TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Fundamentos da Educação

Por:   •  20/9/2020  •  Resenha  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Jacqueline da Paixão Alves

PORTFÓLIO

Atividade do Ciclo II

Curso: Formação Pedagógica em Pedagogia

Disciplina: Fundamentos da Educação

Tutora: Maria Cecília de Oliveira Adão

Pólo Uberaba - MG

2020

Disciplina:   Fundamentos da Educação

Tarefa: Atividade do Ciclo II

Nome: Jacqueline da Paixão Alves

RA: 8108474

Turma: DGPED2001

        Após pesquisar o universo dos mitos gregos, escolheu-se a mitologia de Teseu e o Minotauro, por descrever o processo de superação do indivíduo, ou seja, o que narra a transformação da pessoa em herói. E além disso, este mito utiliza o bem ao maior número de pessoas, o que dá sentido a uma existência.
        A demonstração de ser um grande guerreiro e valente inicia desde sua infância. Quando pequeno, estava em casa de seu avô que recebeu a visita do guerreiro Hércules o qual, ao tirar seu casaco de pele de leão e jogá-lo perto de onde estavam ele e outros amiguinhos, atitude que espantou os demais, mas ele ficou firme e ainda pegou um machado e caiu sobre a pele, como se estivesse lutando contra um leão.

        Ele cresceu e ficou famoso por suas façanhas, como na aventura de Sínis, ladrão da estrada do istmo, o qual impunha às suas vítimas uma cruel tortura. Teseu enfrentou-o e após derrota-lo, o fez provar de seu próprio veneno. Em outra aventura, Teseu defrontou-se com um maníaco chamado Procusto, que ficava escondido numa caverna e fazia vítimas cortando os membros (se a pessoa era maior que a cova) ou esticando quando era menor. Teseu também liquidou com Procusto, embora a lenda não fale como o fez.

        Mas a que o imortalizou definitivamente como herói foi a terrível batalha que travou com o monstro minotauro – tinha cabeça de touro e o restante do corpo na forma humana -, feito este que libertou seu povo de um sacrifício que seria eterno. Conta a lenda que Atenas tinha uma dívida com Minos, rei de Creta e por isso tinha que enviar, anualmente, sete rapazes e sete donzelas ao labirinto que Minos fizera construir em seu reino, onde vivia o Minotauro, monstro que se nutria de carne humana.

        Teseu era filho do rei de Atenas. Em uma das ofertas, o príncipe pediu para ir no lugar dos jovens, pois tinha em mente que se matasse o monstro colocaria um fim ao sacrifício de seu povo. Após longa discussão, a teimosia de Teseu prevaleceu sobre a vontade do pai. Prometeu ao pai que, caso ele derrotasse a fera, retornaria com as velas brancas.

        Ao chegar em Creta, Minos ficou furioso porque haviam desobedecido sua ordem de enviar sete rapazes e sete donzelas, ao que Teseu informou que ele era filho do rei e ofereceu a sua vida em lugar da deles, oferta aceita pelo rei. A filha do rei Minos, Ariadne, fascinada pelo jovem e ousado aventureiro, ensinou-lhe como sair do labirinto. Deu-lhe um novelo de lã, com o qual ele marcou o caminho de volta. Para não parecer injusto com o filho do rei dos atenienses, Minos jogou uma pequena adaga e um escudo dentro do labirinto e ordenou fechar a porta.

        Teseu obteve glória e matou o Minotauro. Retornou à Atenas, levando consigo Ariadne. No entanto, ao fazer uma parada na ilha de Naxos, ele a deixou lá e seguiu viagem sozinho. Não se soube a razão dessa atitude de aparente ingratidão.

        Quando adentrou com seu barco os portões de Atenas, e tendo se esquecido de desfraldar a vela branca - o que havia combinado com seu pai em caso de vitória – e tendo seu pai visto isso, pensou em derrota e morte de seu filho, e suicidou-se no mesmo instante, retirando ao herói seu prazer da vitória. Assim, tornou-se rei.

        Tentando estabelecer a explicação sobre a relação entre o mito e os pressupostos básicos da educação homérica, precisamos compreender sua definição. Sabe-se que a educação homérica, que ocorreu no período da Grécia antiga, tinha como base os poemas da Ilíada e Odisseia criados por Homero, sendo que essa educação, devido não haver domínio da escrita, era uma transmissão oral, e o ostracismo era a estratégia pedagógica, na qual acreditava-se que, através da disputa, concorrência, competição, o indivíduo podia alcançar a excelência.

        A Educação Homérica não se preocupava com métodos de aprendizagem, e sim, estava direcionada em determinar a finalidade da educação e aos meios para concretizá-la. Por isso, a preocupação educacional não se dirigia somente à criança, mas também e, sobretudo, ao adulto que essa criança se tornaria.        Neste mito, Teseu, descrito como uma pessoa corajosa, benevolente e sábia, mostra muito sobre as vontades humanas e como devemos continuar frente às batalhas, frente aos labirintos da vida. Não podemos perder o fio condutor do bom senso, mas precisamos estar ligados a algo seguro, que nos ofereça a condição de nos aventurar, mas ofereça a possibilidade de retornar. Simboliza as transformações que devem ocorrer ao longo da vida de cada um para que possa se desenvolver adequadamente.

        E a educação não tem esse objetivo? Contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano, para que possa ser capaz de realizar a leitura do seu mundo, do mundo à sua volta e se desenvolver na visão humana, como ser humano, buscar o autoconhecimento. A necessidade latente de buscar a si mesmo e de compreender de onde vem as suas ações existe na jornada do herói. Outras relações que se pode tirar é: quem não tem seu minotauro? Quem não tem em si o animal e Deus?

        Lembrando o artigo 1° da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), o qual se refere à educação como uma prática abrangente dos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais, nas organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Neste sentido, a educação engloba os costumes, hábitos e valores. Dentro desta perspectiva, pode-se visualizar a educação grega como aquela que se desenvolve nas relações interpessoais de cada indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (219.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com