TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO – CONSTRUÇÃO DE JORNAL EM SALA DE AULA

Por:   •  5/9/2017  •  Artigo  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISANT’ANNA

CURSO DE LICENCIATURA

EM PEDAGOGIA

[pic 1][pic 2]

PROJETO DE INTERVENÇÃO – CONSTRUÇÃO DE JORNAL EM SALA DE AULA PARA AS SÉRIES INICIAIS – 1º AO 5º ANO

SÃO PAULO

2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNISANT’ ANNA

CURSO DE LICENCIATURA

EM PEDAGOGIA

[pic 3][pic 4]

Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia do Centro Universitário Unisant’Anna, ás docentes Sheila Ruiz e Giselle Fernandes, para obtenção de nota no Projeto Integrador da unidade curricular: Construção da Escrita e Letramento.

SÃO PAULO

2017

SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO.........................................................................................................3

2. A CONSTRUÇÃO DE UM JORNAL EM SALA DE AULA E SEUS BENEFICIOS EDUCACIONAIS..........................................................................................................4

3. PROJETO DE INTERVENÇÃO...............................................................................6

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................8

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................9

6. FONTE...................................................................................................................10

 

INTRODUÇÃO

Atualmente, trabalhar a leitura e a escrita de forma significativa em sala de aula, é um dos principais desafios dos educadores no Brasil e em outros países, pois, o fácil acesso que as crianças têm a conteúdos em tempo real pela internet, através de celular, tablet, ipad e por meio de computadores de Lan House, fizeram com que as aulas com livros didáticos defasados ficassem cansativas e sem significação para elas.

Pensando nesta questão, abordaremos neste trabalho a importância de se levar para a sala de aula, utilizando também como um recurso pedagógico, a construção de um jornal, idealizado e confeccionado pelos próprios alunos e tendo o professor como mediador do processo de sua produção. Como a maioria dos professores que utilizam o jornal em sala de aula, o fazem apenas para a leitura e interpretação de textos, dentro da disciplina de língua portuguesa, eles acabam não cogitando a possibilidade de também trabalhar as outras disciplinas através desta ferramenta. No entanto, constatamos que esta ferramenta é utilizada por alguns professores da rede pública e privada, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com excelentes resultados.

        Mostraremos quais são os benefícios que a utilização deste recurso em sala de aula traz para os alunos, no desenvolvimento de suas habilidades como a leitura, a escrita, a atenção, o trabalho em grupo, entre muitas outras, e para os professores que tem em uma única ferramenta, muitas possibilidades de trabalhos significativos, que além de ajudarem a desenvolver leitores e escritores competentes, os ajudaram a serem cidadãos críticos.

        Portanto, este recurso pedagógico ou ferramenta pedagógica pode ser utilizado nos primeiros anos do Ensino Fundamental, no entanto, com a devida atenção de como será desenvolvido o trabalho com os alunos, respeitando, é claro, a fase de desenvolvimento cognitivo dos mesmos.

        

A CONSTRUÇÃO DE UM JORNAL EM SALA DE AULA E SEUS BENEFICIOS EDUCACIONAIS

Porque os professores ignoram o conhecimento que as crianças trazem consigo, quando iniciam a alfabetização delas nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Esta é uma pergunta que devemos nos fazer continuamente para lembrarmos que somos mediadores da construção do conhecimento de nossos alunos e não os detentores de todo o conhecimento que transmitiremos a eles. Pois, a leitura de mundo, que se inicia com o nosso nascimento e termina com a nossa morte, nos auxilia para a leitura da palavra, e esta, para a leitura da outra... ’’a leitura de mundo e a leitura da palavra estão dinamicamente juntas. O comando da leitura e da escrita se dá a partir de palavras e temas significativos à experiência comum dos’’... (FREIRE, 2011, P.22) educandos. Saber o que os alunos trazem de conhecimento prévio é o ponto de partida para iniciarmos a elaboração das atividades ministradas em sala de aula.

Por isso, a construção de um jornal em sala de aula, trabalha não somente as habilidades e competências dos alunos a serem desenvolvidas, mas proporciona a eles a oportunidade de que seus conhecimentos prévios sejam utilizados e (re) conhecidos pelos seus colegas de turma. Consequentemente, no final deste processo, estes mesmos conhecimentos serão reavaliados e resignificados por estes alunos.

Nós, como educadores devemos possibilitar aos educandos diferentes formas de lerem, criarem e se expressarem com o mundo e este recurso os propicia tudo isso. Tanto, pela diversidade de gêneros textuais de imprensa (artigo, reportagem e fotojornalismo) contidos nele, quanto pelo seu baixo custo, podendo ser adquirido e produzido pelos alunos.

‘’Não se pode pensar na produção do Jornal Escolar apenas como um ‘’fazer’’. O potencial da mídia escolar é muito grande para ser realizado sem um pensamento que o oriente”(RAVIOLO, 2010, p.5). Por isso, o educador que queira utilizar esta ferramenta em sala de aula, precisa primeiramente, buscar informação sobre os jornais em estudos desenvolvidos na área e conhecer um pouco da linguagem gráfica do jornal para adquirir o embasamento necessário para a elaboração do seu projeto.

 O jornal, a sua estrutura e os gêneros textuais que o compõem são apresentados aos alunos e é necessário inicialmente, dismistificar a ideia que eles possam ter, de que este material é somente utilizado por pessoas adultas ou mais velhas. O educador levará jornais inteiros para a sala de aula e convidará os alunos a manuseá-los, lerem suas manchetes e procurarem dentre os seus cadernos, qual ou quais, podem conter algo que os interessem, e só então, lerão os textos inteiros de seus interesses. Posteriormente a familiarização dos alunos ao material, o educador propõem a eles que produzam seu próprio jornal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com