TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Educação de Crianças, Jovens e Adultos

Por:   •  8/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Claretiano- Centro Universitário

Disciplina: Educação de Crianças, Jovens e Adultos

Profª. Ana Maria Tassinari

Curso: Licenciatura em Pedagogia

Claretiano- Centro Universitário

Disciplina: Educação de Crianças, Jovens e Adultos

Profª. Ana Maria Tassinari

PORTFÓLIO ( CICLO 2)

Aluno(a): Thatiane Farias Santos

RA: 8113686

Considerando o homem um ser social e a grande diversidade cultural existente nas sociedades, a criança foi percebida e tratada de formas distintas.

Em cada contexto e época, foram construídos diferentes significados em relação à criança e ao seu papel social, produzindo-se imensa diversidade de concepções e percepções sobre a infância.

De acordo com o conteúdo estudado nestas semanas, elabore um quadro em que você deverá apresentar as principais características de cada época, elencando:

A criança na antiguidade

Uma época em que a criança não tinha nenhuma identidade, nenhuma capacidade e nem pensamento independente. A infância era vista como uma fase ruim e desastrosa, era vista como incapaz de usar o pensamento e o poder para alcançar a virtude. O pai era a mais alta autoridade e referência em matéria de educação, saúde e moral.

A criança na idade média

A época em que as crianças eram vistas, tratadas como adultos Adolescência e infância se fundiram, sem limite de idade, separando-as. Usavam as mesmas roupas e conviviam com as mesmas dos adultos, sendo referência para reflexão sobre a maternidade e espelho para as famílias. Então a criança começa a se reproduzir em multidão de pais ainda, sugerindo uma imagem de fragilidade e dependência

A criança na modernidade

Naquela época, houve mudanças nas concepções de criança, com uma preocupação com a educação e a moral As crianças participaram de jogos de cartas de azar, jogos que envolviam sexo, usando linguagem vulgar e obscena. No século XVI, quando surgiram moralistas e religiosos, fazendo uma revolução nos costumes , era prejudicial deixar crianças sem companhia de adultos, mimá-las, dormir com pessoas do sexo oposto e deixá-los na companhia de estranhos. eles queriam isolá-los da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com