TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: CICLO VITAL

Por:   •  23/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  7.095 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA

TRABALHO DE PESQUISA COM SITUAÇÃO PROBLEMA – 1º BIMESTRE

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: CICLO VITAL

São Paulo – SP

2017


Alicia Melo Neto - N176FF6

Aline Jeronimo de Almeida - D294GF3

Beatriz Carnevale Benfatti - D277II0

Bianca Tavares Licario - N132531

Camila dos Santos Cardoso - N122CA0

Camila Viana de Almeida - D276BB6

Danielly Silva de Sá - N149JF8

Leticia Sousa de Oliveira - N1649E5  

TRABALHO DE PESQUISA

Trabalho de pesquisa com situação problema apresentado à disciplina de Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital.

Profº Alexandre

São Paulo

2017

SUMÁRIO

(Na revisão final incluir sumário)


Introdução

Este trabalho visa a compreensão do desenvolvimento humano na fase que corresponde à Terceira Infância. Conforme estudado em sala de aula, em artigos e livros, faremos uma reflexão sobre determinada situação problema, eliminando o julgamento e o senso comum ao avaliar o caso.

O caso qual avaliamos, se refere a Salim, uma criança de 8 anos, cujo os pais estão em fase de divórcio, e buscam orientações para passar por este processo. Desde o início da separação dos pais, Salim vem apresentando uma série de problemas no comportamento escolar e familiar. Cabe a nós como educadores, saber de que forma a escola pode ajudar a criança na superação dos problemas emocionais que surgem durante o período da separação dos pais, e demais dificuldades apresentadas por Salim.

Aspecto físico

De acordo  Papalia e Feldman (2006) o desenvolvimento físico é mais lento na terceira infância do que nos anos anteriores. Existem grandes diferenças na altura e no peso, a nutrição e o sono adequados são essenciais para o crescimento normal e para uma boa saúde. Conforme a situação problema, o desenvolvimento de Salim é esperado pela média correspondente à sua idade, portanto ele não apresenta nenhum aspecto físico inesperado.

Aspecto Cognitivo

Em relação ao desenvolvimento cognitivo, na terceira infância ocorrem mudanças significativas nesse período. De acordo com Jean Piaget (1896-1980) nesse período a criança se encontra em um estágio operatório-concreto. Por volta dos 7 anos, segundo Piaget, as crianças atingem o estágio operatório-concreto, em que fazem uso de operações mentais para resolver problemas concretos (reais). As crianças podem pensar logicamente porque conseguem levar em conta os vários aspectos de uma situação. Entretanto, a maneira de pensar delas é ainda limitada a situações reais no aqui e no agora.

Nesse período as crianças conseguem resolver facilmente problemas simples de matemática, conseguem fazer contas de cabeça, aonde Salim vem apresentando problemas. A diminuição do egocentrismo é substituído pela capacidade de compreender que as outras pessoas têm pontos de vista diferentes, e conforme a situação problema, Salim tem dificuldade em aceitar as ideias dos colegas.

Esse sentimento de respeito na primeira infância é caracterizado por uma relação de sentido único, da criança para o adulto. Ele é quem rege as relações do sujeito ainda egocêntrico que, apesar de não compreender as necessidades das regras para o convívio social, acata as normas dependendo da fonte de onde emanam. Seu egocentrismo inconsciente não lhe permite compreender as leis do mundo exterior como fazendo parte de um universo de relações independentes. Assim, suas ações ainda giram em torno de seus próprios interesses e não em torno de um sistema de relações recíprocas e interpessoais. (GROPPA, 1996, p. 107)

Aspecto Familiar

Conforme estudado em sala de aula, é por meio da educação familiar que a criança, desde pequena, aprende a conviver com regras e respeitar o próximo. O contexto familiar é de grande importância para a formação da criança. Algumas podem apresentar mau comportamento, baixo rendimento escolar, baixa autoestima, enquanto aquelas que possuem as famílias atentas ao seu desenvolvimento tendem a se sentir mais seguras, motivadas e com vontade de aprender. Os pais, na visão de Gottman e De Claire (1997), que não impõem limites e tampouco procuram orientar o comportamento de suas crianças, resulta em que estas apresentem dificuldades para concentrar-se, em fazer amizades e em relacionar-se bem.

Segundo Hart L. A. (1992, p.36), “Muitos pais pensam que seus filhos se sentem amados porque podem fazer o que desejam. As crianças precisam de limites seguros, saudáveis e razoáveis, e nossa disposição em colocar esses limites transmite amor”.

Muitas vezes os pais querem agradar seus filhos, pelo fato de não terem tempo para eles, acabam fazendo todas as suas vontades e presenteando os mesmos  para suprir a presença deles, criando dessa forma, filhos sem limites. Na situação problema, Salim sempre achava uma forma para dormir na cama com os pais, e os pais deixavam, selecionava quem ia buscá-lo na escola e além disso sempre teve todos os presentes que solicitava. Na escola, ele está com dificuldade em português, matemática e na leitura. Para Casarin[a] “A dificuldade de aprendizagem de uma criança ou um adolescente pode não ser mais do que uma forma encontrada de manifestar a falta, a precariedade dos vínculos familiares (...)”.

É essencial o acompanhamento da família juntamente com a escola para um bom desenvolvimento da criança, assim os pais poderão entender de onde vem estes problemas e poderão buscar as soluções.

Aspecto Social

Salim possui poucos amigos além de dificuldades em aceitar outras opiniões ou perder, sendo assim, ele precisa aprender a lidar com frustrações. Os pais, muitas vezes bem intencionados, na tentativa de poupar seu filho de possíveis desapontamentos, buscam atendê-lo em suas expectativas, feito de maneira excessiva pode fazer com que a criança não vivencie a frustração como algo natural. As crianças precisam entender que ganhar e perder faz parte da vida e que devemos nos esforçar para conseguir algum objetivo, porém, algumas vezes podemos não consegui-lo. É extremamente importante os filhos saberem que, independente da vitória ou da derrota, eles serão sempre amados e respeitados pelos pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com