TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e Diversidade

NOME COMPLETO DO ALUNO:  

  TUTOR: Simone Anacleto

BELO HORIZONTE/FACULDADE DE NEGOCIOS DE BELO HORIZONTE

 2014

Introdução

Muito se tem discutido, recentemente, acerca de diversidade e multiculturalismo, a sociedade brasileira, em suas múltiplas dimensões, tem como característica marcante de nossa cultura a riqueza de sua diversidade.

É objetivo desse trabalho analisar as principais características das Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana referencial curricular nacional para Educação Infantil.

Pesquisar sobre eventos comemorativos nas instituições de ensino, fazendo uma analise critica relatando a diversidade e o multiculturalismo.

Avaliar o quão diferentes são os núcleos familiares, mostrando o respeito as diferenças, ter consciência da própria realidade familiar, da sua herança, dos seus recursos e suas disfunções, da sua estrutura mais implícita e dos laços invisíveis que com tanta força a ela nos unem. Pretende-se assim assumir um papel mais consciente e mais ativo no desenvolvimento da vida familiar, pois acreditamos que, respeitando a diversidade de modelos familiares, podemos construir um ambiente com identidade própria, que facilita o nosso desenvolvimento pessoal.

Observando a diversidade e o multiculturalismo nas escolas:

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96)

A definição desses mecanismos tem importância, tanto do ponto de vista de garantia de continuidade para os alunos, como para eliminar as inquietações dos pais sobre a destinação de seus filhos. E, mais ainda, ela é necessária do ponto de vista administrativo e pedagógico, no que se refere a planos de ensino e de desenvolvimento educacional.

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

Qualidades (livros, educação, etc), orientação e coerência dos investimentos no sistema educacional, socialização, discussões, pesquisas e recomendações.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

Valorização da identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, garantia de conhecimento e igualdade de   valorização das raízes africanas.

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1.

O respeito à dignidade e aos direitos das crianças nas suas diferenças, individuais, sociais, econômicas, culturais, étnicas, religiosas, no direito de brincar, expressar, nos pensamentos, intervenções, e comunicações infantis.

O acesso e a socialização das crianças aos bens socioculturais sem descriminação de espécie alguma, para a sobrevivência e desenvolvimento de sua identidade.

Título: Comemoração do dia Mães da escola Nossa Senhora do Carmo

Disponível em: www.cocituverava.com.br/index.php/14-noticias/colegio-coc/100-colegio-nossa-senhora-do-carmo-coc-celebra-dia-das-maes-em-grande-estilonome.do.site.com 

Acesso em: 02/04/2014

Observando o evento que ouve em comemoração ao dia das mães no Colégio Nossa Senhora do Carmo, permitiu observar que o multiculturalismo e diversidade estiveram presentes no evento, o docente tem um papel muito importante a desempenhar neste âmbito intercultural, pois a sua atitude, prática e formação influencia no processo educativo, podendo favorecer ou mesmo criar obstáculos ao desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos como também ao desenvolvimento de competências e capacidades de cada um. Um conhecimento aprofundado da escola e do meio em que esta se insere, deve ser dos primeiros passos para garantir uma boa educação multicultural, onde a informação relativa aos alunos dessa escola possa ser utilizada na organização da mesma, valorizando a pedagogia diferenciada e a flexibilidade curricular, imprescindíveis para a aprendizagem e sucesso escolar pretendidos pelos docentes e pela própria escola.

Um ponto positivo foi a participação de todos os envolvidos, professores, direção e coordenação e dos alunos, do infantil ao ensino médio, mostrando a contribuição de cada um.

Valorização da diversidade e o multiculturalismo nos núcleos familiares

Desenho visualizado por você

Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo

[pic 2]  Cadeirante

A pessoa cadeirante pode ter uma vida normal, como trabalhar, ter filhos e educa-los, ler e escrever livros, momentos de lazer, estudos, atividades esportivas dentre outros, um ponto que ainda precisa ser muito melhorado e o da acessibilidade, para poder ir aonde os outros vai, ter acesso a todos os ambientes (transporte público, banco, banheiros, dentre outros).

[pic 3]

Pai solteiro

No mundo atual, podemos dizer que não é muito comum vermos pais (homens), que assumem a responsabilidade de criar um filho sozinho, por um homem conseguir ter o mesmo amor de uma mãe, é raro, porque geralmente os homens fogem da responsabilidade, mas não é impossível exercer essas atividades, conciliando trabalho, faculdade, etc) oferendo aos filhos, educação, lazer, alimentação, caráter, carinho, dedicação, estrutura familiar, dentre outros.

[pic 4]

Dona de casa

A dona de casa trabalha exclusivamente para à própria família, não é remunerada pelas atividades que exerce. Mas tem um papel muito importante dentro da família, podendo participar da criação dos filhos na integra, cuidando da casa e do marido. O problema é que trabalho doméstico ainda não é considerado trabalho, mas sim obrigação, muitas vezes relacionado a um gênero que tem o dever de cuidar da casa.

[pic 5]

Família tradicional

Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações. O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar.

[pic 6]

Mulher trabalhando

No mundo atual é muito comum vermos mulheres, mães trabalhando fora para ajudar nas despesas de casa, isso não à impede de participar da educação dos filhos, de ensina-los os valores ético, moral.

Estando ou não no mercado, todas as mulheres são donas-de-casa e realizam tarefas que, mesmo sendo indispensáveis para a sobrevivência e o bem-estar de todos os indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (170.9 Kb)   docx (224.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com