TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ZOOBOTÂNICO JUSTIFICATVA

Por:   •  4/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO ZOOBOTÂNICO

JUSTIFICATVA:

Um projeto geográfico da cidade deve ser ambientado e vivenciado onde o aluno participe e interage com a natureza e espaços territoriais compreendendo a relação dos indivíduos com o meio ambiente.

"Organizar um projeto para estudar a cidade ou lugar de vivência do aluno significa gerar procedimentos e fornecer instrumentos multidisciplinares ao aluno para ampliar sua concepção da própria ciência geográfica e de suas interações com as experiências pessoais" (CATELLAR et al., 2013, p. 120).

O parque Zoobotânico envolve toda a comunidade onde ocorrem diversas atividades diretamente com a natureza e ambientes que facilitam o estudo da Geografia e outras áreas de estudo, é um espaço que desperta a curiosidade e o interesse das crianças o que faz ser maior a compreensão das práticas de estudo como dimensões territoriais em trilhas e do próprio parque. Para melhor ressaltar essa ideia

Furlan (2013, p. 01) afirma que:

"A Geografia, como leitura do mundo em que vivemos, é parte desta construção gradativa dos saberes do cotidiano, relacionando-os aos saberem científicos e escolares que se desenvolvem enquanto os alunos aprendem a observar, questionar o que observam descrever, comparar, construir explicações, representar e espacializar acontecimentos sociais e naturais, considerando dimensões de tempo e do espaço".

Este projeto envolve pais, alunos, escola e professores na compreensão da realidade da cidade explorando o conhecimento de campo fora da escola, existindo uma problematização a ser explorada:

* Por que esses espaços de nossa cidade tem pouca valorização?

* Quais os animais que vivem nesse espaço?

* De onde vieram?

* Qual o tamanho territorial do parque?

* Como foi o parque há dez anos?

* Qual o órgão responsável pelo parque?

* Qual o motivo da existência desse parque?

* Existe mapa das trilhas?

*

São várias as questões a serem respondidas durante o projeto onde faz maior compreensão no processo de ensino aprendizagem. É na prática e na vivencia que o ato de aprender ocorre de forma mais prazerosa e produtiva.

TURMAS DE 1° E 2° ANO

OBJETIVO GERAL

Proporcionar às crianças a oportunidade de ampliar seus conhecimentos geográficos territoriais os quais despertará o crescimento intelectual e social em todas os campos que serão trabalhados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Explorar os fenômenos sociais e naturais do local;

* Explorar os conhecimentos prévios dos alunos;

* Criar um ambiente rico em aprendizagens;

* Conhecer um ambiente diferente do cotidiano escolar;

* Coletar dados por meio de pesquisas e observações;

* Confeccionar maquetes e mapas;

* Registrar experiências vividas pelo grupo;

* Respeitar e valorizar o meio ambiente local;

* Adquirir novos conhecimentos;

* Trabalhar a importância do meio ambiente e seus espaços;

* Participar de atividades de observação e caminhadas em trilhas;

METODOLOGIA

O desenvolvimento deste projeto irá potencializar as capacidades dos alunos ampliando as possibilidades discentes de compreensão da realidade em que está inserido e dos seus territórios e espaços geográficos.

O projeto contará com o questionamento do conhecimento prévio do aluno e seu desejo de aprender algo diferente, desenvolvendo atividades coletivas de passeio em trilhar observação da mata, animais e espaços e localização mostrada através de mapas, bússolas e GPS. Em sala será explorado a confecção de mapas, maquetes e conhecimento de nomes e novas palavras, onde também será realizado um texto coletivo e uma apresentação com fotos, registros, cartazes e materiais coletados e feitos.

DESENVOLVIMENTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com