TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia da Autonomia

Por:   •  24/8/2017  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Pedagogia da Autonomia por Paulo Freire

FREIRE (1996) é o autor de um dos livros mais importantes na educação brasileira no qual desenvolveu o método de alfabetização libertadora, popularmente chamado de “Método Paulo Freire”. E também criou o MOVA, movimento de alfabetização que hoje é usado em muitas escolas.

No livro, o autor explica as práticas e exigências de como ensinar, que nunca estaremos certos de nossas certezas e critica alguns métodos de ensino tradicional, por ser um método repetitivo.

Segundo FREIRE (1996), o professor tem que ser um eterno pesquisador, criativo e manter a relação professor e aluno. Neste contexto a teoria e a prática devem ser unidas para que ambas se tornem ativas no processo de ensino e aprendizagem, pois a metodologia se torna mais efetiva quando o ensinar não é simplesmente transmitir conteúdos, por isso educadores ou educandos devem estar abertos à curiosidade.

É muito importante que o educador valorize as experiências do aluno para fazer com que ele compreenda melhor o objeto para chegar a um processo formal, onde o aluno sai de uma visão ingênua da realidade e passa a ter um conhecimento bem mais elaborado. Ele ressalta que os educadores devem estar sempre abertos a novas experiências com os educandos e que para ensinar, é preciso reconhecer o valor das emoções, intuições, afetividade e sensibilidade.

FREIRE (1996) explica que é preciso que o professor seja um crítico bem humilde, pois o aluno necessita receber educação formal, onde terá valores e modos de pensar e agir com responsabilidade e humildade. O professor precisa aprender a refletir sobre o que produzir hoje para melhorar amanhã. Viver a realidade, mas sempre desconfiando para não se tornar uma pessoa sem reflexão.

O pensar do aluno deve estar ligado aos princípios éticos, o educador precisa ser um exemplo e estar preparado para cobrar do aluno sempre com autoridade e não com autoritarismo. As atividades devem ser realizadas todos juntos e sem discriminação, criar ambientes com diversidade para que o aluno seja motivado a permanecer na escola, permitindo sempre a igualdade.

Em suma, em seus ensinamentos, FREIRE (1996) quer alinhar e discutir alguns saberes fundamentais à prática educativa-crítica ou progressista, devendo ser conteúdos obrigatórios à organização programática da formação docente e melhorar a qualidade do ensino brasileiro.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (256.4 Kb)   docx (221.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com