TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ-PROJETO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  10/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

PRÉ-PROJETO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Aluno (a):

Denny Nascimento de Jesus

Matrícula:

20161090080189

Professor (a) orientador (a):

Waléria Batista S. Vaz Mendes

Linha de Pesquisa:

Língua (gem), Educação e Cultura

Tema:

Processos de aquisição em L1 e L2: a importância e o papel da Avaliação do Conhecimento na Educação do Surdo

Justificativa:

 

Este trabalho busca compreender teórica e empiricamente quis são a concepção de avaliação de aprendizagem presente no processo de aquisição da linguagem do surdo no ensino fundamental, identificando suas principais práticas e instrumentos. Partindo das seguintes questões: quais são as concepções de avaliações presentes no processo de aquisição da linguagem do surdo nas séries iniciais do ensino fundamental? Sendo sua L1 libras e a L2 Língua Portuguesa na modalidade escrita. E quais são as principais práticas e instrumentos utilizados na avaliação da aprendizagem do surdo? E como essa avaliação interfere na aquisição linguística desse aluno?

Pensando que a aquisição da linguagem é o processo pelo qual a criança aprende sua língua materna, e que a linguagem é o estimulo necessário para a interação e o aprendizado. Temos que refletir sobre nossas ações pedagógicas sobre o processo de ensino-aprendizado se preocupando somente com a potencialidade, buscando sempre metodologias que ás atenda pensando em cada aluno com sua própria maneia de ser, respeitando seu contexto social e sua realidade particular. A linguagem é o estimulo necessário para a interação e o aprendizado.

 A partir daí podemos afirmar que para o aluno surdo o ideal seria uma educação bilíngue, com a aprendizagem baseada na língua de sinais como primeira língua. Possibilitando trocas nas diferentes situações e constituindo pensamentos para alcançar zona de desenvolvimento proximal do aluno tendo um desenvolvimento processual e continuo.

Referencial Teórico:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1997) dizem: que o domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso á informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento.

Vigotisk apud Razuck e Tacca, nos fala que para o ser humano desenvolver aprendizagem, ele precisa ter interação com outro ser humano, e que o gatilho que desencadeia esse desenvolvimento é a linguagem. É a partir dela que por meio de interações e trocas se torna possível chegar ao potencial conhecimento do ser humano, dando  ênfase as funções mentais superiores em que a linguagem e pensamento estão fortemente conectados, avaliando a criança pelo que ela esta aprendendo através da sua compreensão do mundo.  O processo de ensino dos conteúdos curriculares da educação básica para o aluno surdo não e uma tarefa das mais simples para o professor. Avaliar também não é a questão mais simples e de acordo com Mahal e Ribas (2013) e avaliação da aprendizagem no contexto geral da educação já é um ato bastante complexo. Aprofundando ainda mais quando entra em cena uma educação que necessita compreender as especificidades do sujeito surdo.

Há ainda muito que se pensar em relação ao ensino aprendizagem para o aluno surdo. Sabe-se que existem alunos surdos que passam por vários anos de escolarização e apresentam competências para aspectos acadêmicos muito aquém por não ter metodologias exclusivas para atender as suas especificidades, e a sua linguagem própria a língua de sinais. Mantendo os alunos nos bancos das escolas sem o devido aprendizado, ou seja, o aluno está presente na escola, mas não tem acesso a aprendizagem. Para o aluno surdo essencial uma construção de identidade surda, que só se torna possível considerando a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, como a primeira língua do aluno surdo e a língua portuguesa como sua segunda língua na modalidade escrita. Por que é a linguagem que potencializa os instrumentos mediadores em uma direção transformadora da cultura.

Objetivos:

Objetivo geral

  • Conhecer e compreender as concepções de avaliação da aprendizagem presentes no processo de aquisição da L1 e L2, a importância e o papel da avaliação do conhecimento na educação do surdo.

Objetivos específicos

  • Analisar as concepções de avaliação da aprendizagem presentes no processo de aquisição linguístico no ensino do aluno surdo.
  • Mapear as concepções da avaliação da aprendizagem presentes no processo de aquisição da L1 e L2 presentes no processo de ensino do aluno surdo.
  • Conhecer e examinar quais são as principais práticas e instrumento utilizados na avaliação da aprendizagem presentes no processo de aquisição da L1 e L2 do aluno surdo.

Metodologia:

Para a pesquisa teórica será realizada uma revisão de leitura tendo como foco a analise e a compreensão das principais concepções de avaliações de aprendizagem da aquisição da L1 e L2 e suas repercussões no ensino do surdo com o objetivo de estabelecer uma sustentação teórica e analítica para os conceitos que alicerçam a pesquisa.

Já para a pesquisa empírica trabalharei com duas escolas do ensino fundamental que possuem alunos surdos. Realizando análise documental do projeto político pedagógico das instituições principalmente no que diz respeito a sua concepção de avaliação da aprendizagem. Observação em campo das atividades ministradas aos alunos surdos; entrevista com os docentes e intérpretes. Prevendo espaços de trocas, para reflexões.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com