TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA 9

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.432 Palavras (26 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 26

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL

INTRODUÇÃO 4

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 5

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 6

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES 7

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA 9

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS 10

MOSTRA DE ESTÁGIO.............................................................................................28

CONSIDERAÇÕES FINAIS 30

REFERÊNCIAS..........................................................................................................31

INTRODUÇÃO

Este relatório é referente as observações de estágio supervisionado do 6º semestre em uma turma da Educação Infantil, que foram realizadas no CMEI Centro Educacional de Educação Infantil Flor-de-Lis, situado em São José dos Pinhais – PR, com carga horária total de 100 horas, das quais 24 horas foram de regência, distribuídas da seguinte forma: 6 aulas de 4 horas cada, dos dias 30 e 31 de Agosto, 01 de Setembro e 04 à 06 de Setembro de 2017. A turma escolhida foi a Infantil IV, crianças de 3 anos até 3 anos 11 meses e 29 dias. Sendo acompanhado pela professora regente: Silvia Borges dos Santos, Pedagoga.

O estágio é um dos momentos mais importantes para a formação profissional, pois agora o futuro profissional tem a oportunidade de entrar em contato direto com a realidade profissional, com o dia-a-dia da instituição, suas práticas e intervenções. Travez do estágio o aluno coloca em prática o que vem aprendendo na universidade.

Durante o estágio foram realizadas algumas atividades como: observação do espaço físico, rotina escolar, prática pedagógica e a elaboração de um projeto de regência que fala sobre o “Fundo do Mar”, utilizando várias técnicas, podendo ensinar aos alunos matemática, coodenação motora, artes, dentre outras. O objetivo do projeto é que as crianças possam ampliar seu universo a respeito deste assunto, entendendo como vivem as diferentes espécies, suas características e necessidades além dos cuidados necessários com a preservação ambiental, além de estimular a curiosidade e o interesse das mesmas, visto que eles como futuros cidadões críticos poderão escolher e contribuir para o futuro do planeta.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O CMEI Centro Educacional de Educação Infantil Flor-de-lis inaugurado dia 03 de Junho de 2014 devido a necessidade da comunidade em atender as crianças que ficavam fora da escola e também as que não tinham com quem ficar enquanto seus responsáveis trabalhavam. O CMEI Flor-de-lis esta localizado na Rua Inezlida Rezende Ribeiro, 513, bairro Colônia Rio Grande situado em São José dos Pinhais no Paraná. Caracteriza-se como uma entidade educacional devidamente adequada às exigências e necessidades da criança. É um órgão subordinado a Secretaria Municipal de Educação e tem como Órgão mantenedor a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, cuja diretora se chama Sara da Silva Pereira.

O CMEI Flor-de-lis atende alunos matriculados de várias localidades do Município, sendo atendidas crianças de nível sócio-econômico baixo, quanto crianças de nível médio. A turma observada, foi o Infantil IV cujas crianças tem de 3 anos até 3 anos 11 meses e 29 dias, a professora regente busca tornar seus alunos pequenos pesquisadores e por meios lúdicos, pela alegria e criatividade ela consegue dialogar possibilitando assim ao educando criar sua própria identidade e autonomia em um ambiente que esta em contínua mudança.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A estrutura fisica da Instituição CMEI Flor-de-lis foi récem-construída (em 2014), seu horário de funcionamento é das 7h30min às 18h00, é composta por: 5 salas de aula (Infantil II, Infantil III, Infantil IV e Pré) incluindo 1 berçário (Infantil I); 1 sala de direção; 1 sala dos professores; 1 almoxarifado; 1 despensa; 2 refeitórios; 2 cozinhas; 1 lactário; 8 banheiros sendo que 6 deles são adaptados à educação infantil e à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida; 1 pátio coberto com parquinho e 1 pátio descoberto com parquinho e ampla área verde para a realização de diversas atividades; 1 lavanderia, enfim, suas dependências e vias são adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida.

Suas salas são apropriadas contendo carteiras e cadeiras para cada faixa etária. Cada sala de aula possui: material necessário para o andamento das aulas, armário para guardar matériais, bancadas, mural e quadro. Porém com a grande demanda de crianças nestas faixas etárias infelizmente constatou-se que não há mesas e cadeiras suficientes para acomodar todas elas. O projeto que está sendo desenvolvido no momento tem o tema: “Bullying: Aqui não!”, que desencoraja tal ato tão comum atualmente. O quadro de funcionários contém 24 pessoas nas funções de: diretora, coordenadora, secretária, merendeiras, zeladoras e vigilantes.

O corpo discente atualmente é de aproximadamente 120 alunos distribuídos em 07 turmas nos períodos matutino, vespertino e integral. Com idade até 5 anos, a Escola possui: 3 turmas de período integral (sendo elas: berçário com crianças de 4 meses a 11 meses e 29 dias, Infantil II com crianças de 1 ano a 1 ano 11 meses e 29 dias e Infantil III com crianças de 2 anos a 2 anos 11 meses e 29 dias), 1 turma Infantil IV nos períodos matutino e vespertino (crianças de 3 anos a 3 anos 11 meses e 29 dias) e 1 turma de Pré (até 5 anos) nos períodos matutino e vespertino.

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

Observou-se que o CMEI Flor-de-lis, turma Infantil IV a relação professor x aluno é constituída de forma harmoniosa, cooperativa e respeitosa. A professora busca criar vínculos com seus alunos baseados no carinho, dedicação, cuidado e atenção, a mesma busca respeitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.3 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (39.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com