TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ensino lúdico na Educação Infantil e sua importância para o desenvolvimento a criança

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.549 Palavras (27 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 27

NIVEA APARECIDA PEREIRA NASCIMENTO

O ENSINO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Prof. Cyntia Simioni França

.

NASCIMENTO, Nivea Aparecida Pereira. O ensino lúdico na educação infantil e sua importância para o desenvolvimento da criança. 2015. 27 p. projeto de ensino (graduação em pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Ibaiti, 2015.

RESUMO

O trabalho de ensino tem por objetivo falar da importância do brincar na educação infantil e o seu significado. O objetivo deste é de proporcionar situações onde a criança possa explorar e observar o ambiente com atitude de curiosidade e integrante do meio em que ela esteja inserida proporcionando à criança estabelecer relações sociais, desenvolvendo suas habilidades motoras, exercitando a imaginação e a criatidade, permitindo que elas estabeleçam relações sociais. Hoje em dia devido à falta de tempo que os pais têm para brincar com seus filhos, surge a necessidade de que as instituições tenham professores com formação específica para área de educação infantil. E que promovam metodologias de ensino que estimulem à criança o desejo de aprender de uma forma lúdica e diferenciada, buscando incentivar o gosto pela leitura a partir de jogos e brincadeiras e o desejo de aprender brincando e se divertindo, pois através do brincar a criança descobre suas capacidades, suas habilidades e seus limites. O lúdico desperta para o conhecimento, para a criação, para o questionamento, despertando na criança a alegria e a criatividade para compreender o mundo ao seu redor aprendendo a viver e a conviver com seus colegas. Por meio de uma revisão bibliográfica, abrangendo autores reconhecidos como, Piaget, Vigotysk, Velasco, Kishimoto, entre outros.

Palavras-chave: O brincar, educação infantil, lúdico e brincadeiras.

1

SUMÁRIO

1 Introdução....................................................................................................3

2 Revisão Bibliográfica ..................................................................................5

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................16

3.1 Tema e linha de pesquisa..........................................................................16.

3.2 Justificativa.................................................................................................17

3.3 Problematização.........................................................................................19

3.4 Objetivos....................................................................................................20

3.5 Conteúdos.................................................................................................21

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................21

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................21

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................22

3.9 Avaliação....................................................................................................23

4 Considerações Finais...................................................................................24.

1 INTRODUÇÃO

Partindo do pressuposto que brincar é uma maneira de aprendizagem e vem para assegurar o direito de aprender de forma lúdica, em um ambiente agradável que torne o ato de brincar em momento de prazer, onde o profissional deve ser mediador e observador, pois durante muito tempo as atividades lúdicas foram vistas como algo sem muita importância, como um passa tempo, por esta razão ainda existem muitos professores que não dão o devido valor ao jogo e o veem apenas como um divertimento ou usado apenas para preencher o tempo de aula. O brincar é uma ferramenta que favorece o crescimento do aluno e o ajuda a fortalecer a sua imaginação e sua criatividade diante das atividades propostas em sala de aula pelos profissionais da educação.

Neste trabalho foi observada a criança como ser ativo dentro da sociedade, respeitando e valorizando as brincadeiras das crianças através da história da infância, o que se observa ao longo dessa narrativa é que sempre existiram formas, jeitos e instrumentos para se brincar, como por exemplo; pular corda, a bola, cantigas de roda, jogar pedrinhas, brinquedos e uma forma de brincar muito antiga.

A ludicidade está presente em todos os momentos da vida da criança valorizada ou não pelo adulto, podendo ser de duas maneiras, brincadeiras individuais livres e sem regras ou em forma de jogos que possuem regras sendo estes trabalhados de maneiras corretas dentro do ambiente escolar podendo se tornar um forte instrumento educativo. Sempre que se fala em crianças pensa-se em brinquedos, brincadeiras e jogos. As brincadeiras é algo que pertence á criança, a infância. Através do brincar a criança experimenta, organiza-se, regula, constrói regras e normas para si e para o outro.

Ela cria e recria a cada nova brincadeira, o mundo que a cerca, o brincar é uma forma de linguagem que a criança usa para compreender e interagir consigo mesma, com o outro e com o mundo.

A arte de brincar e educar são indissociáveis na educação infantil, pois assume um papel importante para que a criança adquira autonomia e aprendizagem, em um mundo de imaginação e fantasias, o educar deve estar sempre presente, pois o brincar proporciona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com