TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.527 Palavras (15 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º Flex e 7º SEMESTRE

LUCINARA TERESINHA BORBA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Il – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

São José dos Pinhais

2017

LUCINARA TERESINHA BORBA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Il – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório ll – Anos Iniciais do Ensino Fundamental 6º Flex e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Lilian Sayuri Yasuda Silva.

Tutor de sala: Suzelei Sanchez

São José dos Pinhais

2017


 SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO lI:ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        5

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        5

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        7

3.1.        Caracterização do Campo de Estágio        7

3.2.        A Rotina Observada        9

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO        10

4.1 INTRODUÇÃO        10

4.2 Dados Gerais do Projeto        11

4.3 Referencial Teórico        12

4.4        Planos de Aula da Intervenção        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS        19



1 INTRODUÇÃO

O presente Estágio foi realizado na Escola de Educação Infântil e Ensino Fundamental Estrela Guia. Esta experiência foi de grande importância para transpor o  aprendizado na teoria que é repassada  durante as aulas na faculdade, para ir a prática e realidade em uma sala de aula de ensino fundamental, observei rotinas de algumas turmas, estudei o Projeto Político Pedagógico da instituição e atravéz disso elaborei meu projeto de intervenção que tem como tema principal “ A Higine do Corpo” ressaltando a importância da higiene em nosso cotidiano, cujo objetivo é  que as crianças aprendam de maneira  lúdica, a importância do cuidado com o próprio corpo na manutenção e prevencão da saúde e no bem estar pessoal e coletivo, incentivando a autonomia para manusear os produtos necessários para realização desses cuidados em nosso dia-a-dia. O projeto foi elaborado em conformidade com os objetivos presentes na orientação pedagógica da escola, trabalhando a linguagem de conhecimento de si e do mundo, reforçando a identidade e autonomia. A turma escolhida para realizar a intervenção foi 2º ano do ensino fundamental, aplicando 6 aulas sobre o tema elaborado.


2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO LI:ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio obrigatório foi realizado, na escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Estrela Guia, onde veio a contribuir para o enriquecimento dos alunos pois o tema trabalhado no ensino fundamental visa uma higiene com mais conciencia do bem estar e a economia de tudo que envolve este proceso, a água, luz o papel higienico entre outos, atraves de videos e atividades, envolvendo as crianças a um mundo de brincadeiras, onde se pode aprender os abitos e o maniseio correto da higiene e dos produtos que se utiliza.

 

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional

O estágio é um dos momentos mais importantes para a  formação do acadêmico, pois é o momento de vivenciar experiências e aprimorar seus conhecimentos, referentes ao âmbito escolar, é nesse momento que o futuro profissional tem oportunidadade de entrar em contato direto com a realidade profissional no qual será inserido, conhecendo os aspectos indispensável para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia. É um processo de preparação para formação, uma vez  que é o período em que põe em prática a teoria que é ensinada nas tele aulas, nos livros ou em pesquisas que são realizadas, levando o aluno a vivenciar a realidade cotidiana em uma sala de aula, onde podemos perceber como tudo funciona.

Podemos perceber como é o dia-a-dia de cada turma. Além disso o estágio em todas as áreas é de extrema importância para que o profissional possa perceber qual é seu perfil, em qual modalidade de ensino ele se encaixe para melhor satisfação de si e de qualquer instituição. Enfim, o estágio é um processo de aprendizagem indispensável para um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de sua formação.

 


3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

  1. Caracterização do Campo de Estágio

   O estágio obrigatório foi realizado Escola Estrela Guia, situada na rua José Trevisan, n° 672, São Marcos, CEP 83090-090, município de São José dos Pinhais. O prédio possui boas instalações, salas bem arejadas, mobília em bom estado e um amplo espaço aberto.

São condições minímas para esta proposta: Estrutura física adequada, número suficiente de profissinais, política de formação contínua, recursos materiais que permitam a criança expressar com liberdade sua criatividade e ao adulto trabalhar dignamente e principalmente, com respeito a diversidade cultural e social das pessoas envolvidas no processo.

  A proposta adotada no centro deverá permitir a criança a participação na construção do conhecimento, a capacidade criadora de desenvolver conhecimento para soluções de problemas por meio de jogo, do brinquedo, e das brincadeiras. Não há lugar privilegiado para o professor, seu papel é de auxiliar no desenvolvimento livre e espontâneo da criança, se invertam é para dar forma ao raciocínio dela. A disciplina surge de uma tomada de conciência de limites da vida grupal, assim, aluno é aquele que é solidário, principalmente, respeitadpr de regras em grupo, buscando interagir uma pedagogia crítico-social, o conhecimento resulta de trocas que se estabelecem na interação entre o meio (natural, social e cultural) onde o professor é o mediador do processo. Pode-se, portanto, estabelecer como horizontes à formação de cidadãos críticos, concientes, participativos e democráticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (191.1 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com