TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de percepção ambiental relaciona as formas distintas

Por:   •  28/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO................................................................................................3

2.DESENVOLVIMENTO....................................................................................4

3.CONCLUÇÃO................................................................................................12

4.REFERÊNCIAS......................................................................................................13



  1. INTRODUÇÃO

Iremos estudar como as crianças conseguem perceber os processos cognitivos e a forma na qual o cérebro percebe e aprende todo tipo de informação por meio dos órgãos dos sentidos. Não esquecendo que todo aprendizado acontece de forma individual, assim, podemos dizer que o cérebro percebe e aprende todo tipo de informação captada por meio dos órgãos dos sentidos. Tuan, 1983,p.55 diz que “ O mundo percebido pelos olhos é mais abstrato que o conhecido por nós, por meio dos outros sentidos”. Por isso que a visão é considerada de maior importância, pois através dela somos vistos, cada órgão dos sentidos tem seu valor e sua importância, o tato é capaz de identificar as maiores sensações de prazer e dor, mostraremos que por meio da audição que chega ao cérebro por meio de uma sequencia que são chamados de receptores, o olfato e o paladar pode nós remeter ao passado ou lembranças que estão guardadas na memória.

Dessa forma aprenderemos que a percepção ocorre individualmente e está relacionada pela personalidade de cada criança, a educação e o convívio com o meio ambiente e suas mudanças, pois o meio pode possibilitar que a criança tome consciência que vai sempre existir o novo.

“Brincar com criança não é perder tempo, é ganhá-lo: se é triste ver dois meninos sem escolas, mais triste ver dois meninos sem escola, mais triste ainda é vê-lo sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”

Carlos Drummond de Andrade


  1. DESENVOLVIMENTO

O estudo da percepção ambiental relaciona as formas distintas de perceber ou sentir o espaço vivido, pois cada sujeito constrói seus valores ao se relacionar consigo mesmo e com o que o cerca. Por meio da percepção , um individuo é capaz de interpretar e organizar o significado que o meio lhe estabelece, consistem na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos.

São as sensações estabelecidas por meio dos processos cognitivos que nos dão a impressão, que nos permite interpretar e dar sentido simultaneamente, empregar valor a um determinado lugar, podemos dizer que o processo cognitivo é a forma na qual o cérebro percebe e aprende todos os tipos de informação captada por meio dos órgãos dos sentidos.

O homem é predominantemente visual, o mundo percebido pelos olhos é mais abstrato que os conhecidos por nós, por meio dos outros sentidos (Tuan, 1983), a visão é a considerada como o órgão dos sentidos de maior relevância, ela nos permite aprimorar a visão do mundo; o tato junta a percepção com a força proporcionando, assim, absolver grande informação sobre o meio em que vivemos isso é possível graças à presença de receptores localizados da camada mais externa da pela, eles são capazes de identificar sensações de prazer e de dor; nossa audição nos permite identificar sons que estão a nossa volta e distingui-los, entre graves e agudos e interpreta-los em uma sequencia de transformações até chegar ao cérebro por meio de receptores; o olfato e o paladar proporciona encontrar sensações já vividas, assim como o cheio de alguma coisa que ficou no passado, lembranças de determinadas gosto que ficou guardado na memória e que é lembrado em determinado momento.

A percepção ocorre de forma individual e estão relacionadas às diferentes personalidades, as idades, as experiências, aos aspectos, socioambientais, á educação e herança, os indivíduos estabelecem relações com os lugares e que estes de alguma forma significam algo para eles.  

A tomada de consciência passa a ser um fator fulminante para que o sujeito possa iniciar seu processo educativo, de educação ambiental o qual está internalizado em cada sujeito por meio da percepção ambiental, a prática da educação ambienta e a percepção do sujeito é estimulada e este passa a receber o que está a sua volta e criar sua própria interpretação sobre o mundo vivido.

A educação ambiental é um instrumento para qual o sujeito estabelecerá a compreensão no processo de formação da consciência, voltada para sua forma de interpretar relações estabelecidas com o meio ambiente, adota o compromisso de se gerar reflexões sobre o sistema social vigorante que determina as situações e proporciona aos sujeitos condições para o exercício da cidadania, dessa forma a educação ambiental deve ser uma prática educativa que busque autonomia do sujeito, diferentes ao ambiente no qual se encontra, devemos aumentar a visão e reconhecer o meio ambiente como espaço de Inter – relações entre a sociedade e a natureza.

PROJETO INTERDISCIPLINAR

APRESENTAÇÃO:

  • Tema: Os cinco sentidos de uma gostosa brincadeira.
  • Duração: três meses.
  • Problematização: Como fazer para que a criança identifique seus órgãos dos sentidos e sua importância?  

JUSTIFICATIVA:

Nessa faixa de idade a criança usa sua imaginação, assim elas podem usar os órgãos dos sentidos para aguçar o imaginário e com isso também aprende a reconhecer as coisas e pessoas que as cercam, a leitura dessa maneira vira um gostoso convite para uma brincadeira. Por serem as faixas de idade menores, as com mais dificuldades de adaptação é necessário todo um trabalho, que leve a criança perceber o real significado de estar na escola, de fazer novas amizades descobrir os diferentes espaços da área escolar, vivenciando neles um convívio com crianças que tem alguma deficiência. Aproveitando esse momento de concentração das crianças para mostrar que podem ser ouvintes e que podem conhecer a importância de todos os sentidos, incentivar esse auto conhecimento a atividade lúdica na educação infantil vai auxiliar o conhecimento e vai dar suporte para o desenvolvimento do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com