TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas da Educação Básica

Por:   •  4/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 6

Artes - Educação Artística, Licenciatura.

Disciplina:

Políticas da Educação Básica

Tutor:

Wagner Montanhini

RA:

1185071

Aluno(a):

Graziela Cecília da Silva Canez Broda

Turma:

2º Semestre

Unidade:

Pelotas (RS)

Atividade sem Prática (Portfólio)

Esse projeto se caracteriza pelo desenvolvimento de uma ação investigativa, que busca compreender as problemáticas que envolvem a educação básica no Brasil atual, por intermédio da análise do documentário dirigido por João Jardim “Pro dia nascer feliz” (2007), da pesquisa bibliográfica sobre o tema, da coleta e análise de dados estatísticos e da elaboração de texto dissertativo sobre “A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas”. Vimos que, ao longo da história do Brasil, o Estado se mostrou negligente em relação à garantia do direito à educação. Desde o período monárquico até recentemente, somamos iniciativas no campo da educação por parte do poder público, que contribuíram para a consolidação do caráter elitista da educação brasileira e a marginalização de contingentes significativos da população. Encontramos um retrato desse descaso nas estatísticas e dados levantados pelos próprios órgãos oficiais como o INEP em relação aos índices de analfabetismo e as taxas de evasão escolar. Nos últimos anos, podemos identificar vários movimentos em favor da universalização da educação e em defesa da escola pública e a implementação de políticas educacionais que conseguiram avanços quantitativos em direção à democratização do ensino, porém essa democratização do acesso não foi acompanhada da devida qualidade de ensino. Atualmente, os estudos apontam o baixo rendimento escolar dos estudantes e outros graves problemas que afetam a educação brasileira como a violência, a falta de motivação de alunos e professores, dentre outros, que comprometem a aprendizagem e demonstram que a educação democrática de qualidade está longe de ser efetivada. Dessa forma, esse projeto se justifica pela tentativa de aproximar o aluno de licenciatura das problemáticas que envolvem a educação básica na atualidade, propiciando a reflexão e o debate e o desenvolvimento de uma postura docente investigativa e crítica.

A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas.

                Muito se discute acerca dos problemas no âmbito educacional, seja apontando a falta de investimento do poder público o que faz tornar uma bola de neve quando observamos que devido a isso o professor se desestimula enquanto profissional que acredita no conhecimento para um bom desenvolvimento do aluno e com isso crê num futuro melhor, porém em contrapartida o aluno sofre um impacto proeminente com a desigualdade social e uma realidade que fragiliza o sistema de ensino que a cada passo entra em confronto com as exigências do mundo atual. É mediante as pesquisas realizadas pelos órgãos competentes que podemos obter dados significativos de analfabetismo, alto índice de abandono escolar e a má qualidade da administração no setor da Educação brasileira no que diz respeito ao investimento, por exemplo, no sistema escolar, nos profissionais que dedicam seu tempo ao educando em função de proporcioná-lo um futuro digno e que precisa cada vez mais de apoio e incentivo, principalmente psicológico, demarcando assim esse quadro impactante no nível social escolar em várias regiões brasileiras e fazendo-se necessário reavaliar e trabalhar a proposta no direito de cada um à educação, o direito de aprender de todos. É necessário construir uma modalidade de ensino onde possamos oferecer aos nossos alunos, conhecimento e a possibilidade de um desenvolvimento intelectual que proporcione melhor desempenho perante o enfrentamento às grandes questões atuais da realidade, inclusive o embate a desigualdade social no âmbito escolar. De acordo com a legislação, Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica no que diz um dos fundamentos podemos citar:

Art. 5º O direito à educação, entendido como um direito inalienável do ser humano, constitui o fundamento maior destas Diretrizes. A educação, ao proporcionar o desenvolvimento do potencial humano, permite o exercício dos direitos civis, políticos, sociais e do direito à diferença, sendo ela mesma também um direito social, e possibilita a formação cidadã e o usufruto dos bens sociais e culturais. (BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Brasília, DF: Presidência da República, p.130).

                Em Pro dia nascer feliz(2007), documentário dirigido por João Jardim o tema Educação é retratado através dos diferentes olhares que englobam o sistema educacional, trazendo as realidades dos contextos sociais, econômicos, culturais, demonstrando o impacto causado pela desigualdade social mediante os pontos de vista do aluno, professor e a família.

        A questão do acesso gratuito e obrigatório fez com que crianças que antes não eram incluídos no sistema escolar ocupassem um elevado espaço em sala de aula e assim se fazendo obrigatório o aumento das vagas, contudo a infraestrutura passou a ser um grande problema tornando-se a causadora das condições precárias que enfrenta a educação básica atual influenciando consideravelmente na qualidade do aprendizado e isso podemos constatar no abismo que há entre a escola pública e a privada. Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo foram cenários que exemplificaram essa questão no documentário exibindo escolas com más condições sanitárias, que de acordo com o filme mostram 13,7 sem banheiros e 1,9 mil sem água no país. Além disso, vimos o tema da qualidade do transporte escolar que normalmente são raros ou inexistentes, ocasionando alto índice de abandono, justamente pela dificuldade e distancia dos caminhos entre a casa do aluno e o colégio, vários fatores os levam ao desinteresse pelos estudos, outros itens como a falta de investimento na educação e por consequência a falta de profissionais que poderiam dar a assistência que o educando precisa, avanços curriculares adaptados a sua conjuntura social. As Políticas Públicas tem papel crucial em fazer cumprir o direito de acesso à educação a todos, este filme nos aponta questões a observar este fato. Como prevê a Constituição Federal de 1988 em sua lei: “Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (CF 1988, art. 205, I), entende-se que o Estado tem o dever de oferecer o ensino público a todos, inclusive gratuito, mas atualmente devemos considerar que há uma grande dificuldade em manter o aluno na escola, isso também se deve a um método de ensino pouco estimulante, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece em seu artigo que: “Art. 36, inciso II - adotará metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes;” (LDB, 9394/96). É necessário argumentar que o ensino deve expandir horizontes e rever um conteúdo programático renovado e adaptado à realidade de cada comunidade escolar, fazendo com que o aluno se sinta atraído pela curiosidade e o faça questionar, despertar o desenvolvimento intelectual. Este documentário apresenta a pura realidade de muitos estudantes que envoltos ao descaso, tanto do governo quanto da família e muitas vezes do professor, que por outro lado também é prejudicado, gera ausência do sonho e da crença num futuro melhor, devido principalmente à mediocridade e a violência que enfrentam no seu cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (892.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com