TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula - fundamental I

Por:   •  26/11/2016  •  Bibliografia  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de Aula

Ensino Fundamental I

3° Ano

Tema: Palavras com Ç e SS

Objetivo: O objetivo da atividade consite na aprendizagem do uso do Ç e do SS nas palavras, bem como aprimorar a escrita.

Justificativa: A aplicação da ortografia de palavras com Ç e SS, se deu através da dificuldade que muitas crianças possuem ao distinguir o uso dos mesmos na escrita de palavras. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, Volume 2, página 19, "No ensino fundamental o eixo de discussão, no que se refere ao fracasso escolar, tem sido a questão da leitura e da escrita. Sabe-se que os índices brasileiros de repetência em série iniciais [...] estão diretamente ligados à difculdade que a escola tem de ensinar a ler e a escrever. Essa dificuldade expressa-se com clareza nos dois gargalos em que se concentra a maior parte da repetência: no fim da primeira série (ou mesmo das duas primeiras) e na quinta série. No primeiro, por dificuldade em alfabetizar; no segundo, por não conseguir garantir o uso eficaz da linguagem, condição para que os alunos possam continuar a progredir até, pelo menos, o fim da oitava série."

Metodologia: A metodologia utilizada para a aplicação deste conteúdo, basea-se na ortografia de palavras com Ç e SS através da utilização de um jogo de palavras. Antes da aplicação do jogo, faremos uma repescagem sobre o emprego do Ç e do SS. Depois, formaremos grupos e apresentaremos imagens de objetos em que em seu nome contenha Ç ou SS. Ao identificarem o objeto apresentado na imagem, os grupos terão que formar o nome desse objeto corretamentamente através de letras sortidas que serão distribuídas para cada grupo.

Avaliação: Após o jogo, iremos contabilizar o número de palavras formadas corretamente por cada grupo, e faremos um círculo de conversa para tirar dúvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com