TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOPEDAGOGIA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO

Por:   •  28/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 3

Prova teoria do desenvolvimento

A adolescência é uma fase do desenvolvimento em que a tomada de decisões é fundamentada por uma forma de cognição que permite ao adolescente pensar sobre fatos ou assuntos nunca antes vivenciados. Qual é o nome desta característica e ela é típica de qual fase do desenvolvimento cognitivo, segundo a teoria de Jean Piaget?

[pic 1]

Simbolização - Estágio Egocêntrico.

[pic 2]

Abstração - Estágio Lógico formal.

[pic 3]

Representação - Estágio das Operações Simbólicas.

[pic 4]

Abstração - Estágio Operatório Concreto.

2. Uma determinada escola está planejando criar uma brinquedoteca para ser uma escola de referência na comunidade em que atua. Em seu planejamento pedagógico, ela atenderá crianças nas faixas etárias de 3 a 6 anos, logo, os brinquedos e jogos devem se ajustar a essa capacidade cognitiva e aos interesses das crianças. Em se tratando da teoria de Jean Piaget sobre o Desenvolvimento Humano, estas crianças estão em que fase?

[pic 5]

4º período: Operações formais.

[pic 6]

2º período: Pré-operatório.

[pic 7]

3º período: Operações concretas.

[pic 8]

3. Nas fases de desenvolvimento humano propostas no modelo freudiano, há um período no qual ocorre a canalização das energias sexuais para o desenvolvimento social. Deste modo, a energia do desenvolvimento fica temporariamente deslocada dos seus objetivos sexuais. Esta descrição corresponde ao período da:

[pic 9]

Fase de Latência.

[pic 10]

Fase Oral.

[pic 11]

Fase Anal.

[pic 12]

Fase Fálica.

4. Conforme o que estudamos na apostila e de acordo com o que vimos nas aulas de psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, a compreensão do desenvolvimento humano engloba as trajetórias no ciclo de vida do indivíduo:

[pic 13]

Da Adolescência até a velhice.

[pic 14]

Desde a concepção até a morte.

[pic 15]

Entre o Nascimento e os 7 anos de idade.

[pic 16]

Somente no Processo Gestacional.

5. Conforme estudamos em sala de aula com o auxílio do material pedagógico, existem muitas diferenças entre Piaget e Vygotsky. Porém eles partilham de pontos de vista semelhantes. Ambos entenderam o conhecimento como adaptação e como construção individual, além de:

[pic 17]

Concordam que desenvolvimento é dependente da maturação e condiciona o aprendizado.

[pic 18]

Concordam que desenvolvimento é definido como a substituição de respostas inatas a partir do aprendizado.

[pic 19]

Concordam que os processos de aprendizagem ocorrem em planos complementares de interação e participação, nos quais a escolarização tem função secundária.

[pic 20]

Concordaram que a aprendizagem e o desenvolvimento são auto-regulados.

6. A Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos (físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social), desde o nascimento até a idade adulta, ou seja, a idade em que todos estes aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e:

[pic 21]

Estabilidade.

[pic 22]

Desequilíbrio.

[pic 23]

Labilidade.

[pic 24]

Instabilidade.

7. Uma professora promete um ponto na média da prova para quem prestar atenção na aula e ficar em silêncio durante a sua explicação. Que "técnica" da Teoria Behaviorista ela está usando?

[pic 25]

Fuga.

[pic 26]

Esquiva.

[pic 27]

Reforço.

[pic 28]

Percepção.

8. Assinale a alternativa CORRETA, levando em conta o que estudamos nas nossas aulas, auxiliados pelo nosso material de apoio:

[pic 29]

A afetividade é entendida sob o ponto de vista do desenvolvimento, como o conjunto de estímulos externos e de sensações externas que podem afetar o indivíduo de forma positiva ou negativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (455.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com