TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.954 Palavras (20 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 20

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 5

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 6

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES 7

PROJETO ELABORADO PARA REGÊNCIA, INCLUINDO OS PLANOS DE AULA 9

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS 26

REFERÊNCIAS..........................................................................................................31

INTRODUÇÃO

Este relatório é referente as observações de estágio supervisionado do 7º semestre em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental , que foram realizadas na Escola Municipal Leonilda R. Trevisan, situada em São José dos Pinhais – PR, com carga horária total de 100 horas, das quais 24 horas foram de regência, distribuídas da seguinte forma: 6 aulas de 4 horas cada, dos dias 22, 23, 26, 27, 28 e 29 de Março. A turma escolhida foi a de 1º ano como já declarado anteriormente, cujas crianças têm 5 anos de idade. A professora regente foi a Sra. Rosane Jungles, Pedagoga.

O estágio torna-se importante e necessário pois é nele que os alunos colocam em prática o que vem aprendendo na universidade, além de presenciarem a realidade de uma aula e de seus alunos.

Durante o estágio foram realizadas algumas atividades como: observação do espaço físico, rotina escolar, prática pedagógica e a elaboração de um projeto de regência cujo tema é “Brincando e Aprendendo com a Matemática”, tendo com objetivo ensinar, introduzir, a Matemática de forma simples e lúdica, pois os seus educandos acabaram de sair da educação infantil que faz muito uso da ludicidade para aprender, então nada melhor do que continuar nesta linha de ensino.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal Leonilda R. Trevisan encontra-se em um bairro menos abastado da cidade de São José dos Pinhais, em uma comunidade carente, ela foi inaugurada em 1984, portanto é uma escola com arquitetura mais antiga, e ao longo dos anos foram realizadas poucas melhorias. A Escola Municipal Leonilda R. Trevisan esta localizada na rua Quirino Zagonel, 1260, bairro Trevisan em São José dos Pinhais no Paraná. Ela não se caracteriza-se totalmente como uma entidade educacional devidamente adequada às exigências e necessidades da criança, infelizmente. É um órgão subordinado a Secretaria Municipal de Educação e tem como Órgão mantenedor a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, cuja diretora se chama Silmara Aquario de Cordova.

O Escola Leonilda Trevisan, como é mais cohecida, atende alunos matriculados de bairros próximos, sendo atendidas crianças de nível sócio-econômico baixo à baixissímo e em estado de risco. A turma observada, foi 1º ano do ensino Fundamental, cujas crianças tem de 5 anos em sua maioria. A professora regente busca ensinar seus alunos com base em situações do dia-a-dia, tentando incultir-lhes outras experiências além das vivídas em seus lares conturbados, desta forma ela consegue dialogar possibilitando assim ao educando criar sua própria identidade e autonomia em um ambiente que esta em contínua mudança.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A estrutura fisica da Escola Municipal Leonilda R. Trevisan, como já citado, foi construida em 1984, seu horário de funcionamento é das 7h30min às 17h00, é composta por: 8 salas de aula, que funcionam da seguinte maneira: no período matutino tais salas são divididas pelas turmas de 3º à 5º ano; no periodo vespertino as salas são divididas entre as turmas de 1º e 2º anos; 1 destas salas é intitulada de Sala de Ciências” onde as crianças vão uma vez por semana para aprender sobre o corpo humano, higiêne dentre outras coisas; 1 sala de direção; 1 sala dos professores; 1 almoxarifado; 1 refeitórios compartilhado; 1 cozinha; 2 banheiros, um masculino e outro feminino que são divididos entre alunos e professores, e infelizmente não são adaptados à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida; 1 pátio coberto é que é o refeitório; 1 pátio descoberto com uma pequena casinha, sem área verde. Não há biblioteca, muito menos sala de informática, não há TVs nem rádios.

Suas salas são apropriadas contendo carteiras e cadeiras . Cada sala de aula possui: material necessário para o andamento das aulas, armário para guardar matériais, bancadas, mural e quadro. Vários projetos já foram desenvolvidos, tais como “ Desarmamento”, “Mostra Cultural”, “Dia da Familía”, no momento do estágio não foram constatados nenhum. O quadro de funcionários contém 32 pessoas nas funções de: diretora, coordenadora, secretária, merendeiras, zeladoras.

O corpo discente atualmente é de aproximadamente 387 alunos distribuídos em 08 turmas nos períodos matutino e vespertino.

DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES

Observou-se que a E. M. Leonilda Trevisan, turma de 1º ano do Ensino Fundamental, a relação professor x aluno é constituída de forma harmoniosa, cooperativa e respeitosa na maioria das vezes. A professora busca criar vínculos com seus alunos baseados no carinho, dedicação, cuidado e atenção, promove momentos de interação do grupo que é feita durante as atividades ou em rodas de conversas. São aproximadamente 24 crianças nesta turma.

Para as tarefas realizadas ao longo do período são utilizados diversos recursos didáticos como jogos, livros e materiais impressos. Os conteúdos a serem trabalhados são adequados ao que os educandos previamente já conhecem, são levantadas hipóteses que os próprios educandos devem resolver. Durante as aulas, na maioria das vezes, eles mostram interesse, realizam as atividades propostas, cooperam entre si e respeitam o professor. A forma de se avaliar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (97.8 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com