TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Projeto de Extensão à Comunidade Aula-tema 03: Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos

Por:   •  19/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 2

Aula-tema 03: Os saberes do trabalho docente disputam lugar nos currículos.

A formação dos professores é uma questão de grande discussão em todas as modalidades de ensino, o saber docente, se tornou um tema na qual, servirá de auxilio na formação dos professores.

Na década de 80 e 90, iniciou-se uma discussão entre os países internacionais um questionamento a respeito das práticas pedagógicas e a complexidade do saber docente envolvido na sociedade, no Brasil, por volta de 1990, esse tema ganhou destaque de modo sutil, levando a reflexões e discussões a cerca do tema.

A partir dessas analises, surgiram pesquisas, e propostas para ampliarem o conhecimento geral dos professores, definindo o saber docente como um instrumento que vai além da abordagem acadêmica, institui que o saber social, pessoal e profissional também serão valorizados.

Segundo o livro “Saberes Docentes e Formação Profissional”, do autor Tardif, o conhecimento do professor fora do ambiente de trabalho, não pode ser separado das dimensões de ensino, embora o profissional utilize diferentes saberes, seu modo de vida, experiências e olhar crítico, auxiliarão no processo de formação de novos professores.

A inclusão dos saberes docentes como proposta na formação de professores, irá oferecer conhecimentos de novas tecnologias, metodologias de ensino, estratégias de melhorias, e teorias que servirá de auxilio para uma melhoria no ensino dos atuais e futuros docentes.

Aplicação no currículo deverá ser feita de modo que todos tenham autonomia e liberdade de expressão, compartilhando suas histórias, resgatando princípios e valores, ideais, e conhecimentos, que possibilitará ao outro a reflexão e absorção daquilo que lhe for aprazível e construtivo.

Portanto, o profissional irá se formar com a ciência de que os saberes docentes será uma ferramenta de grande uso na sua atuação e prática de ensino, podendo ser exposta de maneira simples para todos aqueles envolvidos no ambiente escolar, destacando os saberes como elementos construtivos, e ao adquiri-los por meios de suas diversas experiências, o docente poderá definir a melhor atuação na prática inicial e continuada.

Referências Bibliográficas

NUNES, CÉLIA MARIA FERNANDES. Saberes docentes e formação de Professores: Um breve panorama da Pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p.27-42, abr. 2001.

TARDIF,M. Saberes docentes e formação profissional.Petrópolis: Vozes, 2002.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com