TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Pedagogia Do Trabalho

Por:   •  30/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.300 Palavras (14 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

DESENVOLIMENTO....................................................................................................5

PROPOSTA DIDATICA..............................................................................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................13

REFERENCIAS..........................................................................................................14

INTRODUÇÃO

A junção das disciplinas em uma única atividade é uma maneira de trabalhar de forma interdisciplinar. É preciso proporcionar conteúdos que contribuam de forma significativa com a formação dos alunos, especialmente no âmbito humano e educacional. Nessa linha de pensamento a arte é uma das disciplinas que mais pode ser associada às outras, visto que boa parte de seus conteúdos tem relação com vários assuntos que fazem parte do contexto do desenvolvimento da sociedade. Um exemplo aplicado à matemática, as figuras geométricas, são uma forma de arte que foi criada há muitos anos e aperfeiçoada com o tempo. Da mesma forma que as artes que foram inseridas em movimentos literários, como o Barroco e outros contribuem com o desenvolvimento dos conceitos artísticos. Na mesma direção, a aplicação desses conceitos artísticos no ambiente escolar é de suma importância para o desenvolvimento e apropriação da cultura nos diferentes ciclos escolares. Cada ciclo possui uma forma exclusiva de oferecer as atividades culturais, pois no período infantil a ludicidade e a arte estão presentes em uma única atividade. Independente da época, os conteúdos artísticos são imprescindíveis tanto para o desenvolvimento educacional quanto para o humano, pois o ser humano só se aperfeiçoa quando a cultura está presente em sua educação. Por isso, a elaboração dessas atividades deve ser realizada constantemente, sendo que quanto mais elementos culturais da arte estiverem presentes nas aulas melhor para os estudantes.

A elaboração de uma aula de qualidade requer planejamento de tudo que vai ser realizado no tempo estabelecido, por isso é preciso pensar em cada detalhe para que a atividade proposta possa realmente contribuir com a formação dos alunos, é importante idealizar o conteúdo de acordo com os recursos que estão disponíveis para o professor, bem como os objetivos a serem alcançados. No entanto, trabalhar de forma interdisciplinar ainda é um desafio para nos professores, porque os próprios necessitam de mais apoio para desenvolver as atividades. Na educação infantil, por exemplo, a interdisciplinaridade pode ter um valor ainda maior, essencialmente porque tende a mesclar e diversificar os conteúdos disciplinares, uma estratégia que ajuda a conquistar a atenção dos alunos. Com o auxilio da arte estas atividades podem se tornar muito mais interessantes e, por conseguinte contribuir ainda mais com a formação integral das crianças.

DESENVOLVIMENTO

A ARTE E A LUDICIDADE COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 É absolutamente importante o contato com a arte e a cultura por crianças no ensino fundamental. Porque no processo de conhecimento da arte são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que estão sempre fora do currículo escolar. Antigamente a educação emocional se dava a partir de filmes, telenovelas. Não se conversava sobre sentimentos na escola. Simplesmente, porque a arte estimula o desenvolvimento da inteligência racional. Além disso, grande parte da produção artística é feita no coletivo, desenvolvendo o trabalho em grupo e a criatividade. Atualmente é perceptível que as crianças estão inseridas numa rotina de compromissos diários, deixando a arte e o lúdico em segundo plano. Reconhecer a importância da Interdisciplinaridade como facilitador da arte e da ludicidade na Educação Infantil como um recurso pedagógico revelado por meio dos jogos, das brincadeiras e da arte no cotidiano escolar, contribui para o processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil.

As artes no geral complementam a linguagem verbal. Susanne Langer, especialista em filosofia da arte, diz que existem três diferentes linguagens: a verbal, a científica e a presentacional. A linguagem presentacional é aquela que você não consegue traduzir em outras linguagens. Ela está presente na arte, que articula a vida emocional do ser humano. Um indivíduo com essas três linguagens bem desenvolvidas está apto a conhecer plenamente as outras áreas do conhecimento, a aproveitar mais o mundo que o cerca. Tirar o aluno da cadeira significa expandir seus sentidos, desenvolve sua capacidade de percepção visual, importante desde a alfabetização. O ensino da arte contribui para exercitar essa percepção. A dança amplia a percepção do corpo, assim como a música, o ritmo e o movimento. Exercita o equilíbrio, não só físico, mas mental. O teatro desenvolve a comunicação, coloca em pauta o verbal, o sonoro, o visual e o gestual.  Existe a arte como expressão que é capacidade de os indivíduos interpretarem suas ideias através das diferentes linguagens e formas. E a arte como cultura. que trabalha o conhecimento da história, dos artistas que contribuem para a transformação da arte, além disso, as artes ampliam a possibilidade de entendimento.

Segundo Fantacholi ([s/d], p.3), na educação de modo geral, e principalmente na Educação Infantil os jogos e brincadeiras são um potente veículo de aprendizagem experiencial, visto que permite, através do lúdico, vivenciar a aprendizagem como processo social. O lúdico promove na educação infantil, uma pratica educacional de conhecimento de mundo, oralidade, pensamento e sentido.

O lúdico é parte integrante do mundo infantil na vida de todo ser humano. E não se deve ser visto apenas como diversão, mas sim, como parte importante no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância. É através da ludicidade que a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança, e sendo liderados e compartilhando sua alegria de brincar. O lúdico é um recurso metodológico de suma importância para auxiliar a aprendizagem das crianças da educação infantil. Os jogos ensinam os conteúdos através de regras, possibilitando a exploração do ambiente a sua volta, proporcionam aprendizagem de maneira prazerosa e significativa agregando assim conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (211.2 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com