TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACESSIBILIDADE DIGITAL JÁ!

Por:   •  18/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO – TG[pic 1]

Aluna:

Kaliane Silva de Souza - RA 1547068

POLO
ASA NORTE/DF

2015

ACESSIBILIDADE DIGITAL JÁ!

O Brasil nos anos de 2000 a 2003 estava passando pela primeira fase da evolução tecnológica segundo José Calazans, que destaca essa primeira fase ter si caracterizado pelo uso restrito de pessoas de alta renda. As quais se destacavam em um grupo distinto que tinha mais recursos para a aquisição de computadores e cursos para aprender a utilizar e ainda aprimorar seus conhecimentos. Logo, eram para eles os cargos mais altos e mais remunerados dentro das empresas.

A população menos favorecida que trabalhava em cargos de baixa remuneração, além de quase não ter acesso a internet e muito menos recursos para a aquisição de computadores e cursos, foram cada vez mais perdendo as oportunidades em cargos de mais remuneração dentro de empresas, já que o foco estava em pessoas qualificadas, com conhecimento na área de informática.

Por mais que o avanço tecnológico seja uma ferramenta nos dias de hoje que é de extrema importância, temos uns sérios problemas em relação a esses avanços para com a população. Certas vagas que antes não exigiam nem o terminam do ensino médio, hoje necessitam de conclusão do currículo escolar, e no mínimo um curso de informática básico. Para a maior parte das pessoas, pode ser que tais exigências sejam irrelevantes. Mas, pensando pelo lado de, por exemplo, uma mãe que trabalha durante todo o dia de segunda a sábado e não consegue que sobre recursos suficientes para investir em um curso profissionalizante, automaticamente,  podemos concluir que a taxa de oportunidades para essa mãe de ter um cargo com remuneração maior vão ser reduzida e talvez nem venham a aparecer.

O Brasil ainda te muitas família que não tem acesso as novas tecnologias como um computador e nem a internet. Quem já tem esse contato diário, nem consegue imaginar e ver quantas são as pessoas que sente dificuldade quando se deparam com um monitor em sua frente, lhe restando no mercado de trabalho, funções cujas não vão talvez formar uma carreira e nem obter de novas oportunidades. Orientar essas pessoas e facilitar o acesso a um computador e a internet não é apenas um beneficio para elas, mas também para o Estado, que pode usar de uma população bem informatizada para o seu melhor desenvolvimento e crescimento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Disponível em: . Acesso em 20 nov. 2015 à 01h15min.

Disponível em: < http://www.ebc.com.br/tecnologia/2015/04/acesso-internet-chega-494-da-populacao-brasileira>. Acesso em 21 nov. 2015 à 12h17min.

Disponível em: < https://confins.revues.org/7592?lang=pt>. Acesso em 21 nov. 2015 à 15h14min.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com