TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA MANAUS 2017

Por:   •  30/1/2019  •  Artigo  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  5.676 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE PAULISTA

LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

MÍRIAN GERALDA SERRÃO DE OLIVEIRA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA

MANAUS

2017

MÍRIAN GERALDA SERRÃO DE OLIVEIRA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA

Projeto de Pesquisa apresentado pela discente Mirian Geralda Serrão de Oliveira, como exigência parcial para obtenção do grau de Licenciatura Plena em Pedagogia.

MANAUS

2017

RESUMO

O trabalho denominado projetos e práticas de ação pedagógica foi desenvolvido pela discente Mírian Geralda Serrão de Oliveira, que trás como contribuição pareceres a respeito do projeto políticos pedagógicos. Serão abordados: conceitos antigos e modernos de projetos pedagógicos; os diferentes tipos de projetos pedagógicos; a estrutura macro dos projetos pedagógicos; os projetos pedagógicos e suas responsabilidades enquanto meio de formação cidadã; novos espaços educacionais e desafios práticos; elaboração de registro dos conceitos identificados a partir das práticas. Na investigação dos dados, optou-se por contribuições passadas e modernas, com objetivo de comparar as mudanças de entendimento do determinado assunto.

Palavra chave: Projetos e práticas pedagógicas. Formação cidadã. Metodologias.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................................ 3

TEMA 4

1. CONCEITOS ANTIGOS E MODERNOS DE PROJETOS PEDAGÓGICOS ............ 4

2. OS DIFERENTES TIPOS DE PROJETOS PEDAGÓGICOS ..................................... 5

3. A ESTRUTURA MACRO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS .................................. 6

4. OS PROJETOS PEDAGÓGICOS E SUAS RESPONSABILIDADES ENQUANTO MEIO DE FORMAÇÃO CIDADÃ .............................................................................................. 7

5. NOVOS ESPACOS EDUCACIONAIS E SEUS DESAFIOS PRÁTICOS .................. 8

6. ELABORAÇÃO DE REGISTRO DOS CONCEITOS IDENTIFICADOS A PARTIR DE SUAS PRÁTICAS .................................................................................................................. 8

CONCLUSÃO .............................................................................................................................. 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................................................ 11

3

INTRODUÇÃO

Partilha-se nesta pesquisa conhecimentos relativos a projetos e práticas pedagógicas que além de solidificar minha formação profissional, contribuindo assim para a eficácia da prática pedagógica, mais especificamente no campo da atuação docente. Este projeto de pesquisa é um documento desenvolvido como exigência da Universidade Paulista, grupo Aqui Você Pode com polo em Manaus para obtenção da graduação de Licenciatura Plena em Pedagogia.

Apresentaremos o projeto politico pedagógico, que se caracteriza como um documento individual de cada instituição de ensino. No primeiro serão compartilhados conceitos antigos e modernos de projetos pedagógicos, os diferentes tipos de projetos, a forma como ele deve ser estruturado e suas responsabilidades enquanto meio de formação cidadã. No final do trabalho abordaremos os novos espaços educacionais, espaço este que está diretamente ligado com as praticas pedagógicas. Para concluir a pesquisa abordaremos a importância da elaboração dos registros dos conceitos identificados a partir das vivências dentro do campo educativo.

Neste documento de pesquisa o leitor encontrará questões que enaltece a importância do projeto pedagógico, assim como, as competências e habilidades que o educador necessita, pois no decorrer da pesquisa ficou evidenciado o diferencial que envolve este processo. É importante frisar a contribuição linear de autores do tempo passado e do presente, onde constatou-se a complementariedade das informações.

4

TEMA

Conhecer os diferentes tipos de Projetos e Práticas de Ação Pedagógica avaliando a real eficácia de suas intervenções para o desenvolvimento dos Espaços Educacionais enquanto espaços formadores de cidadãos conscientes

1. CONCEITOS ANTIGOS E MODERNOS DE PROJETOS PEDAGÓGICOS

O conhecimento muda a cada instante, a todo o momento precisamos renovar nossos saberes, sendo necessário às vezes mudarmos nosso ponto de vista em relação a muitas situações e pareceres. No caso da educação não é diferente. A forma como se aprende e como se ensina está em constante mudança e adaptações. Importante enfatizarmos que a sociedade é reflexo do contexto de cada momento.

No passado tínhamos o entendimento de que o ensino era algo que passávamos ao outros. No denominado “ensino tradicional” compartilhava-se o pensamento de que o professor era o detentor da sabedoria e que o aluno era expectador, hoje entende-se que tais convicções eram equivocadas, assim como demais outras correntes de pensamentos que mudaram com o passar do tempo.

Após diversas reformas politicas ocorridas na década 1980, como o fim do militarismo, por exemplo, a sociedade partilhou de pensamentos positivos em busca de mudanças politicas sociais, alguns conceitos mudaram. No decorrer do tempo histórico, opositores foram projetando ideologias contrarias ao que vinha sendo implantada pelo militarismo. O modelo de sociedade reprodutivista já não era mais bem vinda dentro desse novo contexto politico vigente, sobre isso Saviani (2007, p. 393) afirma:

Empenham-se, pois, em explicar a problemática educacional remetendo-a sempre a seus determinantes objetivos, isto é, à estrutura socioeconômica que condiciona a forma de manifestação do fenômeno educativo. Mas é reprodutivista porque suas análises chegam invariavelmente à conclusão que a função básica da educação é reproduzir as condições sociais vigentes.

A função da escola já não era mais reproduzir modelos de currículos comuns predeterminado a todos. Houve o consenso e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com