TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia: O PRIMEIRO DIA DE AULA.

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  1.292 Visualizações

Página 1 de 2

O PRIMEIRO DIA DE AULA.

O Primeiro dia de aula é sem dúvidas um dia cheio de expectativa e ansiedade, tanto por parte dos alunos como também pelos professores. Para que esse dia seja tranquilo e muito prazeroso para todos, primeiramente a escola tem que estar envolvida com as atividades propostas. A escola deve estar pronta para a recepção dos alunos, com faixas de boas vindas, com uma equipe na porta do colégio para recepcionar os alunos e se possível com fantasias de personagens infantis que as crianças gostam. É necessário disponibilizar alguns funcionários para que fiquem em pontos estratégicos para orientar pais e alunos a se encaminharem as suas salas. Música e alegria também fazem parte desse dia. A alegria o entusiasmo e a acolhida são fundamentais para que a criança queira voltar para a escola e isso é uma condição importante para que a aprendizagem aconteça.

1º Momento

- Apresentação

Na sala de aula o professor deve recepcionar o aluno com muita alegria e entusiasmo, pois esse primeiro momento se evidencia a troca de sentimentos manifestada pelo encontro e reencontro. Este momento já se estabelece um vínculo afetivo. O professor deve transmitir ao aluno, que a sua presença é muito importante, pois a aprendizagem se da na relação entre as pessoas: professor x aluno, aluno x aluno e outros. A Acolhida não deve ser muito prolongada, mas deve ser intensa, fazendo com que o aluno se sinta bem dentro do espaço escolar. É muito importante que aconteça um momento de apresentação entre os alunos antes do início dos trabalhos. O Professor deve estimular a criança a falar um pouco sobre ele mesmo.

Para isso vamos fazer uma dinâmica: O Batuque da Alegria – O professor pode utilizar um pandeiro, tambor, lata ou mesmo uma caixa. Enquanto toca, deixa passando algo por entre as mãos do aluno(pode ser uma caneta, uma caixinha, uma bola), no momento em que parar o batuque, o aluno que estiver com o objeto na mão, fala seu nome, idade e o que deixa mais feliz.

Atividades que promovam a cooperação e o trabalho em equipe são eficazes no combate ao bullying (foto: Google)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com