TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO MEXENDO O CORPINHO

Por:   •  28/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.331 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Tema: Mexendo o Corpinho.

 Lema: Em Boca Saudável Não Entra Cárie.

Problematização:

As crianças de maneira geral não tem a consciência de que é necessário cuidar da saúde, e também não relaciona a saúde à higiene de forma com que possam entrelaçar as duas coisas. Ensinar as crianças a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida delas, e para isto devemos incentivar e dar bons exemplos.

Aquilo que as crianças comem é tão importante para dentes saudáveis quanto a frequência com que elas se alimentam. Lanches muito frequentes podem aumentar o risco de cárie. A cárie pode se desenvolver quando alimentos contendo açúcar são mantidos na boca por muito tempo. As bactérias que vivem nos dentes se alimentam desses resíduos de comida, produzindo um ácido que desmineraliza o esmalte do dente.

Objetivo:

Despertar a atenção e interesse nos alunos para a importância de se ter uma boa saúde bucal a partir da higiene, de cuidar dos dentes com a escovação correta, a visita regular ao dentista, e os alimentos que podem causar cáries.

Dentes permanentes necessitam de limpeza e de uso de fio dental regulares, e os dentistas recomendam seguir essa rotina após cada refeição. Quando você ensina a criança cuidar dos dentes permanentes, você precisará ensinar a escovar e passar o fio dental em seus dentes. Quando uma criança atinge cerca de seis anos de idade, seus dentes começarão a amolecer.

Também é necessário tomar cuidado com a cárie. Aquilo que as crianças comem, bem como a frequência com que o fazem, pode ter um impacto enorme em sua saúde bucal e é com esse objetivo que montamos o projeto.

Justificativa:

 Podemos analisar nas instituições de Educação Infantil, que cada criança vem de um lugar diferente ou seja alguns mais favorecidos e outros menos , então acaba se tornando um dever do educador  fazer com que todas as crianças estejam aprendendo hábitos e práticas de higiene  na Educação Infantil porquê e na infância que as crianças vão incorporando em suas vidas os hábitos e costumes com a higiene,  porque elas estão em um fase que propicia o aprendizado, e acredita que várias modificações nos hábitos de higiene possam acontecer positivamente quando vir a fase adulta.

Teorias:

Sabe-se que a alimentação participa da etiologia da cárie dentária,           principalmente pelo seu conteúdo em componentes fermentáveis: rica em glicose e sacarose que, se permanecerem na cavidade bucal por um tempo de 5 a 15 minutos, induzirão a queda de pH, razão porque o aconselhamento dietético é importante na prevenção da cárie.

A placa bacteriana ou biofilme dental é o resultado da má higiene  bucal. Ela é constituída de bactérias, restos de alimentos e fluídos bucais. A sua remoção é muito importante para garantir a saúde bucal. Ela é removida pela escova e pelo fio dental, bem como soluções enxaguatórias bucais com soluções antimicrobianas complementares à higiene bucal.

     O projeto teve o início no dia 30 de Março, Onde convidamos a odontopediatra  Dr ª Daniela de Camargo para estar ministrando uma pequena palestra para os alunos, sobre a importância dos cuidados com os dentes. Ela começou sua palestra conversando com eles e fazendo a apresentação de sua girafinha a qual faz demonstração para atrair a atenção das crianças, conversou com eles fazendo perguntas e logo a seguir ela passou um desenho para os alunos na qual passava uma história dos coelhinhos sobre a saúde bucal; ao terminar o vídeo ela perguntou se alguém queria fazer pergunta e quase todos tinha algo a falar e houve também muita interação e descontração no período da palestra.

     Ao termino da palestra os alunos das outras turmas, voltaram para suas salas e, nós continuamos os nossos trabalhos aplicamos uma tarefa que que fazia referência a higiene bucal e explicamos para que  eles desenvolvessem e logo após cantamos uma música e desenvolvemos uma brincadeira com eles até o momento da saída.

     Em outro dia,  fomos para darmos continuação em nossos trabalhos e falamos da importância que escovar os dentes de ir ao dentista lembrando o dia da palestra, logo a seguir cantamos uma música com eles e entregamos as atividades do dia que estava relacionada com a higiene e eles teriam que  colorir um desenho , ao chegar do recreio contamos uma história(E o Dente Ainda Doía) e fizemos a encenação para eles, terminou a história eles todos ficaram curiosos e fizeram  muitas perguntas. Logo após então cantamos uma música e depois fizemos  uma dinâmica.

 No outro dia fomos dar sequência em nosso projeto fizemos a acolhida com os alunos ,e logo a seguir preparamos uma mesa com um forro colorido e colocamos uma boca em exposição que foi feita com garrafas descartáveis e papelão , pedimos com que eles se sentassem todos no chão ai então começamos a fazer a explicação da importância de cuidar dos dentes e deixamos com que eles falassem e perguntassem todos queriam participar e deparamos com alunos com que nunca tinham ido ao dentista ai  conversamos bastante e falamos para que eles sempre escovem os dentes todos os dias, escovar os dentes após cada refeição etc. . Logo após então pedimos que eles fizessem uma fila para com que todos pudessem ir a frente escovar os dentes da  boca na qual falamos para eles que eram a boca do jacaré assim que todos foram deu- se o momento do lanche e logo então o recreio ao chegar do recreio esperemos um pouco até com que todos se recuperassem os fôlegos pedimos com que eles pegassem a escova, pasta dental e a toalhinha na qual tínhamos pedido para que todos levassem neste dia, colocamos aviso nas agendas para que ninguém o esquecesse , levamos para estarem escovando os dentes  ao retornar para a sala,  passamos um vídeo para eles e fazemos a exposição de algumas imagens para que eles tivessem por dentro dos alimentos que fazem bem e os que não faz bem para os dentes , logo que terminamos todos queriam estar falando dos alimentos que eles comem , e fomos fazer uma roda de conversa com eles e depois pedimos com eles fizessem um desenhos do momento em que eles mais gostaram e acharam importante no decorrer do projeto , muitos fizeram e entregaram porem muitos não consegui finalizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com