TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PTG CULTURA AFRO BRASILEIRA INDÍGENA

Por:   •  24/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.094 Palavras (21 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1]

           

                                                                                                                       

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO - TABOÃO DA SERRA


CURSO DE PEDAGOGIA

Acadêmicas:

Mara Cristina Cruz Romero Silva                            RA: 26296424

Katia Dos Santos Pinto                                            RA: 26296769

Tutoras:

Claudia Macharete Bezerra

Samanta Fernandes da Silva

TABOAO DA SERRA-SP

                                                   2020

CULTURA AFRO BRASILEIRA INDÍGENA

Bibliografia:

Documentário “Guerras no Brasil”

A Inclusão da História e da Cultura Afro-brasileira e Indígena nos Currículos da Educação Básica (Elisabeth Maria de Fátima Borges)

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008.

Base Nacional Comum Curricular

                           1 Introdução

                           2  Cultura Afro Brasielira Indígena

                   3 Africanos no Brasil

                   4 Indígenas

                   5 Projeto Escola

                   6 Conclusão

Introdução

Os conteúdos propostos desse trabalho, devem então, considerar estratégias de lutas e sobrevivência trabalhadas de modo contextualizado, não permitindo a manutenção dos sentidos folclorizados, exótico e extravagante, que fazem parte do imaginário social. Por meio desta proposta de trabalho, pretende-se problematizar fatos históricos que vêm sendo sistematicamente omitidos nos currículos escolares e intervir na ideia negativa e hegemônica a respeito desses povos.

Para tanto, deve-se garantir que os fatos que demonstram que indígenas e negros não foram passivos, mas partícipes, lutadores e, em diferentes situações, heróis, sejam incorporados à nossa história.

Estado brasileiro se caracterizou, por muito tempo, pelo colonialismo/escravisismo. Suas regras foram ditadas por Portugal e tudo o que se produzia era para o sustento da metrópole. Dessa maneira, os indígenas, inicialmente, e os negros, posteriormente, foram escravizados e coisificados, sendo excluídos do acesso à riqueza produzida no país.

Trata-se de um momento em que a educação brasileira busca valorizar devidamente a história e a cultura de seu povo afrodescendente e indígena, buscando assim reparar danos, que se repetem há cinco séculos, à sua identidade e a seus direitos.

Esse trabalho, tem como objetivo de identificar permanênica na forma de preconceito, estereótipos e violências sobre as populações Negras e Indígenas no Brasil e nas  Américas, nosso papel é contar a verdade sobre esses Povos tão massacrados no passado e até os dias atuais e propor mudanças através de Projetos dentro da Escola.

Cultura Afro Brasielira Indígena

Os Europeus chegaram no Brasil, famintos, doentes, sujos e foram bem recebidos pelo povo Indígena, foram socorridos e cuidados.

Não diferente dos africanos que vieram escravizados e obrigados a trabalhar nas lavouras de Cana-de-Açúcar, foram milhares deles ao longos de um século, com expectativa de vida de 10 á 20 anos.

Mito de origem esse descobrimento pelos Portugueses/Europeus, não houve evento que marcasse tal descobrimento, houve uma sequência de más intenções e desejos de estabelecer trocas marcadas por tensões e interesses da dominação e conquista.

Muitos morreram e morrem até hoje em defesa da sua terra , da dignidade e sobrevivência.

No Brasil, o século XIX foi marcado por profundas alterações sociais, políticas e econômicas. A questão racial apresentou-se como um dos elementos determinantes para as configurações da sociedade e do Estado brasileiro.

Uma das consequências dessa constituição histórica é que o Brasil tornou-se um dos países com a pior distribuição de renda e com a maior desigualdade racial do planeta e, o mais grave, com a perpetuação dessa condição até o século XXI.

As populações negras e indígenas no Brasil sofrem preconceitos raciais e encontram-se impedidas de acessar bens e serviços, tais como: saúde, educação, segurança e emprego. Os números do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, em diversos municípios do Brasil, há grande parte da população indígena em extrema pobreza - sem renda própria.

O Censo mostra, ainda, que a população indígena representa apenas 0,4% dos brasileiros, contudo representa 2,9% da população em extrema pobreza.

O processo democrático estabelecido na Constituição brasileira, relativamente às populações negra e indígena, historicamente excluídas no que diz respeito à Educação, passa a ser regulamentado na LDB, em seus artigos 26-A e 79-B. Essa legislação estabelece a obrigatoriedade do ensino sobre história e cultura afro-brasileira e indígena no âmbito de todo o currículo escolar, resgatando sua contribuição decisiva para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do país.

Cerca de 12 milhões de negros foram trazidos como escravos para o Brasil. A guerra dos Palmares, escancara uma ferida que marca o País até hoje.

Entretanto, para além desse “racismo residual”, conforme nomeado por Florestan Fernandes (1978), o que vemos é a permanência de exclusão racial e atitudes preconceituosas ressignificadas no cotidiano, corroborando a manutenção da miserabilidade das populações negras. De outra parte, pois há especificidades, os povos indígenas frequentemente se veem às voltas em conflitos acirrados na defesa de suas formas de sobrevivência e cultura, que exigem do Estado brasileiro uma intervenção qualificada nas disputas por terras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com