TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensino De Literatura Uma Proposta Dialógica Para O Trabalho Com Literatura

Pesquisas Acadêmicas: Ensino De Literatura Uma Proposta Dialógica Para O Trabalho Com Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 4

Ensino de Literatura uma proposta dialógica para o trabalho com literatura

01 - Faça uma pesquisa entre as crianças de sua família ou de sua vizinhança a respeito de quais narrativas (história) conhecem. Pergunte a elas quais são os elementos que consideram importantes para identificar uma boa história. Compare o resultado com as informações oferecidas no Capítulo1.

As narrativas mais conhecidas são um pouco variadas, embora a cinderela seja a mais conhecida e mais amada pelas crianças de diferentes idades, o seu enredo demonstra uma menina que sofre a falta da mãe, os abusos da madrasta e o encontro do seu grande amor retratam bem os elementos mais importantes da história. É importante ressaltar alguns aspectos demonstrados no capítulo 1, que afirma que a criação literária seja para adultos ou crianças, atende a alguns critérios que definem a natureza da literatura. Assim podemos indicar a literatura como uma fonte primordial de incentivos a leitura para uma vida toda.

02 – Faça um levantamento de projetos pedagógicos que tratem do trabalho com a leitura e com a literatura em algumas escolas de sua região. Verifique conceitos, objetivos e aplicação prática desse conteúdo. Faça um relatório de sua pesquisa. Elabore uma programação de trabalho.

O trabalho de incentivo à leitura tanto em escolas da rede publica como particular vem trabalhando incessantemente a interdisciplinaridade envolvendo a questão da leitura e da interpretação de texto em todas as matérias . É importante salientar que a leitura visual feita pelas crianças nos livros infantis é o próprio incentivo para despertar o desejo de ser leitor.

03- Planeje uma aula de introdução ao trabalho com literatura para alunos da primeira série do ensino fundamental, estabelecendo claramente objetivos específicos do texto literário e materiais a serem lidos e trabalhos.

Literatura Infantil

Os três porquinhos

Duração: 90min.

Assistir o filme os três porquinhos

Após ver o filme os alunos realizarão atividades individuais e em grupo.

Debate sobre a moral da história e compartilhamento dos alunos sobre o que foi entendido.

Atividades: Os alunos realizarão atividades de pintura dos principais personagens do filme, e realizarão atividades dos sete erros com os personagens do filme.

Objetivos da atividades: Trabalhar a memorização dos personagens,

04 – Entreviste seus familiares, próximos ou distantes, a respeito de leitura: como eles aprenderam a ler, o que leram, o que pensam da leitura a atualmente. Comente com eles qual é seu trabalho na escola e a importância de formar leitores. Relate o resultado de sua pesquisa.

Como você aprendeu a ler? Esta é uma pergunta que tem respostas bem curiosas de acordo com a idade do entrevistado.

As gerações passadas não tinham acesso a grandes obras literárias e as condições de estudo eram precárias, onde o uso de material didático era quase inexistente. Grande parte do aprendizado vinha da vontade e da curiosidade da criança, pois os materiais de apoio eram poucos, já as gerações mais novas tem acesso a tudo e todas as obras que possam imaginar principalmente através da internet, muitas crianças antes mesmo de saber a ler e escrever com fluência já tem domínio sobre desenhos e jogos pela internet, já conseguem manipular o equipamento.

Após entrevistar amigos e familiares próximos ou não foi possível observar que a aprendizagem acontece de várias formas e que o interesse na literatura vem sobre quase tudo seja literatura infantil, romance, receitas, história da vida real ou sobre qualquer assunto da internet. As opiniões a esse respeito são variadas, mas todos tem uma preferência, e o conhecimento básico a respeito de alguma coisa.

05 – Elabore um plano de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com