TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO E PRÁTICA DE AÇÃO PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA EM UM CEMEI DE ANÁPOLIS -GO

Por:   •  4/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.456 Palavras (10 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO E PRÁTICA DE AÇÃO PEDAGÓGICA: A EXPERIÊNCIA EM UM CEMEI DE ANÁPOLIS -GO

Resumo: O presente projeto teve por objetivo materializar a experiência de elaboração de projetos, um dos conteúdos da disciplina de Projeto e Prática de Ação Pedagógica do curso de Pedagogia da UniEvangélica, por meio do planejamento e execução de um projeto a ser desenvolvido em um CMEI–Centro Municipal de Educação Infantil em Anápolis. A temática foi “Brincando com os elementos da natureza”, visandocontemplar a necessidade das crianças nas brincadeirase o contato com o ambiente natural, uma vez que esseauxilianocrescimento saudávelda criança, estimula o desenvolvimento sensorial, concentração, imaginação e as habilidades motoras finaspor proporcionarexperiências através de cores, sons e texturas instigando a criança a interagir com elementos da natureza, tais como: água e areia.A metodologia utilizada foi a experimentação, a qual corresponde à vivência prática na construção do conhecimento. Os resultados foram satisfatórios e as crianças tiverem um momento de descoberta das possibilidades de se relacionar com a água e a areia, sendo os acadêmicoscapazes de analisar a experiência sob um olhar prático e teórico-científico.

PALAVRA-CHAVE: natureza, brincar, experiências.

INTRODUÇÃO: Esse trabalho aborda o planejamento e execução do projeto “Brincando com os elementos da natureza",proposto pela professora da disciplina Projeto e Prática Pedagógica do curso de Pedagogia, sendo um dos conteúdos:a compreensão da estrutura de um projeto com elaboração e vivência na prática(FERREIRA, 2019).A ação foi concretizada em um CMEI localizado no bairro Leblon em Anápolis-Goiás, e teve como objetivo levarcrianças a conhecerem e diferenciaremos elementos da natureza propostos na atividade, commomento de culminância com todas as crianças da escola.Segundo Barbosa e Horn (2008),o trabalho pedagógico executado por meio de projetos tem sua relevância porque é uma oportunidade de experiência concreta na construção da aprendizagem. O projeto aqui relatado trata-se de uma proposta lúdica explorando os elementos da natureza junto a crianças do Maternal II. Consideraos quatroelementos: água, fogo, ar e terrano espaçoda brincadeira, de forma que ela interaja com a natureza estimulandosua criatividade e seu conhecimento por meio de atividades práticas vivenciais

PERCURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO As etapas para elaboração deste trabalhoenvolveramestudo teórico sobre elaboração de projetos na Educação Infantil, seguidadeinvestigação em livros, sites e vídeos sobre o brincar eos elementos da natureza. Foram propostas a interação das crianças do CMEI com a terra, a água, o fogo e o ar na elaboração de atividades lúdicas envolvendo a experimentação dos mesmos, provocando a estimulação dos órgãos sensoriais das crianças.Após estudo do conteúdo, a turma do 1º período de Pedagogiafoi dividida em grupos para planejamento das atividades, observando as etapas de um projeto, como a pesquisa sobre o tema, busca e elaboração de atividades e a concretização desta com as crianças da Educação Infantil. No dia da culminância arecepção da turma foipositiva em relação à experiência. As crianças foram estimuladas a andarem descalças no percuso em que estavam os seguintes elementos: areia, água, pedras e folhas. Percebemos que poderíamos ter utilizado melhor o espaço do ambiente para a montagem do tapete sensorial, e os elementos acabaram sendo apresentados de modo conjunto e não separadamente. RESULTADOS E DISCUSSÃOO trabalho em grupo foi de grande valia, poiscada integrante foi incumbido de uma tarefa, contudo a timidez pode ter sido um fator prejudicial na execução do projeto, masisso foi algo passível,segundo a professora da disciplina, uma vez que foi o primeiro contato dos acadêmicos no espaço de um CentroMunicipal de Educação Infantilliderando a execução de uma atividade pedagógicaainda no 1º perído de Pedagogia.Adisciplina Projeto e Prática Pedagógica I tem a função de aproximar os conteúdos das demais disciplinas e, desta forma,foi possível perceber que as disciplinas de Fundamentos e Métodos da Educação Infantile Psicologia do Desenvolvimentoforam de importatespara se considerar aspectos que trabalham a infância e anecessidade de desenvolver estratégias e metodologias para queentendamos a criançacomo um ser brincante. SegundoMeirelles(2016),a criança deve explorar oambiente ao seu redor, com espontaneidade e a sutileza que existem dentro dela.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Nesse projeto foram propostas a interação das crianças do CMEI com elementos da natureza. Essa atividade mostrou que existem várias formas de brincar eaprender com a natureza e que o reconhecimento sensorial da criança deve ser trabalhado e estimulado.Os acadêmicos que elaboraram o projeto e o desenvolveram na prática,observaram que o conhecimento junto àscrianças deve ser elaborado a partir das experiências que lhes proporcionem novas descobertase sensações,pois ocontato com a natureza trázà criança a curiosidade pela busca do saber explorando elementos naturais de grande significado.

REFERÊNCIA SBARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos na Educação Infantil. Sao Paulo , Artmed Editora S.A., Disponivel em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/acessado. Acessado em 1 de nov de 2019.FERREIRA, Maria Clemência Pinheiro de Lima.Plano de ensino –disciplina deProjeto e Prática de Acão PedagógicaI do curso de Licenciatura em Pedagogia.UniEVANGÉLICA. Anápolis-GO, 2019.2. 15 de set de 2019.MACHADO, Ana Lúcia. Brincando com os elementos da natureza. Ebook, 1ª edição, 2016. Disponível em: www.educandotudomuda.com.br. Acessado em 10 de out 2019.MEIRELLES, Renata.Territorio do Brincar. Ebook, 1° edição, Alana2016.Disponivel em: https://territoriodobrincar.com.br/wp-content/uploads/201quatro/02/Território_do_Brincar_-_Diálogo_com_Escolas-Livro.pdf. Acesso em7 de nov de 2019.

Total de Palavras: 818

Verifique Plágio verificar gramática

Seu valioso feedback!

Como você avalia sua experiência geral?

Pior

Pobre

Média

Boa

Impressionante

Enviar

Como usar o Reescrever Texto? SmallSEOTools.com

Etapa 1: cole diretamente o conteúdo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com