TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politícas educacionais

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação

NOME

Luanda Azevedo Peres

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Políticas Educacionais

Aula-tema 03: Constituição Federal de 1988 e a Educação

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Políticas Educacionais apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Claudia Toffano Benevento.

Anhanguera Educacional

2015

Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar tem sido acompanhada pela garantia do padrão de qualidade e pela valorização dos profissionais do ensino? Justifique.

Pelo que temos observado no panorama educacional em nosso país, a questão da universalização do atendimento escolar, a garantia do padrão de qualidade e valorização dos profissionais do ensino não vem acontecendo como gostaríamos.

Apesar de termos uma Constituição que garanta todos esses direitos as crianças e aos profissionais da Educação vemos que estas garantias não são cumpridas, pela reportagem “12 de outubro: mais de 1,8 milhão de crianças estão fora da escola” podemos ter uma visão de tão utópica que é nossa constituição.

Sabemos que é impossível o governo colocar mais de mil crianças na escola todos os dias, pois falta escolas e vagas nas escolas, eles acabam superlotando salas e o ensino que deveria ser de qualidade, acaba se tornando um ensino mecanizado. Os professores também se sentem desmotivados por não terem boas condições de trabalho, pois uma classe com muitas crianças faz com que o professor tenha que falar mais alto e por consequência pode causar danos em suas cordas vocais.

Outro item do Artigo 208 que não é respeitado é o inciso III atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, não é levado a sério, sabemos que ainda há muita resistência por parte de escolas e professores, muitas vezes quando os pais com crianças especiais procuram a rede de ensino para matricular seus filhos elas dizem que não há vagas. A inclusão ainda não é vista com bons olhos pela maioria e todos sabemos como todos tem a ganhar com a inclusão.

No Artigo 206 a constituição faz muitas garantias para os profissionais de educação, mas o que vemos é que a valorização do professor cai ao invés de subir um exemplo são as greves tantos dos professores municipais no ano passado e dos estaduais este ano se estes direitos estivessem sendo cumpridos as greves não existiriam e não prejudicariam milhares de crianças e adolescentes que ficam com o ensino prejudicado, mesmo com reposições de aula não é a mesma coisa.

        Concluo com tudo isso que as leis foram feitas, mas respeito e cumprimento total delas não há. Vimos na mídia tanto impressa quanto televisiva que há muito o que se fazer para evoluir nossa Educação, há muitas boas intensões que infelizmente só ficam no papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (130.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com