendo assim, o presente projeto torna-se extremamente relevante, pois trará para a instituição de ensino, uma proposta de trabalho significativa para o desenvolvimento integral dos alunos. O contato do educando com as tecnologias digitais presentes no dia a dia associado com o momento de aprendizagem escolar fará com que o aluno esteja enredado num “aprender” mais vivo e indissociável do meio social. Mesmo com a evolução constante do mundo, é possível dizer que muitos indivíduos ainda estão à margem da inovação, pois tem um conhecimento superficial das novas tecnologias. Supera Tec irá promover um aprofundamento no universo tecnológico tanto para os alunos quanto para os professores, trazendo as tecnologias digitais para dentro da sala de aula. Além disso, o projeto em questão irá proporcionar a formação continuada dos educadores que irão trabalhar com o projeto em sala de aula. Como já citado, as fragilidades dos professores em relação às tecnologias digitais precisam ser sanadas para que haja uma aprendizagem mais significativa, para isso, será oferecida a formação continuada dos educadores que irão manusear as tecnologias e favorecer o contato dos alunos com a mesma sem dilemas e dificuldades.

Objetivo Geral

  • Manusear as tecnologias digitais durante a aprendizagem dos conteúdos e atividades em sala de aula.

Objetivos Específicos

  • Identificar as tecnologias digitais presentes no cotidiano do homem e a importância das mesmas para o processo de ensino aprendizagem;
  • Aplicar as tecnologias digitais nas resoluções de problemas matemáticos em turmas de 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental;
  • Aplicar jogos digitais nas turmas da educação infantil com o propósito de trabalhar as cores, os numerais e as formas geométricas;
  • Utilizar jogos digitais para formação palavras em turmas da alfabetização;
  • Promover o contato dos pais e responsáveis com as tecnologias digitais;
  • Avaliar juntamente com a equipe pedagógica e psicopedagógica a implementação do projeto nas turmas da escola.

Procedimentos Metodológicos e Didáticos

Para a aplicação do projeto far-se-á necessário a ação do psicopedagogo que atuará juntamente com a equipe pedagógica e professores para promover um melhor entendimento da proposta de trabalho além de participar ativamente das formações continuadas. O psicopedagogo poderá também desenvolver palestras e conversas ativas com os alunos para promover a reflexão a respeito das tecnologias trazendo os benefícios das mesmas no processo de aprender. Espera-se que o projeto Supera Tec atinja toda a instituição, trazendo todos ao universo digital promovendo uma real acessibilidade digital.  

Cronograma

O período para implementação do projeto será de um ano.

ETAPAS

JAN/FEV

MAR/ABR

MAIO/JUN

JUL/AGO

SET/OUT

NOV/DEZ

Apresentação do projeto

X

Apresentação dos equipamentos tecnológicos

X

Formação Continuada

X

X

Escuta Ativa com os alunos e psicopedagogo

X

X

Apresentação do projeto para os pais e responsáveis

X

X

Avaliação do Projeto com a instituição de ensino

X

X

Metas

Para o alcance dos objetivos propostos no presente projeto, será utilizado os seguintes parâmetros:

  • Palestras introdutórias para reflexão a respeito das tecnologias digitais com alunos e professores, com a aplicação de uma avaliação diagnóstica em forma de questionário para os dois grupos que acontecerá durante um mês. A palestra será dividida em 4 módulos.
  • Aplicar juntamente com o professor jogos digitais no computador voltado para a resolução de problemas matemáticos, para isso o tutor da Supera Tec trabalhará com o educador na sala de recursos digitais;
  • Aplicar nas turmas de educação infantil jogos relacionados a cores, formas geométricas e os numerais de 1 a 5. O professor regente trabalhará o conteúdo junto com o tutor.
  • Aplicar em turmas de alfabetização os jogos de formação de palavras e o auto ditado com o auxílio de um software desenvolvido pela Supera Tec.
  • Promover um dia de interação entre os pais e responsáveis e as tecnologias digitais;
  • Ao final do ano realizar uma avaliação com a equipe pedagógica, psicopedagogo e tutores e responsáveis do Supera Tec.

Público Alvo

Os beneficiários da proposta de trabalho serão os alunos e professores da escola classe 28 do Gama localizada na Vila Roriz no Setor Oeste do Gama.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com