TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia da Autonomia

Por:   •  3/4/2015  •  Artigo  •  6.868 Palavras (28 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 28

bPedagogia da autonomia - Paulo Freire

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA - Saberes Necessários à Prática Educativa - Paulo Freire (1996)

152 páginas

Editora Paz e Terra – 1ª edição – 2002 / 37ª edição – 2008.

A obra aborda a ideologia de Paulo Freire sobre a prática educativa, apresentada como um otimismo consciente e esperançoso por mudanças que privilegiem as classes menos favorecidas. Tece suas críticas sobre o sistema neoliberal por seu determinismo e condena as mentalidades fatalistas e o conformismo.

Na busca da construção da autonomia do ser, educar é construir, libertar o ser humano, reconhecendo que a História é fundamental, pois consiste nas possibilidades dessa construção que deve ser norteada pelo “pensar certo”, isto é uma reflexão crítica e prática em busca de uma ética universal. “Formar é muito mais do que puramente treinar o educando no desempenho de destrezas”.

Apresenta, inicialmente, a prática pedagógica que considera necessária para que o professor desenvolva a autonomia dos seus educandos, enfatizando a necessidade do respeito ao conhecimento que o aluno traz para a escola, uma vez que ele é um sujeito histórico-social e possuidor de vários saberes aprendidos em seu cotidiano.

O primeiro capítulo: Não existe docência sem discência, propõe a discussão sobre os saberes fundamentais para a prática educativo-crítica ou progressista, abordando a necessidade do professor estar aberto a aprender com a realidade de seus educandos e que esteja consciente de seu papel em sala de aula, o que demanda uma metodologia rigorosa de trabalho.  O preparo das aulas é importante  para que mostre aos alunos a importânia da pesquisa como instrumento do desenvolvimento do pensamento autônomo. O autor faz um alerta para que os professores não se acomodem  na educação “bancária”, mas que estimulem a criticidade sobre as pequisas.  Defende que a metodologia a ser usada em sala  é  aquela que melhor atender às necessidades do desenvolvimento de seus educandos, sem discriminação e sem rigidez. Para isso, o professor deve sempre rever sua  prática para  adequar a metodologia a ser  usada  e não ter receio de  mudar quando for necessário. Aborda ainda que  ensinar exige o reconhecimento da identidade cultural, de sua construção  ao longo da história e  o respeito à diversidade.

No segundo capítulo: Ensinar não é transferir conhecimento, o autor defende que o professor não é o dono da verdade, tudo pode ser questionado, pois não há conhecimento acabado, assim como o homem não está acabado. Somos eternos aprendizes, caminhantes no conhecimento, pois o ser humano é um ser condicionado que se desenvolve ao longo do tempo, conforme a história e cultura.  Cabe assim ao professor levar o aluno à reflexão de sua própria existência, respeitando o momento de aprendizagem de seus alunos e a realidade em que vivem. Acredita que aqueles que se dedicam ao trabalho das licenciaturas têm  espírito otimista, pois através do seu trabalho podem ajudar a melhorar o mundo. Acreditar na mudança é uma prerrogativa do educador, pois é  o primeiro a mudar  e,  sendo exemplo, estimula seus alunos a  mudarem a  forma de pensar. Todo educador deve ser curioso e estimular a  curiosidade, pois dessa forma poderá estimular o conhecimento em diversas áreas. “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção”, desse modo, a reflexão crítica sobre a prática pedagógica torna-se extremamente necessária para que  a relação teoria/prática seja verdadeiramente significativa.

No terceiro capítulo Ensinar é uma especificidade humana, a abordagem feita é sobre a necessidade da boa preparação e qualificação do professor para que exerça seu trabalho com segurança. Enfatiza que para o professor ajudar o educando a superar a sua ignorância, antes  deve superar as suas, aprendendo ao longo do processo de ensino-aprendizagem realizado com o aluno. Para tanto  é preciso que esteja aberto às apreciações dos alunos sobre, inclusive, sua prática pedagógica, pois ensinar  exige uma tomada de consciência, de  ações e decisões. Cabe assim ao professor exercitar a escuta para aprofundar a sua arte da docência.  Ao escutar, ele dá voz ao outro. Dar voz ao outro e ouvir implicam numa postura  afetiva e numa postura dialógica onde a política e a ética se fazem presentes. Daí a sua defesa de que não existe neutralidade na educação. “ É preciso que desde o começo do processo, vá ficando cada vez mais claro que, embora diferentes entre si, quem forma e reforma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao ser formado” ( 2002, p.25). Defende que o ideal seria o aluno possa participar da avaliação do professor, pois o trabalho do professor é o trabalho com os alunos e não dele consigo mesmo.

