TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas de Filosofia

Por:   •  17/5/2017  •  Abstract  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir tem como objetivo principal apresentar fatos que marcaram a história da educação no século XX.

Veremos nesta reflexão o surgimento de novas técnicas contrapondo-se a postura tradicional vigente (educação tradicional).


PEDAGOGIA

O século XX passou por grandes transformações, principalmente por mudanças de mentalidade e comportamentos referentes a educação.

Buscando a construção dos novos valores e paradigmas, anarquistas e comunistas se opunham à priorização de benefícios culturais a um pequeno núcleo de pessoas, e defendiam a ideia de escola única e universal. Porém a realidade era outra, pois suas opiniões eram silenciadas através de prisões.

Neste período os escolanovistas, que tinham como ideia principal a renovação do ensino buscavam suprir as novas necessidades de um país agora com maiores exigências.

A seguir falaremos de um pioneiro que teve grande importância na história da educação Anísio Teixeira.

Anísio Teixeira foi um dos maiores expoentes da educação brasileira. Teve participação no movimento escolanovista, que trouxe renovação educacional, apoiado nas pedagogias de Dewey, Kelpatrick, Declory e Kerchensteiner.

A TRAJETÓRIA DE ANÍSIO TEIXEIRA

Anísio era um apaixonado pela temática da educação. Aos 24 anos iniciou sua trajetória como inspetor geral de ensino do governo da Bahia, onde fez a reforma daquele estado. Contribuiu também para a reforma no Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos.

Podemos afirmar que a trajetória de Anísio Teixeira foi longa e marcada por grandes reformas e superações. Sua atuação como educador, contribuiu com a educação brasileira, considerada até os dias atuais muito importante para alguns.

A PEDAGOGIA PROGRESSIVA

Influenciado por Dewey, Anísio acreditava que os ensinos tradicionais deveriam ser reformulados pela didática da escola nova, intitulada por ele como “Escola Progressista”.

Segundo Anísio Teixeira, o aluno não deveria aprender por meio da memorização e repetição de um saber acabado, mas através da reflexão e atividade participativa, para conquistar assim, a autonomia progressista.

ISEB

Instituto superior de estudos brasileiros foi fundado em 1955 no Rio de Janeiro, era um órgão com autonomia administrativa e de pesquisas, tinha como objetivo o estudo, ideias para o desenvolvimento nacional. Era um órgão contra a entrada das industrias estrangeiras no país e da interferência cultural e social, era totalmente favorável ao investimento na educação, a favor do desenvolvimento das industrias nacionais.

O ISEB era um instituto com ideias do socialismo por isso algumas ideias e pensamentos do conceituado Karl Marx foram adotadas por esse órgão. A grande produção teórica deste instituto na época, foi de grande importância e repercutiu na transformação das classes de massa onde suas teorias levaram as massas a ter pensamentos mais críticos e reflexivos sobre a cultura o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Esse processo gerou interesse pela educação popular o ISEB caminhava no sentido contrário o pensamento de Juscelino Kubitschek, onde seu governo era a favor da internacionalização da economia e o ISEB defendia uma economia desenvolvimentista nacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com