TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO E PRÁTICA DE AÇÃO PEDAGÓGICA.

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGOGICO.

EDUCAÇÃO INFANTIL.

              MÔNICA FERREIRA OLIVEIRA   RA       1323786

              PRISCILA MARIA COSTA              RA        1320615

UNIVERSIDADE PAULISTA.

POLO PRATA/MG.

2016.

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGOGICO.

EDUCAÇÃO INFANTIL.

TEMA.

A importância do lúdico como processo de ensino – aprendizagem no ensino infantil.

JUSTIFICATIVA.

    O presente projeto tem como finalidade ressaltar a importância do lúdico na educação infantil. Que visa o desenvolvimento da socialização de maneira interativa levando em consideração que essa faixa etária as crianças estão na fase de aquisição do conhecimento. O lúdico desperta o interesse o entendimento a compreensão mediante o conhecimento proposto dentro da proposta educacional.  O trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos, diferenciados como intervenções para a sistematização da aprendizagem. O desenvolvimento da habilidade de representação mental é tão importante no período da Educação Infantil, sendo viável a escola investir no exercício dessa habilidade por meio de atividades simbólicas como: a brincadeira, o brinquedo, o jogo, a dança, a  música entre outros.

OBJETIVO GERAL.

   Tem como intuito ressaltar a importância da prática do lúdico nas escolas de educação infantil, sendo levado em consideração que através do lúdico a criança releva o seu verdadeiro sentimento amplia suas relações sociais desenvolve suas habilidades de forma prazerosa.

OBJETIVO ESPECIFICO.

   Busca a interação entre professores e alunos, criar oportunidades interação e diálogos através de jogos recreativos a criança aprende buscando, desenvolvem a afetividade e a socialização, concentração e a imaginação da criança.

Promover a interação aproximação melhorando o relacionamento entre as crianças e educando.

EMBASAMENTO TEORICO.

     O lúdico favorece desenvolvimento físico e intelectual criam vínculos sociais e afetivos favorecendo condições primordial para a convivência coletiva. É imprescindível que o profissional de educação tem novos conceitos que viabilizem novas alternativas voltadas pela ludicidade com propósito de ter êxito no despertar o desenvolvimento de forma prazerosa e estimulante despertando o seu potencial de conhecimentos nas trocas de experiências que viabiliza a possibilidade de um novo olhar para a educação que facilita a alfabetização a aquisição da autonomia da aprendizagem.

E notável que o lúdico desenvolve competências no educando desperta o interesse pelo âmbito escolar através novas  experiências que integram sentimentos próprios, pensamentos e ações. Que desenvolvem a relação de níveis emocional, cognitivos, corporal e social.


LOPES (2001) afirma que:
Se a criança hoje parece mais esperta, desenvolve-se antes do tempo previsto, pois algumas habilidades foram estimuladas precocemente, é porque tem permissão para expressar suas vontades e seu intelecto é muito mais estimulado. Porém, ela tem diferentes formas de ansiedade, de medos e insegurança com os quais o educador tem de estar preparado para lidar (LOPES, 2001, p.18).
 

Os alunos possuem características próprias de uma época tecnologicamente avançada, estão cognitivamente estimulados, porém há um elevado indicie de crianças imaturas emocionalmente, com dificuldades motoras, pois foram desenvolvidas apenas algumas áreas do cérebro através dos brinquedos eletrônicos não sendo estimuladas as habilidades corporais. É nesse momento que o professor como mediador da aprendizagem deve investir na utilização dos jogos adaptando-os ao conteúdo programático, mas, dando ênfase sempre a criança, elevando o educando a um estado de consciência ampliada, interagindo-os com experiências passadas, restaurando-as e associando-as ao presente, disseminando possibilidades futuras.
O lúdico e um fator importante e relevante no desenvolvimento psicomotor, utilizados como métodos da alfabetização. Por intermédio da ludicidade, a criança conhece a si mesmo, e passa compreender o mundo, de uma maneira mais criativa as atividades lúdicas (jogos, brinquedos) utilizadas na aprendizagem.

   O educador comprometido com a formação e o despertar  do desenvolvimento do educando busca desenvolver a prática lúdica,  com o intuito de desperta o conhecimento, sonhos, possibilidades e mudanças, indagação ao novo, movimento para a descoberta.

É importante o educador  obter um novo olhar no que diz respeito à dinâmica no comportamento e na aprendizagem como um todo. A criança deve ser vista como criança e não como adulto, valorizando a fase infantil, onde a brincadeira e o faz de conta são bem presentes. Deve-se aproveitar este momento de descobertas, imaginação e brincadeiras na qual a criança está inserida para ensinar brincando. Dessa forma, a ludicidade presente na sala de aula facilita à comunicação, a socialização e a construção do conhecimento, fazendo com que a criança reconheça a realidade do mundo em que está inserida.

PECURSO METODOLOGICO.

Atividades.

Jogos recreativos desenvolver no educando a curiosidade a fim de melhorar seus conhecimentos básicos numéricos e raciocínio lógico.

Musicas Infantil, dança de rodas proporcionarem á crianças momentos de socialização, parcerias e entendimento. Estimular a criatividade e aperfeiçoar a coordenação motora da criança.

RECURSOS.

  • Materiais:
  • EVA
  • Cola colorida,
  • Tesoura sem ponta;
  • Papel Cartão;
  • Papel Crepom;
  • Papel A4;
  • Lápis de cor, lápis de cera;
  • Tinta guache;
  • Massa de modelagem;
  • CD,s com música infantil;
  • Livros de história.

CRONOGRAMA.

O Projeto ocorrerá no período de 13 a 17 de Março.

Atividades.

MARÇO.

1º dia  - 13/03/2016 - Musica, oração, contação de historia. Desenho livre, folha xerocopiada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com