TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Pedagogia Do Trabalho

Por:   •  30/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.300 Palavras (14 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

DESENVOLIMENTO....................................................................................................5

PROPOSTA DIDATICA..............................................................................................12

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................13

REFERENCIAS..........................................................................................................14

INTRODUÇÃO

A junção das disciplinas em uma única atividade é uma maneira de trabalhar de forma interdisciplinar. É preciso proporcionar conteúdos que contribuam de forma significativa com a formação dos alunos, especialmente no âmbito humano e educacional. Nessa linha de pensamento a arte é uma das disciplinas que mais pode ser associada às outras, visto que boa parte de seus conteúdos tem relação com vários assuntos que fazem parte do contexto do desenvolvimento da sociedade. Um exemplo aplicado à matemática, as figuras geométricas, são uma forma de arte que foi criada há muitos anos e aperfeiçoada com o tempo. Da mesma forma que as artes que foram inseridas em movimentos literários, como o Barroco e outros contribuem com o desenvolvimento dos conceitos artísticos. Na mesma direção, a aplicação desses conceitos artísticos no ambiente escolar é de suma importância para o desenvolvimento e apropriação da cultura nos diferentes ciclos escolares. Cada ciclo possui uma forma exclusiva de oferecer as atividades culturais, pois no período infantil a ludicidade e a arte estão presentes em uma única atividade. Independente da época, os conteúdos artísticos são imprescindíveis tanto para o desenvolvimento educacional quanto para o humano, pois o ser humano só se aperfeiçoa quando a cultura está presente em sua educação. Por isso, a elaboração dessas atividades deve ser realizada constantemente, sendo que quanto mais elementos culturais da arte estiverem presentes nas aulas melhor para os estudantes.

A elaboração de uma aula de qualidade requer planejamento de tudo que vai ser realizado no tempo estabelecido, por isso é preciso pensar em cada detalhe para que a atividade proposta possa realmente contribuir com a formação dos alunos, é importante idealizar o conteúdo de acordo com os recursos que estão disponíveis para o professor, bem como os objetivos a serem alcançados. No entanto, trabalhar de forma interdisciplinar ainda é um desafio para nos professores, porque os próprios necessitam de mais apoio para desenvolver as atividades. Na educação infantil, por exemplo, a interdisciplinaridade pode ter um valor ainda maior, essencialmente porque tende a mesclar e diversificar os conteúdos disciplinares, uma estratégia que ajuda a conquistar a atenção dos alunos. Com o auxilio da arte estas atividades podem se tornar muito mais interessantes e, por conseguinte contribuir ainda mais com a formação integral das crianças.

DESENVOLVIMENTO

A ARTE E A LUDICIDADE COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 É absolutamente importante o contato com a arte e a cultura por crianças no ensino fundamental. Porque no processo de conhecimento da arte são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo e o emocional, que estão sempre fora do currículo escolar. Antigamente a educação emocional se dava a partir de filmes, telenovelas. Não se conversava sobre sentimentos na escola. Simplesmente, porque a arte estimula o desenvolvimento da inteligência racional. Além disso, grande parte da produção artística é feita no coletivo, desenvolvendo o trabalho em grupo e a criatividade. Atualmente é perceptível que as crianças estão inseridas numa rotina de compromissos diários, deixando a arte e o lúdico em segundo plano. Reconhecer a importância da Interdisciplinaridade como facilitador da arte e da ludicidade na Educação Infantil como um recurso pedagógico revelado por meio dos jogos, das brincadeiras e da arte no cotidiano escolar, contribui para o processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (211.2 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com