“A responsabilidade do professor, de que às vezes não nos damos conta, é sempre grande. A natureza mesma de sua prática eminentemente formadora, sublima  a maneira como a realiza. Sua presença na sala é de tal maneira exemplar que nenhum professor ou professora escapa ao juízo que dele ou dela fazem os alunos. E o pior juízo é o que considera o professor uma ausência na sala” ( 2002, p. 73)

A obra é um importante instrumento para  todos os envolvidos no sistema educacional. A linguagem é simples e clara. Apresenta relatos de vivências do autor que mostram a sua esperança e paixão por educar. Longe de ser ingênua, é fruto de longos anos de experiência  e reflexão séria sobre as necessidades para a realização de um processo educacional realmente valoroso na construção da autonomia do indivíduo e na construção da identidade de um povo.

……………………………………………………………………………………………………………………………

Regina Roppa Evilasio

Enviado por Regina Roppa Evilasio em 02/03/2011
Código do texto: T2824631 
Classificação de conteúdo: seguro

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
Capítulo I: “Não há docência sem discência”.
O livro dedica-se a apresentar os saberes indispensáveis à prática docente focado para educadores e educadoras críticos progressistas e também à educadores conservadores segundo o próprio autor. Independente da opção política do docente os saberes apresentados são essenciais à prática educativa em si. Segundo Freire: “A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blábláblá e a prática, ativismo” (FREIRE, 2007, p. 22).
O autor elenca o primeiro saber necessário colocando que ele deveria ser conteúdo obrigatório do programa da formação docente. A compreensão de que ensinar não é transferir conhecimento é extremamente necessária para o formando, para que ele compreenda que é necessário criar possibilidades para a produção ou construção do saber e não uma mera transferência de conteúdos e conhecimentos acumulados pelo sujeito que sabe e transfere ao outro.
Quem forma também passa por profundas transformações, aprendizados e reaprendizados enquanto formador e quem é formado também passa pelo mesmo processo. “Não há docência sem discência” (FREIRE, 2007, p. 23), as duas se completam, no processo do ensinar e aprender, e como coloca o autor “ensinar inexiste sem aprender”.
Ao longo da história foram descobrindo maneiras, métodos e caminhos para se ensinar. O ensinar e aprender quando exercido de forma autêntica possibilita uma experiência total que o autor caracteriza como: diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética. Conforme Freire a capacidade de aprender criticamente desenvolve a curiosidade ao conhecimento. O ensino bancário não promove a curiosidade epistemológica, pois neste tipo de ensino o professor é o sujeito e o aluno objeto, ou seja, um receptor de informações e repetidor delas. Paulo Freire destaca que esse tipo de ensino é prejudicial e deforma a criatividade necessária tanto do educador como do educando, porém o educando pode recuperar e superar o autoritarismo do erro do ensino bancário, o educando de ir além dos seus condicionantes.
É necessário ao educador que ele reforce a capacidade crítica, a curiosidade e a insubmissão nos alunos, por meio de métodos rigorosos, para isso tanto o educador quanto o educando devem ser criativos, questionadores, não viver no conformismo, ter uma curiosidade aguçada, ter humildade e persistência. O educador precisa ter em mente que o saber não deve ser simplesmente transferido, mas sim deve ser passado aos alunos de forma que se evidenciem todos os aspectos citados anteriormente. O educando deve ser sujeito construtor e reconstrutor dos saberes a eles transmitidos. Dessa forma que se caracteriza o verdadeiro saber ensinado, transmitido e aprendido pelos educandos.
Ensinar, aprender e pesquisar são processos importantes na formação do educando, pois se aprende o conhecimento já existente e pode se produzir conhecimento ainda não existente ou pouco enfatizado. Paulo Freire destaca a importância da ligação entre ensino e pesquisa na educação: “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino” (p. 29). A prática docente exige a busca, a indagação que se concretiza por meio da pesquisa.
A pesquisa visa o conhecimento do não conhecido, é uma descoberta que deve ser anunciada as outras pessoas. Ela concretiza ou busca concretizar uma indagação e por meio da pesquisa e intervindo na mesma o educador se educa e educa aos outros. O saber comum é resultado da pura experiência.
É necessário valorizar as experiências, ou seja, os saberes que os estudantes trazem de sua vivência social, mas, esses saberes trazidos para a escola devem ter relação com os conteúdos a serem estudados e valorizados de forma que levem os alunos à reflexão e crítica da realidade a qual vivem, pois 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.6 Kb)   pdf (388.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com