TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper Oficinas Pedagogicas

Por:   •  24/8/2022  •  Artigo  •  3.893 Palavras (16 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 16

Oficinas Pedagógicas

Acadêmicos Isadora de França Rebouças¹

Tutor Externo Francisco Renato Pereira dos Santos²

        

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo de apresentar o desenvolvimento sobre o tema Oficinas Pedagógicas e, como esse método é trabalhado na prática, os principais motivos para desenvolver esse trabalho é a questão de, como as Oficinas estão criando um espaço maior na atualidade, ou seja, ter a percepção de como a utilização dessa forma de ensino está sendo usada pelos professores. Por meio de questionário, seis professores de uma instituição de educação infantil pública do Município de Aracati. Inicio com a resolução de como as oficinas pedagógicas são de suma importância, caracterizando a importância de uso da tal para desencadear métodos antigos, abrindo novas percepções de aprendizagem. Concluindo-se que os alunos estão de forma inerente aos resultados dessas práticas. A partir das respostas dos professores será detectado também como os professores entrevistados estão preparados ou não, e como eles classificam a importância das Oficinas Pedagógicas.

Palavras-chave: Oficinas Pedagógicas. Professores. Prática.

1. INTRODUÇÃO

        O presente trabalho visa abordar como as Oficinas Pedagógicas são desenvolvidas entre as crianças e professores, como são trabalhadas na educação infantil. Não podemos negar que a rotina escolar é intensa e que a demanda de trabalho, o conteúdo massacrante e a necessidade de despender uma quantidade significativa de tempo em tarefas burocráticas podem gerar a tendência de repetir práticas de ensino e aprendizagem. Dessa forma, se não houver um esforço intencional da instituição no sentido de promover a reflexão sobre a prática pedagógica, avaliar de fato seus resultados e utilizar os conhecimentos para gerar propostas inovadoras, a escola pode ficar estagnada.

Além dessa reflexão e inovação, como já falado, as oficinas pedagógicas é uma estratégia muito eficiente para a formação continuada de educadores e atualização dos docentes. Quando bem dirigidas, elas mostram como os conhecimentos teóricos podem ser aplicados aos desafios enfrentados na sala de aula, contribuindo para uma prática mais efetiva e destacar a escola. Nesse sentido, acreditamos na relevância do presente trabalho, uma vez que se propõe enaltecer o uso de Oficinas Pedagógicas, sendo avaliada por meio de educadores. Observando desde a utilidade quanto o uso de tal método.

 Segundo Antunes (2011), as oficinas pedagógicas implicam que o acesso ao conhecimento seja construído através da instauração de metodologias que instiguem: a participação, o interesse, a autonomia, a criatividade, o desejo em conhecer e o prazer de aprender. As oficinas pedagógicas se encaixam nessa metodologia, pois as oficinas constituem a possibilidade de instaurar uma prática pedagógica reflexiva e crítica.

Diante desde tema fica a questão de como essas oficinas são eficazes e capazes de repassar o ensino, não deixando de enfatizar a forma lúdica. A ludicidade está tomando forma e espaço na educação, e a criança por sua vez, torna-se criadora e protagonista dessa forma de aprendizagem. Nesse ponto de vista, o lúdico deve ser crítico e criativo, desenvolvendo possibilidades de novos valores e saberes. As oficinas possibilitam uma estimulação do saber ao criar e recriar situações, materiais, ferramentas e conhecimentos baseando-se na relação do sujeito com o objeto de estudo em questão.

        A oficina se caracteriza como uma estratégia do fazer pedagógico onde o espaço de construção e reconstrução do conhecimento são as principais ênfases. É lugar de pensar, descobrir, reinventar, criar e recriar, favorecido pela forma horizontal na qual a relação humana se dá. Pode-se lançar mão de músicas, textos, observações diretas, vídeos, pesquisas de campo, experiências práticas, enfim vivenciar ideias, sentimentos, experiências, num movimento de reconstrução individual e coletiva       ( NASTASIO;ALVES,2004,P.95)

Importante enfatizar a existência de grande produção sobre importância de oficina pedagógica, através das contribuições de autores como: Moita (2006), Paviani & Fontana (2009), Andrade (2011).

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O processo de formação dos educadores que atuarão em creches, pré-escolas e/ou centros de Educação Infantil, precisa possibilitar a construção de saberes que atendam às necessidades da Educação Infantil, preparando o futuro professor para que este tenha capacidade de elaborar e propor experiências educativas significativas. Nesse sentido, as oficinas pedagógicas são estratégias didáticas que possibilitam os alunos em formação articularem a teoria e a prática e terem contato direto com o público infantil, além de promoverem situações de experiências significativas e espaço de aprendizagem para as crianças.

 O professor da Educação Infantil precisa estar capacitado para desenvolver sua profissão e, neste sentido, é necessário que, durante sua formação acadêmica, a articulação entre teoria e prática se faça presente, possibilitando-o estar em contato com a realidade do seu campo de atuação, dialogando e refletindo sobre a prática pedagógica e, sobretudo, aprendendo diferentes metodologias que promovam a aprendizagem, envolvendo a ludicidade, para as crianças.

 As oficinas pedagógicas também permitem ao professor em formação desenvolver a criatividade a partir de diferentes produções a serem utilizadas na oficina. A ludicidade, a criatividade e as brincadeiras fazem parte do dia a dia do educador infantil, pois, segundo Holtz (1998, p.12): “o brincar deve ser valorizado por aqueles envolvidos na educação e na criação das crianças pequenas, fazendo a escolha dos materiais lúdicos que são reservados no brincar, cujo objetivo deve ter seu efeito sobre o desenvolvimento da criança.”

Muitos professores ainda possuem uma espécie de “barreira” que os impedem de desenvolver metodologias inovadoras em sala de aula, isso caracteriza um comodismo ao qual a educação vem assumindo ao longo dos anos, o processo de ensino e aprendizagem se reduz a um mero discurso unilateral, onde o professor é o orador e o aluno o ouvinte. As atividades práticas são um exemplo de metodologia que pode facilitar a assimilação de conteúdo, tornando assim a aprendizagem mais significativa, pois as atividades práticas proporcionam aprendizagens nas quais o aluno não poderia aprender apenas com aulas teóricas (ANDRADE; MASSABNI, 2011, p. 835-854)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com