TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Pedagogia Trabalho Interdisciplinar Produção Textual

Por:   •  19/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.293 Palavras (14 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

2.1. Fundamentação Teórica        4

2.2. Plano de Trabalho Docente        7

2.2.1.        Escola        7

2.2.2.        Docentes        7

2.2.3.        Série        7

2.2.4.        Disciplinas        7

2.2.5.        Conteúdos        7

2.2.6.        Objetivos Gerais        8

2.2.7.        Objetivos Específicos        8

2.2.8.        Procedimentos Metodológicos        8

2.2.9.        Recursos Didáticos        10

2.2.10.        Cronograma de Atividades        10

2.2.11.        Avaliação        13

2.2.12.        Referências        13

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

4.        REFERÊNCIAS        15

5.        ANEXOS        16

5.1. Anexo 1        16

5.2. Anexo 2 e 3        17


  1. INTRODUÇÃO

O Século XXI, veio permeado de grandes expectativas em diferentes aspectos. O anseio em presenciar os avanços tecnológicos e o desenvolvimento e crescimento de determinadas nações, fez com que as pessoas desejassem estar conectadas com grupos e com o Mundo. Mas esse mesmo anseio em presenciar os avanços globais, traz consigo a necessidade de sermos cautelosos em áreas específicas da nossa vida refletindo em nossas funções sociais.

Podemos citar diversos acontecimentos históricos que trouxeram à sociedade uma nova maneira de pensar e de ver o espaço no qual somos inseridos. A expansão dos Meios de Comunicação, possibilitou à população acompanhar o que é notícia, tendências em todo planeta; tornando-nos uma sociedade mais consumista, abandonando posturas e princípios advindos de uma criação mais rígida e, adotando um pensamento de “ter para ser”, ou seja, sou importante, pois tenho algo de melhor do que o outro, ou me visto de uma determinada maneira.

Diante deste contexto histórico-social sempre se faz necessário repassar conhecimentos visando o desenvolvimento da sociedade. Possibilitando o crescimento integral das nossas crianças e adolescentes como cidadãos pensantes, reflexivos e críticos. Cientes de suas ações e protagonistas de sua História.

 Observando os aspectos mencionados, para a população brasileira atual é muito significativo trabalhar Educação Financeira Escolar e Empreendedorismo com o objetivo de capacitar o estudante a analisar as muitas opções oferecidas pelo mercado e agir de acordo com os objetivos que ele pretende alcançar. 

A interdisciplinaridade a partir do Projeto de Educação Financeira Escolar e Empreendedorismo, tem como finalidade auxiliar o estudante a se aproximar da melhor parte de si mesmo. Se conhecer, se gostar, formar bons hábitos para se relacionar, ter clareza de seus valores e ser capaz de tomar decisões para construir um projeto de vida feliz. Apresentar conceitos que permitirá aprimorar a visão sobre ele como indivíduo criado com potencialidades.

A Educação Financeira é um tema no qual todos somos aprendizes, por isso a proposta é refletir e construir coletivamente conceitos que fundamentarão nosso conhecimento.


  1. DESENVOLVIMENTO

        Qual é a singularidade do Projeto Educação Financeira Escolar e Empreendedorismo?

        Nas interações, nas trocas de conhecimento que construímos os aprendizados. Quando crianças aprendemos por meio das músicas, contação de histórias, brincadeiras etc. A necessidade de estar em grupos, participar, compartilhar são propostas que permitem nos integrar com o meio estabelecendo relacionamentos.

        Somos indivíduos capazes de construir a nossa própria história, com uma consciência de autonomia, evoluindo e crescendo. Formando nossa identidade e fortalecendo nossa inteligência-emocional.

        

  1. Fundamentação Teórica

Educação Financeira Escolar e Empreendedorismo é um assunto recente no Currículo da sociedade brasileira. Não é uma proposta que aborda apenas as questões econômicas, mas atinge outras vertentes. Assuntos como o desequilíbrio do ecossistema, aquecimento global, desigualdades sociais, reciclagem, as profissões e áreas recentes de atuação no mercado de trabalho, são explorados com o intuito de proporcionar aos estudantes uma visão de Mundo mais abrangente e real.

Dinheiro é um assunto delicado. De acordo com Santos e Carmo, ele:

“pode ter muitos significados e está por trás das mais diferentes relações humanas: afeto, agradecimento, carência, compensação, remorso, ressentimento, status, reconhecimento, premiação, punição, autoafirmação, pertencimento, hostilidade, amor, exploração, etc.” (SANTOS, Angélica Rodrigues; CARMO, Rogério Olegário. Família, afeto, finanças:como colocar cada vez mais dinheiro e amor em seu lar. São Paulo: Gente, 2012)

Cada indivíduo atribui o significado do dinheiro de acordo com sua História de vida, meio no qual está inserido e anseios pessoais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (465.6 Kb)   docx (76.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com