TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica e Organizacao da Educacao Basica

Por:   •  26/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

           Considerando as recentes necessidades apresentadas para atender às expectativas dos alunos e adequar as especificidades do mercado de trabalho na área de Pedagogia, acrescidas das recomendações do Instituto Nacional de Ensino Superior (INEP-MEC) e das Diretrizes Curriculares Nacionais (24/11/2006 Resolução nº 13), o curso de Pedagogia integra em seu Projeto Pedagógico de Curso o Projeto Atividades Práticas Supervisionadas – Trabalho Integrado (TI).

           O Projeto Atividades Práticas Supervisionadas (APS) – Trabalho Integrado (TI) constitui-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento da aprendizagem, via interdisciplinaridade – integração e relacionamento dos conteúdos de disciplinas que compõem os semestres do curso – e práxis – integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula – á realidade.

          As Atividades Práticas Supervisionadas (APS) são atividades acadêmicas desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes e realizadas pelos discentes. (Art.2º REGULAMENTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS, UNIP 2010).

Este trabalho traz informações sobre as avaliações aplicadas no ensino fundamental e no ensino médio. Considerado um dos pontos importantes para analisar o desenvolvimento de cada aluno.

O Saresp, avaliação aplicada anualmente desde 1996, pela Secretária da Educação do Estado de São Paulo. Tem como intuito avaliar a qualidade do Ensino no Estado. A avaliação é aplicada aos alunos do 2°, 3°, 5°, 6°, 7° e 9° anos do Ensino Fundamental e da 3° Série do Ensino Médio da escola estadual. Escolas da rede municipal, particulares, SESI e Centro Paula Souza, também pode aderir se desejarem. (Texto: Camilo Gomide 09/02/2015).

Para a avaliação ser bem sucedida, o engajamento da família é fundamental. Além da prova, pais e alunos têm que responder um questionário socioeconômico e dizer quais são suas expectativas em relações as escolas. O objetivo é traçar um perfil detalhado da situação social, econômica e cultural das famílias dos alunos da rede estadual. Dessa maneira pretende – se conseguir um diagnóstico mais preciso das reais necessidades dessas pessoas. (Texto: Camilo Gomide 09/02/2015)

Desde 2009, o governo do Estado de São Paulo arca com os custos de aplicação da prova para as escolas municipais. Escolas particulares que se interessam em participar do Saresp também podem faze-lô, desde que assumam as despesas da aplicação da prova. (Texto: Camilo Gomide 09/02/2015)

Em 2014, o Saresp foi realizado nos dias 11 e 12 de novembro. Com base nos resultados do Saresp, as equipes das escolas podem aprimorar seus projetos pedagógicos e encontrar soluções para os problemas identificados para aprimorar a aprendizagem dos alunos. Essas avaliações têm também como objetivo analisar ao todo como está o ensino, e a educação. (Texto: Camilo Gomide 09/02/2015)

As informações do Saeb e da Prova Brasil são utilizadas pelo MEC e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação para definir ações para o aprimoramento dos recursos financeiros ou técnicos destinados a educação brasileira. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).  

 


DESENVOLVIMENTO

A entrevista foi feita na escola E.E. Professor Justino Jerry Faria. A escola foi fundada em 1972 é mantida pelo Estado. A escola atende alunos de classe média e classe média baixa. A entrevista foi feita com a coordenadora do ensino médio, ela trabalha na escola há 14 anos.

A escola no período da manhã tem duas salas de nono ano e as demais de ensino médio, na parte da tarde tem o ensino fundamental do sexto ano (5°série) até o nono ano (8°série) e no período noturno só ensino médio.

Na escola é aplicado o Saresp que no ano passado foi o 6° e o 9° do ensino fundamental e também no 3° ano do ensino médio, foi feito nos dia 11 e 12 de novembro de 2014. “O Saresp é uma ferramenta pedagógica importante para que a Secretaria da Educação possa entender a eficiência dos projetos pedagógicos em andamento e, a partir disso, detectar as deficiências de aprendizagem dos estudantes para buscar soluções que melhorem a qualidade do aprendizado”, afirma o Secretário da Educação, Herman Voorwald.

Na prova do Saresp as disciplinas que serve para a pontuação é a Língua Portuguesa e a Matemática. A parte de Humanas e Ciências da Natureza é alternada de ano para ano, mas não conta como pontuação.

As provas diagnósticas foi muito comentada pela coordenadora do Ensino Médio, essas provas são feitas pela Diretoria de Ensino conforme Currículo Oficial de São Paulo e são distribuídas através da Delegacia de Ensino sempre são feitas no início do ano para verificar as dificuldades dos alunos.Ela precisa ser desenvolvida em todo o momento da aula no decorrer do ano letivo, pois desta forma sempre será possível a tomada de decisões no bom direcionamento de esforços que visam o desenvolvimento acadêmico do aluno, assim como o desenvolvimento profissional do professor.

Conforme os resultados chegam à escola são feitas reuniões para discutir o plano de ação, e como, os professores vão trabalhar as maiores dificuldades dos alunos no 1° e 2° semestre do ano.

Também é feitas reuniões para o Dia do Saresp, onde discutem a execução da prova Saresp na escola e depois que chega as notas e classificação, onde vão discutir e ver as políticas a ser adotadas e praticadas para haver a melhoria do ensino, da classificação e os pontos fracos que tem que ser trabalhados durante o ano para que no próximo o resultado apresente melhorias. A escola possui um programa informatizado onde tem todos os dados das provas e dá para verificar as questões que teve mais acertos, as que tiveram mais erros, tudo bem detalhado de cada sala tanto do ensino fundamental como do ensino médio.

A Prova Brasil também é aplicada na escola. A escola além das provas, também participa das Olimpíadas de Matemática e Língua Portuguesa todos os anos com inscrições de seus alunos. Tanto a coordenadora do ensino médio, como a professora acham que essas provas contribuem para a melhoria do ensino e quando o desempenho é positivo eles têm bônus.

A avaliação vai ter um papel importante na crítica para a transformação da escola, de seus currículos e seus programas, o que ocorreu mais visivelmente nos países de Primeiro Mundo [sic] e que vem ocorrendo em ritmo retardado nos chamados países emergentes (Brasil, por exemplo).(VIANNA, 2000, p.23)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (201.8 Kb)   docx (116.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com