TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas educacionais: Considerações sobre o discurso genérico e a abstração da realidade

Por:   •  8/6/2018  •  Resenha  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE NETWORK

“Políticas educacionais: considerações sobre o discurso genérico e a abstração da realidade.”

        

Cibele Gonçalves Passos

Pós em Gestão Escolar

Políticas Públicas em Educação

Polo Cerimar – Sul 3

2012

        Após a leitura do texto “Escritos Sobre Educação”, pude perceber vários aspectos sobre esta que se encontram distantes da nossa percepção.

        Vemos um sistema de educação pública falido, com professores desmotivados e pais descontentes. A causa da desmotivação é sempre o salários baixos e as péssimas condições de trabalho. Já os pais, sem participação alguma nesse processo, se encontram mais do que descontentes e não conseguem encontrar uma forma de agir contra esse problema, já que a escola não dá abertura para os mesmos participarem do sistema de forma ativa.

        Percebe-se uma política educacional falha, onde a prática social e educativas se perdem no mesmo.

        Para uma melhora significativa no sistema, é necessário pensar sobre quais ações devem ser tomadas, tanto por parte da escola, como por parte da sociedade.

        A escola tem a função de formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade, mas, em vez disso, tem formado pessoas capazes de aceitar a realidade sem tentar mudá-la ou ao menos discutir sobre ela. Nesse sentido, a escola deve organizar as relações dentro da mesma e priorizar ações realmente significantes, além da conscientização do trabalho do professor, que não se concretiza apenas no ler e escrever e sim em modificar a sociedade com pessoas atuantes.

        Outro ponto importante a ser analizado é o aspecto quantitativo da educação. De que adianta todos os individuos em idade escolar estarem na escola, se esta não consegue desenvolver seu papel com sucesso?

        Em relação ao papel dos pais, o trabalho em conjunto com a escola é essencial, se completam. É necessária a participação dos pais nos acontecimentos da escola e o contrário também. Quando os acontecimentos são do conhecimento dos dois, o trabalho pode se tornar mais eficaz.

        Para que o sucesso seja obtido, pais devem participar do ambiente escolar, a política escolar deve ser repensada e os professores devem se conscientizar do seu real papel na educação e na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com