TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa cientifica

Por:   •  25/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA: ENTREVISTA EM PESQUISA QUALITATIVA

DUARTE, Rosália. et al. Entrevistas em pesquisas qualitativas. EDUCAR; Curitiba, n. 24, p. 213-225. Editora UFPR.

        O texto “Entrevistas em pesquisas qualitativas” é o alvo de estudo feito pela psicóloga, doutora em Educação e professora de graduação e Pós Graduação do Departamento de Educação da PUC – Rio Rosália Duarte tema já bastante polemico nas discussões acadêmicas agora também tema proposto pelo projeto Professor seu lugar é aqui EAD: estudos mediados pelas tecnologias sobre a formação, trabalho e práticas pedagógicas no espaço escolar”.

        A autora delineia as principais propriedades da pesquisa qualitativa, bem como a problemática da questão, os procedimentos que envolvem o estudo e as técnicas de coleta de dados, seu objetivo é poder contribuir com essa tarefa, enfatizando que existem outros meios de se fazer uma pesquisa qualitativa, buscando uma fonte confiável através da observação de campo e registros, vídeos e fotografias, check lists, questionários, e muitas outras opções.

        O texto aponta a certeza de que é o pesquisador quem deve avaliar a situação antes de decidir qual recurso usar e qual vai lançar mão. Se o pesquisador optar pela entrevista deve analisar o fato de ser trabalho e não um bate papo informal ou conversa de cozinha, não é um recurso mais simples que outros, apesar de na fase preparatória poder até tomar menos tempo do que na fase da elaboração, mas demanda de muito preparo teórico e competência técnica.  

        Através do texto da autora Rosália Duarte pode compreender a pesquisa qualitativa como tema de grande importância e quando se aplica a entrevista para a sua realização deve-se perscrutar o contexto que essa investigação está inserida. Fazendo-se necessário o planejamento detalhado de cada ação a ser realizada durante o processo, desde a fase da elaboração dos tópicos até analise do material produzido.        Contudo este texto nos possibilitará rica e abrangente compreensão sobre estas técnicas em questão, essenciais para realização de pesquisas científica.

LUCÉLIA MARCELINA DE OLIVEIRA CURSO DE LICENCIATURA DE PEDAGOGIA-UNOPAR.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (81.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com