TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper do Estágio Educação Fundamental

Por:   •  12/3/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

                                                           SUMÁRIO[pic 2]

1 PARTE I: PESQUISA         3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        4

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        5

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO         5

2.1 METODOLOGIA        5

2.2 CRONOGRAMA        6

REFERÊNCIAS        6

ANEXOS        xxx

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO...........................................................................................

 

PLANOS DE AULA............................................................................................................

1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Este projeto tem por finalidade apresentar a área de concentração apontada para as Metodologias de Ensino a partir do tema “Afetividade na Educação Infantil’’. Eu escolhi por essa opção, porque o afeto trás uma harmonia dentro da sala de aula, pois desperta nas crianças o prazer por aprender que influencia no processo de aprendizagem dos alunos. O afeto favorece a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo, fazendo com que a criança aprenda através dos sentimentos, das emoções, e nas experiências que são trocadas na interação com outra pessoa. A afetividade tem por finalidade de adaptar a troca de afeto na primeira infância com os colegas professor e familiares essas relações ensinam a criança a se comunicar a interagir e ajuda a desenvolver na empatia. A afetividade motiva os alunos, eles aprendem melhor quando estão motivados. Portanto, a afetividade e a cognição caminham juntas, assim servindo de apoio uma e outra para construir a inteligência emocional, assim preparando para enfrentar os desafios da vida. Existe vários recursos que podem ser utilizados em sala de aula para se trabalhar a afetividade como a contação de histórias, expressões das emoções, e entre outros.

 

.1.2 OBJETIVOS

            • Acompanhar atividades individuais enquanto as crianças estiverem desenhando,

brincando de massinha, ou realizando outras atividades sozinhas, especialmente      

as que envolvem criação, é interessante que o educador se sente por um tempo ao    

lado delas.

• Promover roda de conversa com as crianças. Uma boa ideia para estimular a  

afetividade na Educação Infantil é promover uma roda de conversa.

• Contar histórias: A contação de histórias é um ótimo meio de estimular

a afetividade na Educação Infantil. Desde os primeiros meses de vida, quando

começam a frequentar a creche, as histórias podem ser uma atividade válida.

• Promover atividades lúdicas atividades lúdicas são brincadeiras que envolvem jogos ou interações com outras crianças ou adultos, e podem ser muito trabalhadas na Educação Infantil.


1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

      A Afetividade está definida de tal forma como o conjunto de fenômenos psíquicos que manifesta sobre a forma das emoções dos sentimentos, paixões, que acompanha dá impressão dá satisfação ou insatisfação da alegria ou tristeza ou do agrado e desagrado. Portanto a afetividade exerce um papel fundamental

      Psicossomáticas básicas, que influencia na percepção no pensamento na memória, as ações e as vontades, sendo assim um componente essencial da harmonia, do equilíbrio e da personalidade humana. Uns dos objetivos da afetividade é ajudar a estimular e a promover o desenvolvimento das crianças em vários aspectos, que são o emocional, cognitivo e o social.

      Uns do papel que a Educação infantil exerce é o meio de interação com as pessoas de fora do círculo familiar e comunitário. A educação com o afeto é quando o professor age de forma afetiva na rotina das crianças. Isso cria uma relação com os alunos que tem o afeto em todos os momentos. Dar atenção e observar as crianças durante as aulas percebendo assim seus comportamentos e detalhes. Com isso é possível demonstrar a proximidade e respondê-las com atitudes ou verbalmente que proporciona bons momentos na sala de aula.

2 PARTE II: PROCEDIMENTO DE ESTÁGIO

2.1 METODOLOGIA

O Estágio Curricular Obrigatório I na Educação Infantil foi preparado em fases, a primeira corresponde á preparação do estágio. Foi escolhida a escola de ensino o CEI Cristina Ávila Wendhausen, escola de ensino infantil, localizada em Tubarão. As aulas foram observadas pela professora, Renata de Bem Valgas Machado, continuando com o roteiro de observação onde recolheu algumas informações da instituição de ensino, conforme, inclusive sua estrutura física, funcionários, educadores e gestão escolar. A classe escolhida para o estágio foi de 4 a 5 anos, no período matutino. Sobre o planejamento foi feito uma pesquisa em relação ao tema em que a professora trabalhou durante a semana, foi feito um roteiro de observação, cinco planos de aulas, de acordo com a regência. Por fim, concluindo onde será entregue o PAPER do estágio e também a socialização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com