TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Educacionais

Por:   •  23/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Para se ter um novo modelo de gestão   nas dimensões pedagógicas administrativas e financeiras na escola tem como princípios e metas o cumprimento de uma missão de oferecer um ensino público com qualidade e apreciação.

É preciso ter a autonomia, isso é o que é sustentado pelos estudiosos.

A sociedade democrática ainda é um sonho, está sendo constituída no sentido em que avança a consciência dos direitos sociais.

Com a redemocratização dom País, impulsionou a revisão de práticas sociais, entre elas à educação. A gestão democrática escolar é uma das práticas sociais que contribui para o entendimento da gestão democrática e a participação popular no interior da escola.

A gestão democrática já está incorporada na escola pública brasileira, desde a década de 80, onde houve diversos movimentos sociais organizados para que houvesse a democratização. Foi se deixando de centralizar e sim caminhando para a descentralização que é primordial para que haja autonomia educacional que fortalece o poder local de decisões.

Houve inúmeros conflitos para que se pudesse participar das decisões do governo Teixeira (1933), afirmava que a União deveria fugir de qualquer ação centralizada que diminuísse o vigor e iniciativas e experiências regionais e locais.

A gestão pública descentralizada é um instrumento moderno transparente e eficiente, pois fortalece o poder local de decisões.

É preciso se construir uma escola cidadã e para isso deve se haver a autonomia escolar e exige que se deixe de pensar como na cultura centralizada a qual muitas de nossas escolas tem como herança , sabemos que para se implantar a autonomia, é algo novo onde gera trabalho, mudança , onde  muitos de nós temos que ter em nossas visões de superar os desafios , temos que ter uma concepção ideológica e libertadora , como nos ensinou Paulo Freire.

Uma pratica de gestão democrática presente em algumas escolas públicas são os conselhos escolares, onde podemos contar com a participação de todos, comunidade, gestor, professores e funcionários , formando assim uma comunidade escolar. A autonomia é um sonho em nossa atualidade ,mas algo que podemos alcançar com a colaboração de todos e cumprir o que temos no papel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com