TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos de Aula Andragogicos

Por:   •  29/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

FACIAP - ANHANGUERA EDUCACIONAL

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

DAYANE BUENO DA SILVA RA: 3708635724

RELATÓRIO DAS APRESENTAÇÕES DOS PLANOS DE AULA ANDRAGÓGICOS

                                    Orientadora: Prof.ª Esp. Sulanita Nunes Horta dos Anjos

CASCAVEL

04/12/2014

RELATÓRIO DAS APRESENTAÇÕES DOS PLANOS DE AULA ANDRAGÓGICOS

Nos dias vinte e vinte e sete de novembro de dois mil e quatorze foi realizada a apresentação dos planos de aula andragógico, destinados na alfabetização do público alvo da EJA.

O grupo 1 iniciou as apresentações abordando o conteúdo “Exercício da cidadania e paisagem”, envolvendo a disciplina de geografia, na turma do 5º ano.Foi observado que a princípio grupo iniciou conforme o método andrológico, porém não se aprofundou no tema proposto pelos integrantes do grupo, o qual faltou usar métodos de leitura sobre o mesmo. Diante disso, o grupo deixou a desejar no requisito solicitado pela professora orientadora do trabalhado, ou seja, que deveria ser um plano andragógico bem estruturado e adequado para o publico alvo que frequenta a EJA.

O grupo 2  falou sobre o conteúdo "Cidadania e Participação, Estado Brasileiro, Direitos civis, políticos e sociais", envolvendo a disciplina de estudos sociais, na turma do 5º ano. Foi possível observar que o plano de aula do grupo trata-se do período da ditadura militar, o qual foi introduzido pela musica de Caetano Veloso, no seu desenvolvimento utilizaram de slides para auxiliar nas explicações do conteúdo, demonstrando que neste momento tinha uma roda de conversa sobre o que foi exposto e finalizaram com um vídeo.

O grupo 3 tratou sobre o conteúdo "Vida", envolvendo a disciplina de português, destinado para as turmas do 1º ano e 2º ano. Nota-se que o grupo introduziu com um texto, promovendo a oralidade e leitura, no seu desenvolvimento à primeira atividade consiste em uma pesquisa de palavras que contem no texto, colar no caderno e fazer a separação silábica das mesmas. A segunda atividade é uma dinâmica, o qual a professora solicita aos alunos retirar um papel que está em uma caixa, o aluno deve ler a palavra que está escrita e formular uma frase que represente sua vida, o próximo deve também retirar um papel, mais deve dar continuidade a frase que o primeiro iniciou, assim sucessivamente.

O grupo 4falou sobre o conteúdo "Consumo/consumismo", envolvendo a disciplina de historia, destinado para a turma do 3º ano. Foi verificado que o grupo quer demonstrar que as pessoas têm que tem em mente o que é essencial no momento, não deixar ser movidos pelo consumismo, principalmente sem a necessidade de adquirir tal produto. Primeiramente, deve fazer uma analise sobre o significado da palavra consumo/consumismo, refletindo sobre a posição de consumidor responsável na sociedade. Para complementar o tema, o grupo passou um vídeo.

O grupo 5 abordou o conteúdo "Leitura e compreensão de textos instrucionais", envolvendo as disciplinas de português e matemática, destinado para a turma do 3º ano. Logo, o que foi proposto pelo grupo foi leitura de receitas, quantidade de ingredientes de cada um e modo de preparo. Também, trazer para a sala de aula um bolo feito já cortado em pedaços para questionar aos alunos sobre a quantia de pedaços tem, bem como deixar eles a falar sobre suas experiências na cozinha.

O grupo 6 tratou do conteúdo "Diferença de alimentos industrializados e naturais", envolvendo a disciplina português, destinado para a turma do 3º ano. Observa-se que o pano de aula consiste de uma conversa com os alunos sobre os hábitos alimentícios, alimentação ruim e saudável, seus benefícios e malefícios. Apresentação do grupo ficou faltando uma exposição mais concreta que envolve a alimentação, por exemplo: pirâmide alimentar.

O grupo 7 fez uma exposição do conteúdo "Letras do alfabeto, Formas de leitura e Reconhecimento das letras", envolvendo a disciplina de português, destinado para as turmas do 1º ano ao 5º ano. Foi observado que a introdução vai ser um jogo de bingo de letras, a premiação são bombons. Vale dizer, que o plano de aula não foi o andragógico solicitado pela professora, pois faltaram os objetivos adequados (afetivo, cognitivo e psicomotor), mais atividades, além de cuidar com atividades que contem prêmios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com