TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PEDAGOGIA HOSPITALAR: PEDIATRIA SOCIAL E EDUCAÇÃO

Por:   •  24/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O capítulo aqui apresentado tem por objetivo analisar o processo de ensino-aprendizagem em situação hospitalar e quais são os profissionais envolvidos em tal processo, como a criança é vista nessa fase de sua vida e quais procedimentos são adotados durante o tratamento para garantir o bem-estar social, físico e psicológico da criança/adolescente hospitalizado.

CONTEXTOS E FATOS

Vinícius e Daniela

PEDIATRIA SOCIAL E EDUCAÇÃO Alexandre e Monica

Pediatria Social e Educação é um trabalho que é realizado dentro do hospital, que por lei garante o direito da criança ou adolescente hospitalizado ou em tratamento longos a dar continuidade aos seus estudos, desenvolvendo atividades para conciliar o tratamento com a escolarização, buscando alternativa para integrar a criança mesmo longe do ambiente escolar.

O objetivo é garantir a continuidade dos estudos, para que a criança hospitalizada não sofra prejuízos na sua aprendizagem.

Muitas vezes a criança hospitalizada ela acaba se conformando ou acomodando-se com a situação e não consegue conciliar estudo com a saúde, sendo assim prejudicando uma ou outra.

A educação e saúde é uma necessidade essencial na vida de uma criança doente, nem o tratamento, nem o ano letivo pode ser prejudicado. Portanto o surgimento da pediatria social visa o bem estar da criança integrada em uma sociedade justa e feliz.

Conciliando saúde e educação em um ambiente só, evitando que a criança hospitalizada pare com os estudos, deixando de contribuir para um maior índice de analfabetismo comprometendo o futuro, tornando-se adultos despreparados.

Com a Pediatria Social percebemos o quanto a intervenção pedagógica e essencial no tratamento da criança hospitalizada, pois nesse momento que a criança ou adolescente está passando é muito importante que ela siga desenvolvendo suas atividades normalmente, colaborando para que a criança não se sinta presa no hospital, melhorando sua compreensão sobre o ambiente hospitalar e contribuindo para o seu bem estar.

A criança deve seguir com tratamentos médicos sem prejudicar sua vida escolar, sendo protegida em qualquer situação.

O HOSPITAL E O ESCOLAR HOSPITALIZADO

Thais e Daniele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com