TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Primeiro Semestre

Por:   •  19/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.565 Palavras (11 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        PLANO DE TRABALHO DOCENTE        6

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        13

1 INTRODUÇÃO

Globalização, quebra de barreiras, estreitamento de relações são termos cada vez mais utilizados para resumir o atual momento de evolução e desenvolvimento que muitos países estão vivendo. No campo da Educação pode-se dizer que também ocorre uma nova situação: a interdisciplinaridade.

O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos, destes com os professores, sem falar na experiência e no convívio grupal. Partindo deste princípio é importante, ainda, repensar essa metodologia como uma forma de promover a união escolar em torno do objetivo comum de formação de indivíduos sociais. Neste aspecto a função da interdisciplinaridade é apresentar aos alunos possibilidades diferentes de olhar um mesmo fato.

Este projeto aborda o tema família através de atividades interdisciplinares, buscando valorizar as diferentes famílias de nossa sociedade e seu papel na vida dos alunos.

Considerada uma das instituições mais importantes da sociedade, a família, vem, ao longo do tempo, se modificando e passando por diversas transformações, alterando o seu significado de acordo com o ambiente e com o momento histórico.

Assim, pode parecer estranho, em um primeiro momento, dizer que existe vários “tipos” de família. No entanto, não estamos falando que cada família é uma – considerando suas tradições e manias – mas sim sobre a estrutura familiar em si, ou seja, sobre como ela é composta.

O professor deverá desenvolver através dessas propostas de atividades, situações que possibilitem integrar as diversas áreas do conhecimento promovendo reflexões que permitam novos comportamentos em relação à leitura de mundo de cada educando, trabalhando o tema de forma dinâmica, para que o processo de ensino e aprendizagem possa ser desenvolvido com maior interesse por parte dos alunos, através da participação e reflexão de forma crítica e democrática.

2. DESENVOLVIMENTO

A interdisciplinaridade é uma metodologia abordada de extrema importância afim de superar a fragmentação dos conteúdos e dos currículos, não só na escola, mas no entendimento do conhecimento como um todo. Tal temática tem sido estudada por diferentes autores ao longo dos anos, como, Fazenda (1979), que aponta a interdisciplinaridade como articuladora no processo de ensino aprendizagem na medida em que se produz como ação conjunta, de atitude em sala de aula; nos apontamentos de Morin (2005), entendendo-a como modo de pensar; e de Japiassu (1976), que a coloca como eixo fundamental na organização curricular.

A BNCC - Base Nacional Comum Curricular vem nortear com referências ao trabalho docente quanto a interdisciplinaridade, destacando que o corpo docente tem autonomia para integrar às aulas propostas de forma transversal e integradora.

Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem (BRASIL, 2017, p.12).

Assim como apontado por Fazenda (1979), Thiesen (2008, p.551), também ressalta o caráter dialógico nessa relação de ensino e aprendizagem necessária à problematização do conhecimento. Este último, ao recorrer aos apontamentos de Paulo Freire, destaca a interdisciplinaridade enquanto processo metodológico de construção do conhecimento pelo sujeito com base em sua relação com o contexto, com a realidade, com sua cultura. Busca-se sua expressão pela caracterização de dois movimentos dialéticos: a problematização da situação, pela qual se desvela a realidade, e a sistematização dos conhecimentos de forma integrada.

Segundo Fazenda (2008), a interdisciplinaridade caracteriza-se por ser uma atitude de busca, de inclusão, de acordo e de sintonia diante do conhecimento. Logo, torna-se explícito a ocorrência de uma globalização do conhecimento, onde, há o fim dos limites entre as disciplinas.

Essa temática é compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, no qual se propõe um tema com abordagens em diferentes disciplinas.

A partir dessa metodologia, o professor poderá abordar diferentes conteúdos curriculares, a partir de temas transversais e multiculturais, baseado no dia a dia dos alunos e sua comunidade.

Com tal metodologia é possível compreender e entender as partes de ligação entre as diferentes áreas de conhecimento, unindo-se para transpor algo inovador, abrir sabedorias, resgatar possibilidades e ultrapassar o pensar fragmentado. É a busca constante de investigação, na tentativa de superação do saber.

2.1 PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Escola: Colégio Santos Dumont

Docente: Daiane Souza Gonçalves Ricci e Thamires Caroline Cardoso Ferreira

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental I

Disciplinas: Língua Portuguesa, História e Geografia, Educação Artística.

Conteúdos: processos de leitura e escrita; prática de produção de textos; leitura de mundo; linguagem oral; valores, normas e atitudes; gênero textual bilhete; ética, diálogo e respeito mútuo; vida socio familiar e comunitária; organização histórica e temporal; diferentes tipos de moradias; desenho, pintura, cores, montagem, colagem, noção de limite na folha; motricidade.

Objetivos: desenvolver habilidades e competências do educando nas suas relações com símbolos e conceitos, de forma que ele aprenda e ressignifique o real; conhecer valores importantes da relação com sua família; promover a socialização, por meio da compreensão da importância da atitude solidária e cooperativa para a convivência em grupo; desenvolver as habilidades reflexivas e artísticas; ouvir diferentes informações sobre as mães, pais, avós etc.; sentir-se parte integrante do desenvolvimento do projeto; reconhecer-se como indivíduo e membro de diferentes grupos sociais; identificar as características de algumas famílias; destacar os espaços de sua moradia; reconhecer e apresentar os membros de sua família; identificar a importância da convivência com outras pessoas; observar as atividades de rotinas de seus familiares; identificar os tipos de famílias dos tempos atuais; observar as propriedades de um bilhete.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (299.8 Kb)   docx (392.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com