TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia da autonomia

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir

A Escola da Ponte (1): Esse capítulo trata- se mais da abordagem sociocultural, pois o conhecimento vem através de observações sobre o meio que convivem desde que os alunos já sabem até as novas descobertas, assim organizando o conhecimento junto com os outros, professor/ aluno e aluno/ aluno.

Ninguém precisa falar para o aluno que ele precisa aprender certo assunto, observando e convivendo seu meio físico e social aos poucos ele vai construindo seu conhecimento.

Eles aprendem formando grupos para as elaborações de trabalhos, os conteúdos são apresentados por temas, e o professor disponibiliza sobre o que pesquisar e onde pesquisar, o método utilizado pelo trabalho são recortes, internet e notícias.

Como na Escola da Ponte e no método sociocultural a base de aprendizagem é o diálogo, onde os professores são os orientadores, intervem pouco. E professor / aluno crescem e desenvolvem juntos o conhecimento e o saber.

A Escola da Ponte (2 e 5): Nesse capítulo trata- se mais da abordagem construtivista, estabelece que o conhecimento não é algo pronto. O conhecimento não é dado em nenhum momento como terminado. Ele vem se construindo através da vivencia dos indivíduos de como eles determinam suas ações.

A educação no método construtivista constitui a idéia que os alunos tem condições de aprender sem modelos de mecanismo, no qual precisa decorar, repetir varias vezes para aprender. Mais sim, criar, fazer, e agir, construir através da vivencia da sociedade. Segunda essa abordagem ela defende que o conhecimento vem através dos sentidos ver, ouvir , sentir que chamamos de Empirismo.

A Escola da Ponte (3 e 4): Baseia – se no modelo psicanalítico, a psicanálise é uma pedagogia de aprendizagem é preciso esquecer o que se sabe afim de ver que não se via.

A contribuição da Psicanálise, se da para o enriquecimento do professor, buscando promover sua capacidade de investimento pessoal no trabalho, sua identidade investigatória e senso criticam como veiculo de identificação humana, profissional e transformadora, pois este profissional possui a capacidade de atingir seus alunos de forma extremamente profunda, pois o ensino é um processo de formação è de extrema importância, e o processo de ensino e aprendizagem, vai muito mais alem do que a dupla professor e aluno, afetando diversas áreas da vida de ambos, visto que, são sujeitos que possui uma bagagem pessoal por suas vivencias e experiências.

Conclusão

A Escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir, que retrata o ponto de vista de Rubem Alves e de outros autores sobre a Escola da Ponte. Eles relatam a escola com que sempre sonhava , onde os alunos constroem seus próprios conhecimentos através de pesquisas e interação com o grupo, para aprimoramento e percepção de outros pontos de vista, a educação é muito mais ampla do que o ambiente escolar, em que a uma liberdade de escola expressão, as crianças não são ensinadas para competição, mais para a solidariedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com