TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO RESGATANDO AS BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA

Por:   •  16/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.267 Palavras (10 Páginas)  •  2.497 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO RESGATANDO AS BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA

NOME: DULCIMAR COSTA

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ ANICETO COSTA.

EQUIPE PEDAGÓGICA E DOCENTES

INFANTIL 4 – TURMA 102

[pic 1]

RESGATANDO BRINCADEIRAS ANTIGAS

1 IDENTIFICAÇÃO

PROJETO RESGATANDO AS BRINCADEIRAS DE INFÂNCIA

NOME: DULCIMAR COSTA

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ ANICETO COSTA

EQUIPE PEDAGÓGICA E DOCENTES

TURMA INFANTIL 4

LUSIMAR OTONI

2 SITUAÇÃO GERADORA E JUSTIFICATIVA

O presente projeto foi idealizado para a finalidade de resgatar as brincadeiras de infância.

No bairro em que a escola está localizada existem poucos espaços para a recreação, fazendo com que as crianças fiquem dentro de suas casas sem nenhuma atividade. As famílias são muito carentes não disponibilizando de recursos tecnológicos. As casas são pequenas, sem quintal e o espaço urbano em que se localiza o bairro é muito violento, impossibilitando que as crianças brinquem no meio da rua, como era costumeiro antigamente.

Os problemas enfrentados são de ordem econômica, estruturação familiar e violência urbana.

Toda a comunidade que vive entorno da creche e dela dependem para deixar seus filhos e trabalharem necessitam de um lugar que não somente cuide de seus filhos, mas que, lhes mostrem um caminho diversificado, amplo do viver em comunidade. É preciso que eles sejam incluídos com pertencimento ao lugar onde vivem, modificando esse lugar, transformando em um lugar que seja bom para se viver. Agregando valor ao ambiente, aprendendo a conservar e cuidar.

O ambiente escolar pode proporcionar o pertencimento, valorizando a cultura local e ensinando toda a comunidade o valor do lugar onde vivemos.

As estratégias que podem ser aplicadas a esse projeto junto à comunidade são de acolhida. Trazendo essa comunidade para dentro da escola, participando de forma real e integral no cotidiano escolar de seus filhos.

Com o desenvolvimento desse projeto busca- se tirar as crianças das ruas e situá-las no contexto escolar, em que pertencem. Crianças devem brincar, se divertir e aprender com as brincadeiras e brinquedos que serão feitos a partir desse projeto.

O presente trabalho tem como objetivo levar os educadores a discutirem sobre a importância do lúdico na Educação Infantil.

 O brincar é muito importante para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. Para tanto, se faz necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade em geral sobre à ludicidade que deve estar sendo vivenciada na infância, ou seja, de que o brincar faz parte de uma aprendizagem prazerosa não sendo somente lazer, mas sim, um ato de aprendizagem.

E isso se estende à sala da aula.  Com isso os alunos da Escola Municipal José Aniceto Costa, turma do infantil 4 buscou-se resgatar as brincadeiras de infância reforçando a importância do brincar é que seduzidos pelo projeto Brinquedos e brincadeiras de Ivan Cruz é que nos embalamos na ideia de trabalharmos com as crianças o resgate dos brinquedos e brincadeiras de antigamente que hoje, tão esquecidas, mas que, a muito embalaram os sonhos e a imaginação de tantas crianças e de todas as classes sociais.

Trabalhar os quadros do pintor Ivan Cruz, não limita conhecer apenas as cores, formas e sensações, mais nos abre um leque de brincadeiras antigas e esquecidas por gerações e pensando no momento em que vivemos que foram deixadas de lado brincadeiras tão importantes para o desenvolvimento humano, brincadeiras que eram do tempo de nossos pais e avós que foram esquecidas e substituídas pelas novas tecnologias. O projeto Ivan Cruz quer registrar a partir de pinturas, brincadeiras que foram e são tão importantes para a construção da identidade.

Durante os momentos em que foi realizado o projeto, além da satisfação vivenciada pelas crianças e equipe pedagógica e a liberação de energia e intensidades, diferentes situações como companheirismo, alegria foram desveladas na construção desse projeto.

3 OBJETIVO GERAL

Que todos, educadores pais e profissionais de educação ao final desse projeto, reconheça a importância de se resgatar as brincadeiras de infância e desperte em cada um o desejo de conhecer mais sobre esse mundo do brincar. Um mundo que promove afeto, interação e socialização.

Que a criança através da arte do brincar, desenvolva a linguagem artística, o senso crítico e o estimulo da imaginação e dos movimentos corporais.

Ampliar o conhecimento de um mundo de cores, sensações e brincadeiras, manipulando criando e explorando por meio de todas as expressões artísticas.

4 OBJETIVO ESPECÍFICO

Incentivar as crianças a adentrar o mundo do brincar, descobrindo os brinquedos e as brincadeiras de antigamente.

 Fazer com que o projeto e as obras de Ivan Cruz sejam conhecidos pelos profissionais de educação.

  • Promover o prazer de confeccionar brinquedos
  • Promover a socialização
  • Perceber o quanto se pode ser feliz com tão pouco
  • Conhecer o artista e o contexto histórico de suas obras;
  • Resgatar a memória dos jogos e brincadeiras que fizeram parte da infância dos nossos pais e avós;
  • Despertar a curiosidade e o gosto pela arte;
  • Valorizar as nossas culturas;
  • Aumentar o repertório de brincadeiras infantis;
  • Trabalhar a ideia de confecção dos seus próprios brinquedos;
  • Incentivar a reciclagem;
  • Incentivar a pratica de jogos infantis, brincadeiras lúdicas e saudáveis;
  • Despertar a imaginação;
  • Participar de situações de socialização

5 RESULTADOS ESPERADOS

Espera- se com esse projeto que a comunidade escolar reestabeleça uma relação dialógica com a comunidade, e as ações educativas realizadas na escola possam sensibilizar a comunidade para se manter presente.

Esse projeto busca resgatar as brincadeiras tradicionais nos espaços educativos, que é de suma importância no desenvolvimento infantil, no contexto social, resgatando a construção de um lugar pessoal de brincar da criança.

Busca-se a interação, o trabalho em grupo, o resgate das brincadeiras, a autonomia. As crianças que estão em creches, e passam lá todo o dia, constroem vínculos de afetividade e confiança, fazendo desse lugar o espaço para seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (345.2 Kb)   docx (421.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com