TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto “Resgatando Nossas Raízes”

Por:   •  16/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto “Resgatando nossas Raízes”

cidade/MG

II- RESUMO DO PROJETO:

O projeto “Resgatando nossas Raízes” busca fazer o resgate e fortalecimento da cultura africana em nossa comunidade, pois temos uma cultura afro-brasileira e popular. O projeto é fruto de um trabalho de conscientização da cultura afro, ele será desenvolvido na Escola Estadual

e essa busca um diálogo entre: a educação, a cultura local que for inserida na comunidade. “objetivando o desenvolvimento global dos alunos potencializando-a em sua comunidade”.

O projeto busca trabalhar as músicas, a percussão, a artes visuais e o acompanhamento pedagógico como instrumentos potenciais a fim de contribuir no desenvolvimento global do educando e sensibilizando o mesmo para integrar e fortalecer a cultura afro-índigina.

Nessa perspectiva, o tema cultura afro-indigina será trabalhado percorrendo os conteúdos curriculares das séries iniciais do ensino fundamental, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa. Dessa forma, o professor participara ativamente e diretamente do presente projeto.

III – OBJETIVO DO PROJETO:

O presente projeto faz se necessário por entender que a cultura afro-indigina é um elo entre a educação e a comunidade. Ipaba tem em suas raízes uma das mais belas expressões culturais, que é a cultura popular e essa traz consigo a tradição das danças de “Capoeira” e outras mais que vem resistindo de geração em geração. O mesmo precisa ser fortalecido, visto que é Patrimônio Histórico da cidade de Ipaba. Nada mais importante que procurar este fortalecimento através dos alunos que estão inseridas na comunidade escolar e mostrar a elas a beleza e a importância da cultura local. A escola deve instigar o encontro do tradicional com contemporâneo ao mesmo tempo em que inseri em suas bases curriculares a tradição da cultura. Enquanto Educadora, percebo que é um papel fundamental contribuir com a sociedade, despertando nos alunos o espírito crítico, político, cidadão solidário e responsável por um bem maior que é valorizar a sua própria cultura.

Objetivo geral:

Trabalhar de forma lúdica os conteúdos Propostos no projeto, relacionando- os aos aspectos culturais e sociais da cultura afro-índigina bem como com a comunidade local.

Objetivos específicos:

Resgatar a cultura na comunidade escolar através da leitura de reportagens, entrevistas, músicas, poemas relacionados à cultura afro-brasileira;

Promover a leitura e análise de reportagens, entrevistas, músicas, poemas, tabelas, gráficos, mapeamento relacionados à cultura afro-brasileira;

Possibilitar aos alunos conhecimento dos gêneros musicais, ritmos e melodias relacionados à cultura afro-brasileira;

Desenvolver a criatividade do educando através das práticas de desenho relacionadas à cultura afro-brasileira;

Trabalhar de maneira lúdica, através das oficinas, possibilitando ao educando um amplo conhecimento dos temas propostos.

IV – METAS E INDICADORES DO PROJETO.

O presente projeto busca alinhar-se ao proposto do que foi nos descrito acima buscando propiciar aos educandos, a comunidade escolar uma aprendizagem humana, repleta de significado na qual sejam envolvidos nas questões étnicas e culturais do local onde vivem e/ou frequentam.

Desenvolver o projeto (Resgatando nossas raízes), tornou-se o nosso alvo principal, uma vez que ao buscarmos resgatar a cultura afro-indigina, outras lutas e buscas se mesclam a esse resgate, como a busca por uma aprendizagem eficaz e humana através das práticas pedagógicas da escola envolvendo todos os profissionais, onde a participação da comunidade seja garantida e desejada pela comunidade escolar a fim de que os alunos tenham uma educação inclusiva também na perspectiva da discussão da diversidade cultural e étnica, objetivando que esses se vejam e se reconheçam representados e representantes de uma rica cultura, e que busquem a valorização do eu como construtor não somente do conhecimento, mas principalmente como agente construtor de sua própria história.

Na realização das oficinas todos os alunos participam ativamente, pois as atividades são planejadas pensando na habilidade/dificuldade de cada indivíduo.

V – DATA DE INÍCIO E DO TÉRMINO DO TRABALHO:

A execução do presente projeto iniciou-se em 01 de novembro com as pesquisas pertinentes a execução do mesmo, porém o ato detonador/divulgador do mesmo será na comunidade escolar com a apresentação de uma dança da cultura afro a comunidade escolar e os alunos. Tal apresentação ocorrera na sala se aula. Este projeto terá a duração de um mês.

VI – DESENVOLVIMENTO

O presente projeto tem como intuito trabalhar para a formação de estudantes na perspectiva de destacar os traços culturais que nos herdamos da cultura afro-índigina dentro da nossa sociedade, comunidade. A contribuição dessas duas etnias na construção da nossa sociedade é inegável, a discriminação é o preconceito a essas duas culturas são visíveis em nosso meio cultural, onde são repudiados e desprezados, sendo abordados os temas somente em datas especificas que não conseguem resolver o problema do preconceito e da descriminação.

Na tentativa de sensibilizar e mudar esse quadro depreciativo que se formou diante da historia afro e indígena, este projeto vem com uma abordagem sistemática e atividades ao longo do ano, para despertar o debate e o respeito às devidas etnias.

O projeto será desenvolvido no decorrer dos meses de maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

Nesse período os alunos, e os profissionais envolvidos desenvolveram diversas atividades relacionadas à cultura afro-indigina. O ato detonador será a apresentação de uma dança envolvendo não somente os profissionais envolvidos no projeto como também alunos da escola. Essa atividade ocorrera, na escola ou na praça do bairro. Será mais um momento de aproximação entre comunidade e escola, do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com