TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Escolar Planejar é Preciso e Necessário

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.385 Palavras (18 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 18

PLANEJAMENTO ESCOLAR - PLANEJAR É PRECISO E NECESSARIO.

Elias Oliveira Franco1

Luiz Carlos Dala Costa2

Maucir Catulino de Oliveira3

RESUMO: O ato de planejar sempre esteve ligado ao bem realizar determinado trabalho. Para isto, faz-se necessário o planejamento das atividades a serem desenvolvidas. O ser humano constantemente faz uso da atividade de planejar nas mais diversas formas de trabalho. Isso implica em dizer que todas as coisas requerem planejamento, ou seja, planejar para que determinado trabalho saia com certa qualidade. Seja nas atividades desempenhadas no dia a dia, nas contas de economia da casa, nos afazeres do trabalho, em todas as atividades o planejamento é essencial. Na escola não é diferente. O planejamento é fundamental e necessário. As atividades escolares quando bem planejadas, torna os trabalhos com maior organização e desempenho. É falsidade dizer que há um trabalho sério e de qualidade sem planejamento. Não há possibilidades de se desenvolver um trabalho sério em sala de aula quando não se planeja as atividades escolares. O não desenvolvimento do trabalho de organização e idealização das tarefas implica em defasagem e diminuição da aprendizagem.

        

Palavras - chave: Planejamento – professores – educação – aulas – aprendizado.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa estabelecer um estudo sobre a prática de planejamento escolar nas escolas brasileiras. Propõe um estudo de forma bem definida, mas enfocado em apenas um campo de visão, objeto do qual não dispensa outros tipos de análises. Valorizará os enfoques teóricos, mas não deixará de abordar a fala de professores sobre este assunto e o que pensam sobre o mesmo.

O desenvolvimento do texto não será dividido em capítulos, mas terá subtítulos os quais explicitarão com mais clareza todos os assuntos tratados em seu decorrer.              

O primeiro subtítulo falará sobre o ato de planejar e a palavra dos escritores sobre a necessidade de esboçar uma aula. Neste, abordaremos um estudo com mais teorias, baseado na fala dos escritores, em especial Maximiliano Menegolla & Ilza Sant'anna no livro Por que planejar? como planejar?, assim como José Carlos Libâneo em seu livro Didatica Geral, algumas legislações entre outras.

          Na seqüência teremos um estudo sobre a pratica de planejar e de esta prática ser pré requisito para uma boa aula, onde que será abordado sobre este exercício nas escolas, assim como os diferentes formatos de planejamento e suas estratégias, os quais independentemente da forma como é feito, alcança ou não os objetivos propostos.

Nos demais subtítulos: o que pensam os educadores sobre a arte de planejar; pontos relevantes do processo de planejar e arguições importantes sobre planos defasados; planejamento: procedimento de quem se preocupa em dar uma boa aula, enfatizarão a necessidade do planejamento para que os resultados esperados sejam alcançados. Mencionará a inexistência de planejamento por parte de alguns professores, assim como abordará também um resultado de pesquisa junto a alguns educadores, onde que por amostragem, teremos uma pequena porção do ato de planejar nas nossas escolas. Nesta pesquisa, será dado enfoque a prática de planejar, a necessidade de planejar, assim como as deficiências do planejamento, seja por mau planejamento, ou por falta do mesmo.

Vale lembrar que o desenvolvimento desse trabalho terá como intuito averiguar e questionar as diferentes formas de planejamento, assim como a falta dele. De forma geral, visa mostrar a necessidade do planejamento nas aulas e de sua importância para a melhoria da educação e de seus resultados. O enfoque principal será a melhoria da educação frente a bons planejamentos de ensino. A idéia é provar que o planejamento escolar é pré requisito para um trabalho sério e de qualidade.

 O ATO DE PLANEJAR E A PALAVRA DOS ESCRITORES SOBRE A NECESSIDADE DE PLANEJAR UMA AULA.

O planejar sempre esteve presente na trajetória da humanidade. Desde os primórdios o homem pensava antes de realizar alguma atividade. E o que é pensar uma atividade a ser realizada se não um planejamento?

O planejamento está presente em nosso dia-a-dia, como por exemplo: uma pessoa que ao levantar logo pela manhã pensa em tudo o que fará durante o dia e o que irá acontecer, mesmo sem saber realmente o que ocorrerá, esta pessoa está planejando as suas atividades.  Essa ação é também imprescindível na escola.  Este trabalho faz parte do cotidiano do professor e, está inserida nas tarefas comuns de seu dia-a-dia.

Tudo tem início nos planos de governo que prevêem o que é melhor para a educação em determinado período. São determinadas metas a serem atingidas. Os técnicos planejam as ações a serem alcançadas e, juntos com grupos ligados a educação nacional, decidem os rumos da educação brasileira. Paralelo a tudo isso, aparecem também os mais variados métodos de ensino, alternando entre os mais tradicionais aos mais inovados. De tempos em tempos estes métodos vão sofrendo modificações, de acordo com suas aceitações e também conforme seus resultados dentro do contexto.

Muitos destes métodos às vezes, são tidos por muito tempo como de muita eficácia, no entanto com o passar dos anos eles sofrem modificações sejam por  novas abordagens que surgem, por estudos mais aprofundados que mencionam falhas no mesmo ou até mesmo por desgaste do passar do tempo.

Daí surgem novas metodologias que entram nas escolas e aquelas que pareciam insubstituíveis, acabam se tornando sobrepujadas, pois estas novas apontam para paradigmas mais consistentes com a realidade atual.

Depois dessa etapa, já nas esferas municipais e estaduais e ou federais, os planos municipais e ou estaduais e federais de educação, cada um conforme seu campo de trabalho e suas necessidades montam o Plano Municipal, Estadual ou Federal de Educação. Neste, a esfera projeta o que quer para sua educação para os dez anos vindouros, com desafios e metas a serem superadas/atingidas.

 Já nas unidades escolares, os funcionários da escola juntamente com a comunidade escolar, realizam os PPPs – Projetos Políticos Pedagógicos de suas escolas, documento norteador do trabalho pedagógico. E o mesmo não pode contrariar o que se propõe nos documentos federais e ou municipais e estaduais no campo da educação. Vejamos que se trata de uma teia onde que tudo está entrelaçado.

Percebe-se que até chegar a vez de o professor realizar seu plano, o mesmo já teve contato com diversos tipos de planejamentos e de métodos de trabalho. Nesse momento o professor fará o planejamento anual de seu trabalho, cuja opinião é que seja feita de forma interdisciplinar para que o ensino seja de fato organizado e bem amarrado, onde que depois em seus planejamentos diários o mesmo vai especificar de forma mais clara e concisa, o que pretende com sua aula. Logo, o planejamento tem um longo processo até chegar ao produto final, o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (215.4 Kb)   docx (959.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com