TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia dificuldades de aprendizagem

Exam: Pedagogia dificuldades de aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Exam  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 3

1-Quando uma criança apresenta dificuldades de aprendizagem, ela recebe indicação para atendimento psicológico. Nesse atendimento, é correto afirmar que a atenção do profissional deve focalizar:

Escolher uma resposta.

Resposta correta: A criança dentro de seu contexto familiar e escolar.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, uma vez que as dificuldades escolares têm sua origem em problemas que envolvem não apenas a própria criança, mas também as relações familiares e escolares.

2- O trabalho realizado em uma brinquedoteca pode ter a intenção de ser diagnóstico e de intervenção com crianças que apresentam dificuldades escolares. Nesse contexto, é correto afirmar:

Escolher uma resposta.

Resposta correta: O jogo infantil realizado em uma brinquedoteca pode privilegiar aspectos cognitivos que auxiliam a criança a superar suas dificuldades.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois, na brinquedoteca, os jogos e brincadeiras infantis podem interferir positivamente no desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança, auxliando-a em suas dificuldades de aprendizagem.

3- Os teóricos nem sempre concordam sobre a definição de dificuldades escolares. Com relação à definição de dificuldades de aprendizagem, considere as alternativas a seguir:

I. São aqueles sujeitos que são incapazes crônicos depermanecer na escola pelo menos até o final do Ensino Fundamental, não garantindo, assim, os benefícios da escolarização.

II. É a criança que apresenta uma discrepância entre o potencial atual e o esperado.

III. São as crianças que apresentam comprometimentos de origem neurológica ou por disfunção do sistema nervoso.

Estão corretas somente as alternativas:

Escolher uma resposta

Resposta correta: I e II

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois, para Patto, os portadores de dificuldades são os incapazes crônicos de permanecer na escola, pelo menos até o Ensino Fundamental; e Fonseca diz que, tem dificuldades escolares, a criança que apresenta uma discrepância entre o potencial e o esperado. Já as que apresentam comprometimentos neurológicos ou disfunções do sistema nervoso são as portadoras de disturbios de aprendizagem.

4- A partir do significado de dificuldades escolares e de disturbios escolares pode-se perceber que na escola os problemas referem-se, na maior parte das vezes, a dificuldades de aprendizagem. Assim, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta

Resposta correta: Na escola, as dificuldadades de aprendizagem decorrem de fatores pessoais, familiares, sociais, emocionais, afetivos e pedagogicos que adquirem sentido a partir das interações entre a criança e seu meio, inclusive o escolar.

Comentário resposta correta: Parabéns!Esta é a opção, uma vez que os problemas que mais são notados na escola dizem respeito aos fatores sociais, familiares, afetivos e pedagógicos.

5- As dificuldades escolares e suas consequências sobre a aprendizagem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com