TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Projeto A contribuição da leitura na alfabetização infantil

Por:   •  22/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  1.210 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Identificação:

Nome: Telma Natalia Sabino

RU: 1185442

1 Tema

As contribuições da literatura na alfabetização infantil.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

As contribuições da literatura infantil para a alfabetização dos alunos na escola municipal Tancredo Neves de Nova Mutum.

2 Problematização

Como a leitura pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem dos alunos em fase de alfabetização?

3 justificativa

O tema pesquisado flui de levantamentos de questões acerca da literatura infantil e como ela facilita o processo de alfabetização, além de acrescentar a criatividade e o prazer da leitura.

Dessa forma, a pesquisa visa o quanto é importante o desenvolvimento do educador em atividades relacionadas a literatura com seus alunos contribuindo diretamente para o desenvolvimento da leitura nos anos iniciais que se justifica a pesquisa que se pretende desenvolver.

4 Objetivos

4.1 Objetivo geral

Demonstrar como a literatura infantil tem contribuído para o processo de alfabetização de alunos de uma escola da rede pública municipal de Nova Mutum.

4.2 Objetivos específicos

  • Apresentar aspectos teóricos sobre a alfabetização baseada na literatura infantil;
  • Analisar o impacto da literatura infantil na fase de alfabetização.

. 

5 Fundamentação Teórica

Considerando que a leitura é um instrumento fundamental na formação dos indivíduos em virtude das dificuldades de aprendizagem e do hábito de leitura, e que o entendimento proposto pela leitura possibilita uma melhor compreensão da vida (conhecimento), verifica-se que ler leva a uma visão maior do mundo e consequentemente ao seu entendimento.

É preciso incentivar essa prática, pois a leitura é essencial na vida escolar e no cotidiano fora da escola. Não é suficiente somente ler, é necessário compreender o que se está lendo. Nada substitui a leitura mesmo numa era de globalização e avanços tecnológicos. A leitura faz parte da nossa vida, tanto na escola quanto fora dela.

Para transformar-se num bom leitor, é preciso praticar ou mesmo aprender a compreender o que se lê, por isso deve-se estimular o hábito de leitura nos alunos.                  

Considerando a necessidade de melhorar a leitura e estimular a comunidade escolar a adquirir o hábito pela mesma; e entendendo a necessidade de socializar o conhecimento e que este passa pela leitura, e serve de base para a compreensão do mundo que nos cerca.

Segundo Paulo Freire “o ser humano começa pela leitura de si e do mundo, para depois proceder à leitura das palavras” (1990). Desse modo, a compreensão dos textos, das palavras e das letras só tem sentido se houver uma contextualização com a sua experiência vivenciada.

A leitura é o meio mais eficaz de enriquecimento da personalidade, é um passaporte para a vida e para a sociedade. Portanto, a mesma não deve se restringir apenas ao primeiro ano da vida escolar, devendo ser um habito para toda a vida.

        O ato de ler não é somente percorrer com as vistas o texto das entrelinhas, mas decifrar, interpretar e perceber o sentido das informações por eles codificado, ou seja, não basta ser um leitor é preciso compreender o processo.

        A leitura nos dá condições para entendermos o mundo e decifrar a escrita, além de nos informar sobre os acontecimentos. Ela é extensão da escola na nossa vida. A maioria do que se deve aprender na vida terá de ser conquistado através da leitura fora da escola, pois a leitura é uma herança maior do que qualquer diploma. Não basta saber as causas das deficiências na leitura. Porém, conhecê-las é fundamental; mas, além disso, é muito importante definirmos o que podemos e devemos fazer com os recursos que temos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com