TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia uma prática social

Por:   •  5/1/2016  •  Artigo  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A avaliação "é uma prática social que pode contribuir para caracterizar, compreender, divulgar e ajudar a resolver uma grande variedade de problemas que afetam as sociedades contemporâneas" (Fernandes. 2009). Neste sentido, a avaliação é mais consensual internacionalmente e é um processo deliberado de recolha de informação tendo em vista a formulação de um juízo acerca do valor e do mérito de um objeto. A avaliação é um processo que nos permite discernir a qualidade, ou seja a capacidade do ser humano dizer se um determinado objeto tem ou não qualidade.

Para esta reação crítica resolvemos analisar quatro artigos, referentes à temática B que estão referidos na bibliografia. Numa primeira fase pretendemos discutir os problemas, objetivos e questões apresentados em cada artigo, de seguida iremos abordar a metodologia utilizada nas várias avaliações, assim como a apresentação e discussão dos resultados em cada uma delas. Por último, referimos as conclusões e recomendações dos artigos e a nossa reflexão final.

Problemas/Objetivos/Questões

No texto de Novaes, o primeiro problema com que nos deparamos é o facto de tornar um conhecimento científico. É importante tornar o conhecimento fiável pois através dele é possível resolver problemas e construir um mundo melhor.

A análise feita à questão do desenvolvimento da área de avaliação de programas, serviços e tecnologias em saúde, levou a uma revisão da literatura elaborada nos anos 90, com o objetivo de se construir tipologias e categorias de análise mais gerais.

No estudo explícito no artigo Ensino, avaliação e a participação dos alunos em contextos de experimentação e generalização do programa de matemática do ensino básico, é-nos permitido apontar um conjunto de práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores dos três ciclos do ensino básico, bem como o envolvimento e a participação dos alunos nos processos pedagógicos que, supostamente, os ajudam a aprender, sendo este o objetivo principal desta avaliação.

Relativamente ao Modelo de Avaliação CAPES: desejável e necessário, porém, incompleto, o artigo revela-nos as principais características apontadas por observadores internacionais acerca da avaliação dos programas de pós-graduação realizada em 2001. São ainda feitas algumas críticas referentes aos critérios utilizados para a avaliação da qualidade do ensino.

Metodologia

Novaes define alguns critérios orientadores para a tomada de decisões conceituais e metodológicos, na construção dos processos de avaliação sendo eles, o objetivo da avaliação, onde é fundamental ter em conta a priorização das condições de produção de conhecimento ou as condições de utilização do conhecimento; De seguida, a posição do avaliador, neste critério, o avaliador tanto pode ser interno como pode ser externo ao objeto avaliado, sendo que o avaliador interno assume uma posição decisiva no desenrolar do processo; Quanto ao enfoque priorizado, este pode ser "interno, de caracterização/compreensão de contextos e externo, de qualidade/comparação de impactos de intervenções" (Novaes, 1999); A metodologia predominante pode ser de natureza qualitativa/quantitativa, situacional ou experimental/quasi-experimental; No que diz respeito à forma de utilização da informação produzida, esta pode ser feita através de demonstrações/comparações ou informações; Quando falamos de contexto da avaliação, esta pode ser controlada ou natural; Um outro critério, é a questão da temporalidade da avaliação e esta pode ser pontual, corrente ou contínua. E, por fim, o ultimo critério apontado por Novaes, é o tipo de juízo formulado, este pode consistir em comparações/negações de hipóteses, normas, etc.

Estes critérios são utilizados em todos os casos mencionados ao longo do texto, contudo, não apresentam as mesmas características.

Relativamente ao artigo Ensino, avaliação e a participação dos alunos em contextos de experimentação e generalização do programa de matemática do ensino básico, os dados foram obtidos através da observação de aulas e de entrevistas semiestruturadas, realizadas junto dos professores e dos alunos do ensino básico envolvidos diretamente no estudo. Foram também utilizadas notas de campo para registar informações provenientes de conversas informais com os professores e alunos. As observações foram realizadas manualmente e, em alguns casos, apoiadas com registos fotográficos. Quer as entrevistas, quer as observações foram realizadas com o apoio de guiões pouco formais e pouco estruturados. Este estudo de avaliação é descritivo, analítico e interpretativo por natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com