TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de estágio supervisionado

Por:   •  6/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 3

A rotina da professora se baseava, ao entrar na sala de aula, em inicialmente cumprimentar a todos, desejando-lhes uma boa noite, Em seguida, colocava o cronograma de rotina no quadro negro, especificando o objetivo da aula e até que ponto pretenderia chegar com os alunos. Posteriormente, realizava a chamada para que, em sequência, pudesse explicar o conteúdo e resgatar o entendimento e a devolutiva dos alunos.

Uma das aulas observadas durante o período de estágio abordou o tema Razão e Proporção, de maneira bastante lúdica, sendo que os alunos foram gradativamente inseridos no conceito das proporcionalidades.

Inicialmente a professora explicou aos alunos sobre  o conceito Razão que significa divisão na matemática, assim como a Proporção que se trata de  um conceito muito importante e que todos deveriam dominar para resolver as atividades com tranquilidade, além de aplicar este conceito em situações do cotidiano.

A professora buscou dos alunos, através de perguntas o conhecimento que eles já traziam sobre este conteúdo, na sequência foi aprimorando o conceito com novas explicações para após, iniciar a rotina de atividades preparadas para entendimento destes conceitos.

A professora procurou auxiliar aquele que tiveram dificuldades, estimulando e motivando todos a participarem. A turma demonstrou-se muito comportada nos momentos de explicação, estando todos interessados em aprender e participar efetivamente, mesmo com dificuldades pessoais.

Outra aula observada durante o período de estágio abordou o tema “ Ideias associadas à divisão” onde a professora associou a divisão de números naturais às ideias de repartir em partes iguais” e “quantas vezes cabe”. Após, explicou sobre divisão exata e divisão não exata. E, aos poucos os alunos começaram a resolver corretamente problemas que envolvem a ideia de divisão e conhecendo relações importantes na divisão.

Destaco também uma aula sobre o seguinte tema “ Resolvendo Problemas”, onde a professora traduziu junto aos alunos a linguagem correndo do problema para a linguagem matemática. Aplicando etapas para resolução de problemas fazendo etapas junto aos alunos para resolução seguinte o seguinte critério: Traçar um plano, colocar o plano em prática e comprovar os resultados.

A metodologia empregada nas aulas era coerente com o conteúdo, pois a professora estimulou as aulas, deixando-as ainda mais prazerosa, buscando fazer sempre a relação entre o conteúdo ministrado e a rotina dos alunos no dia a dia.

A professora utilizou a exposição dialogada, buscando estimular a participação de todos os alunos da sala. Nas aulas observadas ela utilizou como recursos pedagógicos: o quadro negro, giz, apostila da disciplina, livro didático e  muita explicação e boa vontade em transmitir os conteúdos.

As aulas foram sempre interativas, com a professora atuando e fortalecendo a manifestação de todos, sendo certo que cada um, com seu jeito, conseguiam adquirir novos conhecimentos.

Nenhum aluno desta turma possui necessidades especiais, então a professora buscava atender a todos da mesma maneira, estimulando a participação dos alunos e a interação dom mesmos entre si através de atividades práticas.

Para atender os alunos que apresentaram maiores dificuldades neste conteúdo, montamos um plano de ação para ser desenvolvido em sala de aula, no intuído de minimizar as dificuldades da sala sobre o conceito Razão e Proporção.

Plano de ação sobre o conteúdo: Razão e Proporção

Objetivo:

  • Compreender o conceito de razão.
  •  Compreender o conceito de proporcionalidade.

Justificativa:

  • Resolver exercícios que envolvam razão e proporcionalidades.

Conteúdos Envolvidos: 

  • Razão.
  • Proporção.

Habilidades / Competência 

  • Reconhecer e saber utilizar o conceito de razão em diversos contextos ( proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem, etc.).

Estratégias:

  • Exercícios envolvendo razão e proporção.
  • Atividades em grupos levando para vida cotidiana para melhor entendimento

Recursos Metodológicos

  • Livro didático.
  • Software.
  • Lista de exercícios práticos para treinar cálculos.

Avaliação:

Será contínua e ocorrerá durante as atividades.

Recuperação :

  • Dar ao aluno oportunidade de detectar o que ainda lhe falta para adquirir conhecimento necessário para se igualar aos demais alunos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com