TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Projeto Educativo: A importância do brincar na educação infantil

Por:   •  24/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.544 Palavras (11 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 11

universidade pitágoras unopar

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA

pedagogia- licenciatura

[pic 1][pic 2]

Cidade

2020

Cidade

2020

Cidade

Cambé

2022

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda um assunto que é de extrema importância durante a Educação Infantil, que se trata do brincar como ferramenta para a proposta pedagógica, para o desenvolvimento físico, cognitivo, social, emocional e cultural das crianças.

São utilizados diversos tipos de recurso para explorar a imaginação da criança, desenvolvendo a sua aprendizagem e estimulando novos conhecimentos. A prática do brincar, possibilita interações sociais, desenvolvendo várias habilidades na criança. Sendo que é através da brincadeira, que a criança aprende a se comunicar com si mesma e com os demais, estabelecendo uma relação de coletividade, proporcionando seu desenvolvimento integral, assimilando o concreto e o abstrato. É através da brincadeira que a criança forma conceitos e percepções, selecionando ideias e se socializando cada vez mais.

O tema deste trabalho surgiu a partir da minha experiência com a educação infantil, que foi adquirida no decorrer do meu estágio como auxiliar de sala. Neste tempo pude perceber quanto o ato de brincar é importante para o desenvolvimento das crianças durante a Educação Infantil.

E o presente artigo tem como objetivo apresentar a importância da brincadeira como forma de aprendizagem na Educação Infantil para o desenvolvimento da criança e também a importância de se ter um professor (a), bem preparado para a realização de propostas que contemplem o brincar.

Boa Leitura!

OBJETIVOS

Objetivo geral

Demostrar que quando as brincadeiras são bem planejadas, auxiliam no desenvolvimento da criança, pois é durante a brincadeira que a criança explora sua imaginação, expondo seus sentimentos, assimilando a realidade e aprendendo a enfrenta-la.

Objetivos específicos

  • Analisar como a as brincadeiras e jogos podem estimular o raciocínio lógico;
  • Analisar como as habilidades são desenvolvidas durante as brincadeiras;
  • Investigar como são exercitados os aspectos motores e afetivos da criança, através das brincadeiras.

PrOBLEMATIZAÇÃo

A questão levantada durante a realização deste estudo é entender como a brincadeira é uma importante ferramenta de aprendizagem durante a educação infantil.

Em nossa sociedade ainda existem pessoas que acreditam que o ato de brincar é somente uma maneira da criança preencher seu tempo livre, e que a brincadeira não é uma forma de aprendizagem. Mais a realidade é que o ato de brincar vai muito além do que se pode imaginar, ele é uma maneira de desenvolver habilidades, criar personalidade, influenciar atitudes. Através da brincadeira a criança aprende a lidar com suas emoções, pois quando brinca ela está vivenciando os momentos do seu dia a dia, estimulando a sua imaginação, exercitando a capacidade de representar o mundo.

REFERENCIAL TEÓRICO

O brincar é fundamental para o desenvolvimento da identidade, da autonomia da criança, além de ser uma ferramenta para aprendizagem. Ao vivenciar brincadeiras imaginárias, as crianças acionam seus pensamentos para a resolução de problemas de seu cotidiano. Os jogos que possuem regras, desenvolvem na criança o conhecimento da importância das regras dentro da sociedade.

O brincar existe desde a antiguidade, existem evidencias que o homem sempre brincou. Mas com o passar das décadas essa pratica vem se modificando devido a criação de indústrias de brinquedos entre outras, e com o tempo o brincar passou a ser diminuído, surgindo a necessidade de demonstrar a sua importância.

O brincar é reconhecido como um direito das crianças, é também uma importante ferramenta pedagógica, e ao decorrer dos anos foi necessária uma discussão sobre a importância do brincar. Em 1990, com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECRIAD), promulgado em 1990, seguido da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), DE 1996, deu início a discussão de questões a respeito da infância no âmbito educacional.

A partir destes marcos oficiais, foi criado um documento norteador das práticas pedagógicas, que é muito importante para a educação infantil, o Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI) em 1997.

Este documento reconhece que as crianças têm direitos, que vivem e participam das relações e interações que estabelecem com a família, com a comunidade, com a escola, dentre outras instituições, e que cada criança traz consigo uma história, conhecimentos, gostos singulares.

O RCNEI trouxe um olhar diferente sobre o brincar na educação infantil, como um incentivo a socialização das crianças.

A partir daí as brincadeiras puderam ser vistas como uma prática pedagógica, contribuindo para os processos de socialização e aprendizado das crianças, e para o desenvolvimento de suas potencialidades criativas, pois através da brincadeira ela compreende o mundo.

 “Nenhuma criança brinca só para passar o tempo, sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas; brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a entendemos. ”   (FERREIRA, 2004, pp. 222,223)

O brincar traz inúmeros benefícios a criança, e esses benefícios devem ser reforçados no ambiente escolar, pois a brincadeira facilita o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto o professor tem o papel de estruturar a brincadeira, organizando os espaços e apresentando materiais e brinquedos. Observando as brincadeiras o professor pode construir uma visão, e analisar o processo de desenvolvimento individual e coletivo das crianças está acontecendo de forma eficaz. Por meio das brincadeiras é possível que o professor analise o uso da linguagem, capacidades sociais, recursos afetivos e emocionais das crianças. O professo precisa pensar o seu planejamento de maneira lúdica, trazendo o brincar dentro de suas aulas, revezando brincadeiras com regras, brincadeiras de representação, brincadeiras motrizes e brincadeiras livres. Cada tipo de brincadeira contribuí para a formação e o desenvolvimento integral da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (168.7 Kb)   docx (210.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com